sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

GREVE – PM em estado de ebulição

Até aqui minimizada - seja pelo governo Simão Jatene, seja pelos porta-vozes dos policiais militares -, a possibilidade de greve na PM, a Polícia Militar do Pará, foi enfim escancarada nesta quinta-feira, 13, na esteira de uma reunião realizada a porta fechadas, com a participação de cerca de 400 PMs, segundo as estimativas da TV Liberal. A pauta de reivindicações dos PMs inclui reajuste salarial e melhores condições de trabalho. De concreto, sabe-se que está prevista uma assembléia geral dos policiais militares para a próxima quarta-feira, 18, na qual os PMs deverão decidir sobre a greve, a ser deflagrada, se assim ficar definido, na quinta-feira, 19. Mas uma versão vazada pelo Palácio dos Despachos fala também de uma rodada de negociação dos prepostos do governo estadual com os dirigentes das associações dos policiais militares.
O noticiário da TV Liberal sobre a possibilidade de paralisação dos PMs evidencia que as partes em litígio, a despeito das ameaças mútuas, têm o cuidado de não fechar as portas para as negociações. Francisco Xavier, da Associação de Cabos e Sargentos, sugeriu, em suas declarações, que a greve seria uma questão de calendário. Já o promotor de Justiça Armando Brasil, do Ministério Público Militar, enfatizou que a legislação tipifica paralisação de PMs como crime de motim, prevendo penas de quatro a oito anos de prisão para os grevistas, acrescidas em um terço para os líderes do movimento.
Seja como for, fica evidente também que dessa vez o governo não mais poderá empurrar com a barriga o sucateamento da corporação, como da própria segurança pública, tal qual ocorreu nos 12 anos de sucessivas administrações do PSDB, de 1995 a 2006, período que corresponde aos dois mandatos do ex-governador Almir Gabriel, hoje no PTB, e ao primeiro mandato do atual governador, Simão Jatene. Agora, aparentemente, privilegiar a oficialidade da PM não será suficiente para represar a insatisfação dos baixos escalões da Polícia Militar, historicamente tratados como párias pelos oficiais da corporação, tradicionais beneficiários das benesses do poder.

33 comentários :

Anônimo disse...

Barata;

A polícia militar como um todo já é uma privilegiada em relação aos demais servidores civis deste estado - e isto ocorreu exatamente no governo do Almir Cara-de-Rato; daí os servidores recorrerem à justiça para conquistar a isonomia de 22,45% de desvantagem em relação aos militares e policiais civis.

Se houver greve e o Jatene aquiescer novamente, a desvantagem será ampliada ainda mais. Jatene passa para a história do Pará como o governador que privilegiou militares, feito compatível aos tiranetes de províncias que se valem da força militar para sufocar legítimas aspirações dos servidores civis.

É uma vergonha! Os servidores civis deveriam entrar em greve geral no mesmo dia que a PM fizesse a greve dela. O estado todo deveria parar se as pessoas tivessem um pingo de dignidade e vergonha na cara.

Primeiro o governador pague a dívida com os servidores civis, já sentenciada pela justiça, depois estude melhorias salariais para a polícia militar.

Anônimo disse...

SEGUNDO INFORMAÇÕES ALÉM DOS SALÁRIOS, OS PMs. QUEREM A EXONERAÇÃO DO SECRETÁRIO DA SEGURANÇA.

Movimento Pró-conquistas disse...

MPC-Movimento pró-conquistas disse...

A propósito do seu comentário gostaríamos de dizer o que segue:
1º-O movimento é uma realidade e está em quarentena.
2º-Queremos aprofundar mais a pauta incluindo a saída desse tosco secretário de segurança que se especializou em plantar factóides e semear discórdia na área;
3º-Queremos a implementação real do conjunto de regulações legais que nos favorecem e um PLANO DE SEGURANÇA PÙBLICA para o Estado do Pará que não existe. O secretário é agente só de produzir fofocas

MOVIMENTO PRÓ-CONQUISTAS

Anônimo disse...

Delegados e o voto de cabresto
Circula no meio policial que a cúpula da polícia civil esta arregimentando os Delegados DAS ou em Estágio Probatório a votarem na chapa oficial para a direção da Adepol/Pa.

Anônimo disse...

Voto de cabresto numa época dessas. Não acredito que pessoas formadas em direito tenham a incapacidade de se libertar do opressor DAS ou de ameaças inconsistentes. Mas parece q o voto é SECRETO.

Anônimo disse...

Primeiramente devemos nos unir e não abaixar as orelhas quando vem um promotor não sei da onde dizendo que o PM envolvido no movimento paredista vai ser preso,estamos no século das revoluções.
Vamos a luta,e gritar agora ou sofrer calado até a reserva remunerada.

Anônimo disse...

Já estou farto dessa história de querer intimidar os PM's PRO-CONQUISTA,vamos levantar essa bandeira e parar as atividades mesmo,já se esgotaram a paciência dos praças,não há vitória sem sacrificio.

Anônimo disse...

Ao anônimo, 13 de janeiro de 2012 06:56. Qualquer reinvidicação por melhorias saláriais é digna, independente de Civil e Militar, se queres reinvicar não privilegie sua classe, os PM`s, são usados pelo governo para impor suas decisões arbitrárias e enganar a população passando a sensação de segurança,mas na verdade somos enganados constantemente o que você se refere, foi uma conquista de anos de luta pois ganhavamos a 8 anos atrás um soldo abaixo do salário mínimo, ou seja o PM era o funcionário público mais mal pago do Estádo, não me venha falar de privilégios antes de vestir essa farda e saber a realidade sofrida de um PM, tu irias mudar de opinião na hora. Paralisação geral da PMPA.dia 19/01/2012.

Anônimo disse...

Desde o inicio do governo que todos sabem que o secretario de seguranca do estado e fraquissimo. E esta mais perdido do cego em tiroteio. Belem a 10 cidade mais violenta do mundo, isso e fato e todos sabem, so o secretario e seus numeros mentirosos nao mostram, e olha que a ong nao esta levando em consideracao as inumeras chacinas que ja ocorreram no ano de 2011, logo, logo, Belem ira superar Juarez, do Mexico.

Anônimo disse...

Cuidado, voces vão sentar naquela cadeira humilhante da justiça militar

Anônimo disse...

Meus amigos do jeito que a coisa vai, é capaz de ocorrer até prisão de PMs. esse secretário ainda não disse pra que veio, nossa segurança tá uma lastima. é Jatene abre teu olho, a crise tá batendo a porta do teu governo.

Anônimo disse...

O PELEGUISMO DO NOVO MILÊNIO

Controlar a atuação dos sindicatos e das associações representativas de classe sempre foi interesse de qualquer Governo. Afinal, ter na mão os sindicalistas que deveriam, em tese, representar os interesses dos associados, é um importante poder de barganha, que comumente é utilizado para oprimir e dividir aqueles que mais necessitam do cumprimento dos seus direitos.
Assim como no tempo de Getúlio, onde os pelegos buscavam contornar as dificuldades impostas pelos sindicalizados aos planos do governo, no tempo de Jatene, os novo-velhos pelegos, da era da informação, utilizam-se dos mesmos artífices para fomentar a discórdia e a ganância desenfreada.
A chapa União e Luta, democraticamente constituída, se eleita for, terá a missão de defender os interesses da classe, tão desrespeitada ao longo de décadas, como bode expiatório social, principalmente em razão do período ditatorial, os Delegados foram e, ainda o são, execrados e massacrados.
Não há dúvidas, somos conscientes das nossas deficiências e que a carreira tem muito a avançar, principalmente na busca de uma sociedade mais justa. Acontece que com os meios e as condutas que hoje estão em uso, e isso não diz respeito exclusivamente ao Estado do Pará, mas aqui os contrastes são acentuados, a atuação repressiva da Polícia Judiciária e, por conseguinte, dos seus chefes, os Delegados de Polícia, está direcionada aos nichos mais necessitados da população. Aqueles que não contam com os serviços do Estado: saúde, educação e segurança.
Para que possamos implementar uma Polícia Judiciária de Estado, e não de Governo como hoje está colocada, temos que fortalecer as entidades representativas de classe, sentar na mesa de negociação, trabalhar politicamente e principalmente, defender incondicionalmente os interesses daqueles que contribuem com a vida associativa e esperam que seus direitos sejam bem representados.
Toda e qualquer ação que não caminhe nessa direção, está eivada de vícios, e acaba conduzindo a vida do sindicato, da associação, aos interesses políticos do Governo, que hoje está no poder, mas que daqui a algum tempo não estará mais. O poder é efêmero, talvez piegas, mas inegavelmente sábio.
Talvez essa contradição, associações representativas em inegável luta, tenha motivado os representantes do Estado, a sair da sua posição democrática, para começar uma luta desenfreada com a finalidade de influenciar nas eleições da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Pará (ADEPOL/PA).

Anônimo disse...

Dia 20 de janeiro aproxima-se. Pode ser considerado o dia “D” da classe dos Delegados. Será o dia a não ser esquecido. A eleição que decidirá os rumos da categoria nos próximos dois anos.
A chapa União e Luta espera que o processo transcorra democraticamente, e que os Delegados, todos, sem qualquer exceção, possam decidir de acordo com as suas consciências, livres de qualquer ingerência externa, como por exemplo, o afamado DAS, ou de qualquer outra conduta coercitiva imposta.
Essa liberdade é extremamente importante para que tenhamos um resultado que demonstre claramente o interesse da maioria, mas que também reflita a maturidade da classe, essa, que sofrida, vive a discutir, mendigar e nunca conseguir conquistar seus direitos.
Outra questão, diz respeito a luta das demais associações que representam não só os servidores da área de segurança, mas também dos servidores da justiça, do Ministério Público, da área de saúde, da educação etc.
A chapa União e Luta sempre apoiará qualquer reivindicação salarial proveniente de qualquer entidade de classe. O que não tolerará é a manipulação política de associações ou sindicatos, de maneira ardilosa, com a única finalidade de desconstituir negociações que envolvam nossa categoria.
O que vimos no dia de hoje (14/01), quando abrimos o jornal “O Liberal”, foi verdadeira farsa, que acaba desdenhando o trabalho realizado pelas associações representativas no ano de 2011.
Surpreende os argumentos apresentados pelo representante do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil sobre dois aspectos. O primeiro, diz respeito ao permanente estado de greve; novidade, que nos parece, não chegou ao conhecimento dos companheiros da Polícia Civil, haja vista os rumores que são divulgados nos corredores das Delegacias, que contradizem tal informação, inclusive indo no sentido contrário, já que muitos colegas não se sentem representados pelos seus sindicalistas. O segundo, a crítica à mobilização dos Delegados de Polícia. Tal fundamento vai de encontro a tudo que dispusemos sobre representação sindical, ou seja, um representante que se surpreende com a conduta ativa frente ao governo. Qual o interesse?
Ao contrário, nós da chapa União e Luta, não dependemos de favores do Governo e nos sentimos honrados em discutir, debater, contradizer, negociar, junto ao Governo nossos interesses e apoiarmos toda ação conduzida pelas demais classes trabalhadoras que compõem o núcleo de servidores públicos que, contra todas as dificuldades, prestam serviços públicos aos cidadãos paraenses.

Anônimo disse...

Sabe de quem tem que ser cobrado é do PMDB, dos programas policiais deste canal que no começo idolatrou a segurança publica sempre dizendo que a partir da troca do governo tudo iria melhorar. Este Ronaldo Porto e o outro nome JC que devem responder não querendo justificar e falar besteira de que a culpa e deste ou daquele, estes jornais devem aprender que deveriam estar a disposição do povo e não ao lado de partidos politicos.

Anônimo disse...

Barata, faltou vc lembrar dos quatro anos que nosso Estado ficou num "Buraco Negro" com o "govêrno" do PT e que a PM ficou esfacelada e a população pior ainda na insegurança.

Anônimo disse...

Ao Tucano das 13:44
Seus piores pesadelos são os numeros, esses não escolhem partido, não podem ser manipulados, não mentem. Foi no governo passado que a PM mais avançou, foram feitos os primeiros concursos públicos em 14 anos, com aumento real de contingente, tambem foram substituidos os equipamentos dos policiais, totalmente sucateados, onde ate os coletes, em numero de 1 para cada seis policias e apenas trees balas por revolver, todos tambem muito velhos, novas armas, 300 novas viaturas, quando no seu governo tinha deixado uma montanha de sucata, os salarios foram, pela primeira vez em doze anos, aumentados bem acima da inflação, enfim, a propaganda enganosa de vcs só serve pra Liberal e Diario, pra divulgar a verdade não serve, vcs nao sabem fazer isso!!

Anônimo disse...

15:15, é verdade.O ironico é que foi mesmo assim.Nao melhorou, so ficou menos ruim.Também, o governo passado encontrou 12 anos de atraso na policia, ne? maIS IRNONICO AINDA É QUE NAO VOTARIA NOVAMENTE EM ANA JULIA.Se ela tivesse sido menos traira com quem era fiel a ela, teria sido diferente.A pessoa mais honesta que estava ao lado dela no inicio, ela virou as costas.deu no que deu.Levará essa fama ate o fim.Foi confiar em quem nao devia, mas claro, nao é inocente.è burra MESMO.
Mas que ela encontrou a policia no limbo, encontrou.Os números nao mentem.Encarar a verdade é melhor, ajuda a tentar fazer emlhor.Por que o Jaz...tene nao tenta?

Anônimo disse...

o secretario ta sem mostrar a que veio porque nao tem autonomia. Ideias boas ele tem, mas colocar em prática...

MPC-Movimento pró-conquistas disse...

O secretário é um sujeito obtuso e inoperante. Difícil diminuir a violência com quem trabalho no empirismo e no senso comum. O pior é que o sujeito, Barata, é daqueles que usa o método sorrateiro: puxar o tapete,dá cama de gato,plantar factóide na mídia, falar mal dos outros pro governador.É um digno espião da pensão da cotinha.Temos informações bombásticas sobre a saída do íntegro coronel Mário Solano.A primeira vítima desse medíocre secretário.

Policial Invocado disse...

Qualquer negociação tem que passar pela saída do secretário Luiz Fernandes. Esse é o mala da segurança pública

MPC-Movimento pró-conquistas disse...

Falas miúdas dão conta de que o secretário Luiz Fernandes (cara de papagaio velho) quer também a queda do Comandante do Corpo de Bombeiros : o Coronel Donato que se cuide! O homem é sutil e malvado.Ele está mancomunado com o pior caráter da corporação, o ex-coronel Freitas(cognominado Patarrão), responsável por toda divulgação maldosa a respeito da tropa segundo os bombeiros.Mas se isso acontecer ele também não vai durar muito.

Anônimo disse...

Ao das 08:31. Falta autonomia? O cara é o maior concentrador de poder...vai cair em razão da sua incapacidade de mediar, ao contrário, só faz instigar. Tudo farinha do mesmo saco: Jatene e seu secretariado.

Anônimo disse...

Ei anônimo das 11;36. Tu és dedo duro ou borra calças?? Ninguém é obrigado a seguir comandos iníquos (É uma jurisprudência de Nuremberg seu alienado)

Anônimo disse...

Esse negócio de dizer que não melhorou nada no governo passado é continuar insistindo na tese cínica eleitoreira de bater em uns e livrar outros da peia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

11:37, não é á toa que está do jeito que está.Falta preparo, reciclagem e novas mentes pensantes na policia.Os resquicios da ditadura militar na formação desse pessoal ta na hora de acabar.Por que o policia federal é tao preparada a ponto de ter seu manual como referencia para a policia a sclotand yard, e a PC e PM ficam jogados ao limbo? isso tem que acabar? aí tem esses que ficam ameaçando com essa balela.
Foi-se o tempo, "camarada"!

Capitão Zero disse...

Eu acho que vcs precisam ter paciência e sabedoria pessoal.Cuidado com os que metem corda e depois se afastam.A obrigação de quem é dirigente não é colocar lenha na fogueira, mas instruir a tropa na direção mais razoável.Será que estão esgotadas todas as formas de negociação?? Quanto ao secretário, concordo, precisamos urgentemente de outro secretário não pelas coisas que estão sendo ditas aqui. Mas porque esse cargo exige preparação técnico-científicae credibilidade. Não pode ser ocupado só por critérios da politicagem.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 8:29
Nao estamos discutindo quem traiu quem, afinal se esse for o caso, o Jatene traiu o Almir, que foi quem levantou ele de um professor mediocre e transformou o preguiça em Governador, o que estamos discutindo é a melhora da Policia, se ficou menos pior, na sua opnião, que seja, afinal não dá pra corrigir doze anos de desgraça com apenas quatro, mas que a Ana Julia fez mais pela PM em quatro anos que todos os Governos Tucanos, isso ela fez. Agora mais tres anos, pelo menos, de desvalorização dos soldados, de achatamento salarial, de uso da corporação para falcatruas e desvio de dinheiro público, de desmantelo de material dos soldados, enfim, o bando esta de volta, eles estão com sede, eles vão arrebentar esse Estado novamente, isso é certo!!
POINT

Anônimo disse...

Barata,
É muito justa, essa reinvindicação dos Policiais Militares, principalmente, a saida do atual Secretario de Insegurança Pública, Luis DAS Fernandes.
Junior Carlos

MPC disse...

O problema aqui não é Ana Júlia e Jatene.Sinceramente, perto das administrações do Almir, Jáder e Edmilson, esses dois são verdadeiras catástrofes.Duas experiências lastimáveis em termos de gestão.Uma era néscia e manipulada e o outro pior: arrogante, vaidoso e inseguro.Não tem plano para o estado do Pará a não ser entregá-lo para a rapinagem.É a raposa tomando conta do galinheiro. Quem era o secretário de segurança do Almir? Paulo Sette Câmara. Quem era o secretário de segurança do Jáder? Arnaldo Moraes Filho.Compara com o Luizinho cara de papagaio velho.É cruel!

Policial Invocado disse...

Não é bem assim.Corre em sigilo que o governador não está satisfeito com o Luiz fernandes cara de papagaio velho

Anônimo disse...

Com polícia ou sem polícia, é a mesma coisa. O Pará tá dominado. O cidadão é roubado e assassinado nas ruas por ladrões e grupos de extermínios da PM, roubados pelo executivo e legislativo, injustiçado e massacrado pelo judiciário e ministério público, e enganado pelos tribunais da corrupção estadual e municipal.

Anônimo disse...

caro barata postei uma denuncia muito seria a vc, que trata do pioneiro, coronel osmar, milene etc..., leia com atenção, verifique os pagamentos das empresas junto ao detran, veja que é chiquinho , apure estas tramoias que estão ocorrendo na alepa para a nova construção da sede do legislativo, há interesses grandiosos e gente poderosa envolvida, até o simão preguiça. Fique atento, sei que vc não ira me desapontar, houveram inumeras obras na PM subornadas, e superfaturadas, com empresas envolvidas no escandalo da alepa.... a sociedade tem de saber e correr, pois o desviu será bem maior em pouco tempo acredite.