sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PM – A bomba-relógio de Simão Preguiça

Após mais de 10 horas de reunião no CIG, o Centro Integrado de Governo, período durante o qual permaneceu suspenso o tráfego de veículos na avenida Nazaré, no perímetro entre a avenida Generalíssimo Deodoro e a travessa Quintino Bocaiúva, foi arquivada a greve dos policiais militares e bombeiros. A categoria acatou a contra-proposta do desgoverno de Simão Jatene, o Simão Preguiça, que concedeu reajustes salariais que variam de 18% a 26%.
Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas agora fatalmente emerge a pergunta que não quer calar: e os servidores civis, como ficam?
Esta é a bomba-relógio que inevitavelmente passa a ameaçar a frágil estabilidade da administração do governador tucano Simão Jatene. E não há cara de paisagem capaz de poupá-lo desse dissabor anunciado.

36 comentários :

Anônimo disse...

Quando é com a PM o governo trata logo de botar panos quentes. Quando são outras categorias, principalmente os professores, manda baixar o pau e a PM obedece. Acho justíssimo as reivindicações, afinal de contas, a oficialidade sempre ganhou muito bem obrigada, equanto os soldados que correm pelos becos juntando bandidos de rua, arricam a vida por uma merreca de vencimento.

Anônimo disse...

sao dois pesos e duas medidas.Aos professoeres, estes mesmos pms foram chamados, afinal é o paple deles. A demonstração de força ontem foi assustadora do ponto de vista das ameaças veladas, nos gestos subliminares como do homeme apontando uma metralhadora para cima em frente ao prediodo centro integrado.Sirem em buzinaço pela cidade e mesmo na frente de hospitais eles nao fizeram o silencio obrigatorio. O que assuta é isso.Os professores, ao término de tudo, voltaram para suas escolas alagadas pela chuva, caindo aos pedaços, sem um único policial para garantir sua integridade. O assusta é que para alguns policias esse aumento é quase nada comparado ao abandono de muitos anos.

Anônimo disse...

Ontem, por volta de 20 horas, em frente ao supermercado Lider da BR 316, um ônibus coletivo linha Benevides-Murinim, foi parado por um pm, que aos gritos, obrigava TODOS OS trabalhadores e estudantes da UFPA a jogarem no chao seus pertences.Muitos jogaram mas uma trabalhadora(diarista) negou-se a obedecer a ordem.Foi ameaçada de prisão.Ela, corajosamente nao se intimidou e diante de muitas testemunhas, o policial recuou.Essa lacuna de comportamento não há aumento que preencha! falta muito mais que melhores salarios para estes homens. Qualquer pessoa sabe que existe procedimento padrão para as abordagens dentro de um ônibus para verificar se existe algum suspeito. por que nao fazem o certo? "TODOS OS CIDADÃO TEM O DIREITO DE, NO CASO DE UMA ABORDAGEM:
"Saber a identificação do policial;
- Ser revistado APENAS por policiais do mesmo sexo que você;
- Acompanhar a revista de seu carro e pedir que uma pessoa que não seja
policial a testemunhe;
- Ser preso apenas por ordem do juiz ou em flagrante;
- Em caso de prisão: não falar nada além de sua identificação, e de avisar
sua família e seu advogado;
- Não ser algemado se não estiver sendo violento ou tentando fugir da
abordagem.
Realmente, é dificil? pedir para ver a documentação de todos é uma copisa, mandar todo mundo jogar as bolsas no chao é outra!Dá pra confiar?
A diarista disse poucas e boas para o Pm.Ele foi embora sem nada fazer, pois claro, sabia que sua abordagem foi arbitraria! Quer dizer, ele mesmo prejudicou a operaçao! A corregedoria deverá ser acionada? quem vAI? quem confia? espero que isso seja investigado.depiis querem que a população apoie.

Anônimo disse...

reforçando: o policial nao estva sozinho, eram pelo menos uns oito policiais, quatro dentro do`ônibus e quatro ficaram do lado de fora.Um militar á paisana, pediu calma ao brutamontes que comandava a blitz.Talvez isso tenha evitado coisa pior.Como se vê, nem todos fazem parte da "facção do medo" que existe na policia militar.

Anônimo disse...

Greve geral dos servidores civis, é a única solução.

Anônimo disse...

Se o servidor público fizesse greve geral as coisas mudavam.

Anônimo disse...

O funcionalismo público civil também tem que radicalizar, caso contrário, mas uma vez ficará a mingua. Será que a saúde pública, a educação, etc, tem menor importância para a população que a PM.

Anônimo disse...

Parabéns aos PM.Falta agora o dos servidores estaduais civis.Enão adianta vir com conversa de falta de recurso.Na SESPA foi abortada licitação de refeições para 2012 em valores absurdamente altos porque foi divulgada em blog.Saúde e educação são serviços públicos essenciais e tambem merecem tratamento diferenciado.Diminua o nº de assessores da Casa Civil e DASS que já economiza para pagar quem realmente trabalha.Governe para o povo ,governador e não para seus amigos.

Anônimo disse...

Se houvesse greve geral 20 de janeiro de 2012 13:39, os PMS vinham para dar porrada nos trabalhadores!

Anônimo disse...

Na próxima greve dos servidores públicos civis os movimentos grevistas tem que ir pra cima desses PMS truculentos que costumam bater com cassetete nos trabalhadores grevistas.

Anônimo disse...

As escolas públicas no Pará estão sucateadas, mas o que esperar desse secretário de educação do Jatene.

Vamos rejeitar o nome de Jatene caso este venha para a reeleição e/ou o nome de quem ele indique para Governo.

Está uma bagunça geral no Estado! Me enganei votando no Jatene, mas o que fazer das opções era o menos pior!!!

Temos eleições esse ano vamos renovar geral!!!!

Anônimo disse...

Isso mesmo anônimo,Jatene e sua turma esfomeada por verbas e poder nunca mais.E não adianta o Jordy se encastelar na SESPA com Hélio Franco porque vai ter a anti- campanha dos servidores.

Anônimo disse...

Escolas públicas sucateadas ,saúde pública um caos, governo acerta com a tropa só sob pressão.Parece até praga dos petistas, mas a verdade é que trocamos seis por meia duzia.

Anônimo disse...

Ensino sucateado,diretores mediocres,nepotismo em ampla ascensão,familias inteiras no poder como na Fundação Carlos Gomes,salário de professor indecente,é isso que faz o Simão Prequiça.E ainda falavam mal do governo anterior,KKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

E ainda tem a cara de lata em colocar no portal da Agência Estado que 51% dos alunos aprovados na UFPA e UEPA são oriundos da rede pública. Tá, então mostra pra ver se a maioria não é do Rego Barros e do NPI. As cotas são maravilhosas para os alunos dessas duas escolas que têm o melhor ensino do estado. Até dentro das cotas há discriminação e isso é em todo o país. Os alunos onde há escolas militares, como em Manaus e Rio, por exemplo,se dão super bem. Os pobrezinhos que estudam nas escolas sucateadas se ferram.

Anônimo disse...

E o desgoverno da Ana que quase acabou com tudo não deu sequer coisa nenhuma de aumento considerável, e que eu saiba os funcionários públicos estão muito satisfeitos com o atual Governo, que diga-se de passagem consegue administrar muito bem essa bomba relógio fabricada nos últimos quatro anos.

Anônimo disse...

O Simão Preguiça, e o Secretario da Insegurança Pública, Luis DAS Fernandes, pela terceira vez, foram derrotados, na eleição, para a Direção da associação dos Delegados de Policia Civil(ADEPOL), realizada no dia deontem, apesar de terem pago com dinheiro Público(A Denuncia, será enviada ao MP), aeronave, para que Delegados do Interior, comparecessem a Belem, para votar e colocado os diretores da DPI, DPM e DPE, alem do incompetente Delegado Geral, na frente da Sede da ADEPOL, durante a votação. Isso, mais uma vez, demonsra o despretigio do Secretario da Insegurança Pública,junto aos Delegados.

João Costa

Anônimo disse...

O governo do Simão Lorota é tão fraco e destituído de pessoas com competência, que até o momento não conseguiu convencer alguém a assumir o cargo de Secretario de Segurança tendo em vista que a muito tempo quer se livrar do Luis Delta Fernandes em razão de sua total incompetencia e falta de habilidade para tratar com seus subordinados e com a população em geral. O erro por parte do Governador na escolha deste cidadão para o referido cargo, fará com que o Simão Preguiça venha pagar um preço elevado(VOTOS) no final de seu malfadado e pífio governo.

Anônimo disse...

O papo que já rola na sespa é que o governador vai dar aumento de apenas 4% aos servidores da saúde...
até quando vamos ficar parados esperando?

Anônimo disse...

Essa dos Delegados parece coisa de livro de história da República Velha. O Coronel pega os jagunços e bota para cima do povo, que no caso moderno são os Delegados dos novos concursos. Não satisfeito com a intimidação, oferece favores como forma de convencer o voto para a CHAPA DO GOVERNO. Gostaria de saber se irão sacar diárias para esse pessoal, com a justificativa que vieram para uma reunião. Apurem-se os fatos e vamos ver até onde a mentira chega. SIMÃO PREGUIÇA E LUIS DAS, uma dupla infalível, vão terminar de afundar este Estado. Depois da ANA JUDAS E DO GERALDO APAGADO.

Anônimo disse...

Como os servidores públicos civis irão radicalizar e fazer greve geral com um sidicato pelego e lerdo como o SEPUB?

Anônimo disse...

O que a ana julia fez pela PM foi conceder o vale "tempero" alimentação, mudar a cor do fardamento, só repor a perda inflacionária nos soldos, contratar veículos pálio lentos e sem ar condicionado, através da "parceira" DELTA. O concurso público e valorização ficou para o jatene, que em oito anos também deixou os praças de castigo. Quem se deu bem nesses governos foram os oficiais com sobrenome, afilhados dos poderosos e que vivem acochados nos tribunais. ALEPA e MP.

Anônimo disse...

Anônimos temos que quebrar as pernas desses fisiologistas e demagogos conseguindo que um parlamentar apresente emenda a CF autorizando somente cargos comissionados a servidor concursado. E o CNMP edite uma resolução obrigando os Procuradores do Trabalho a ingressarem com ações competentes obrigando Prefeitos e Governadores a realizarem concurso público, ou seja, fiscalizar contratações ilegais.

Anônimo disse...

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIÃO

Portaria PRT 16ª Região nº 329/2011 de 03 de outubro de 2011.
Trata-se de representação encaminhada pela douta Vara do Trabalho de
Barreirinhas contra o MUNICÍPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS, dando notícia da contratação de servidor público em descumprimento do artigo 37, caput, II e IX da Constituição Federal de 1988, o qual determina a necessidade de prévia aprovação
em concurso público para admissão de pessoal pela Administração Pública.
CONSIDERANDO indícios de que o MUNICÍPIO DE HUMBERTO DE
CAMPOS está efetuando a contratação irregular de servidores públicos, burlando a exigência constitucional de concurso público;
CONSIDERANDO que, nos termos do art. 127 e seguintes da Constituição Federal, constitui atribuição do Ministério Público do Trabalho, a defesa da ordem
jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis;
CONSIDERANDO que o artigo 37, II da Constituição Federal estabelece
que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, ressalvadas apenas as nomeações para cargo em comissão
declarado em lei de livre nomeação e exoneração, que se destinam apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento na forma do inciso V do mesmo artigo;
CONSIDERANDO que a mencionada norma constitucional está em vigor desde 05 de outubro de 1988 e ainda hoje continua a ser violada freqüentemente;
CONSIDERANDO que o parágrafo segundo do art. 37 da Constituição
Federal dispõe que a não observância do disposto em seu inciso II implicará a
nulidade do ato e a punição da autoridade responsável por improbidade administrativa;
CONSIDERANDO que os fatos narrados importam em violação aos
princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, insculpidos nos dispositivos da Constituição Federal,
CONSIDERANDO a necessidade urgente de coibir as contratações
irregulares firmadas pela Administração Pública, com o fim de assegurar a todos a igualdade de oportunidades na busca por um cargo ou emprego público;
CONSIDERANDO que é função institucional do Ministério Público do Trabalho a defesa dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos afetos à área trabalhista;

Anônimo disse...

A SESPA precisa de gestor competente e não desse tipo do Hélio Franco, fraco,omisso e enrrolador.Porque manter um secretário que nem entre os seus colegas tem prestigio? No PPS tem gente superior e com experiência na gestão pública.

Anônimo disse...

Continua

RESOLVO instaurar INQUÉRITO CIVIL para a apuração das irregularidades retratadas, determinando à CODIN:
1. A autuação da presente Representação como Inquérito Civil,
e o registro respectivo, fazendo constar como inquirido o
MUNICÍPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS;
2. A notificação do Inquirido para comparecer à audiência ora
designada para 21/10/2011, às 11:00 hs, cujo objetivo é a
assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta para regularizar a contratação de servidores públicos, informando ao Inquirido a necessidade de se fazer representar pelo prefeito ou por procurador do município regularmente admitido
para o cargo, com poderes expressos para assinar o termo de
ajuste;
3. A Notificação do Inquirido para apresentar, em audiência, os
seguintes documentos:
a) Relação de todos os servidores públicos do município, indicando a data de sua admissão e regime jurídico ao qual está submetido e a forma de contratação
(concursado ou não);
b) Cópia da Lei que institui o regime jurídico administrativo,
se houver;
c) Relação dos concursos públicos realizados pelo Município
após a promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, bem como da relação dos candidatos
aprovados;
d) Cópias dos contratos ou convênios firmados com cooperativas para a prestação de serviços ao Município;
4. Oficiar ao Ministério Público estadual, através da Promotoria
local, informando a instauração do presente procedimento, solicitando manifestação quanto ao seu interesse em atuar conjuntamente para a solução do problema, requerendo também o encaminhamento de notícias e/ou informações
referentes à contratação irregular, esclarecendo, inclusive, a
existência de ação judicial ou de termo de ajuste de conduta firmado com o Município quanto à contratação de servidor público na forma da Constituição Federal.
5. A designação do servidor CAMILO FERNANDES LEITE para secretariar os trabalhos do inquérito;
6. A afixação da Portaria em quadro de aviso acessível ao público, bem como sua publicação no DJU ou em meio eletrônico, nos termos do art. 4º, VI, da Resolução n° 69/2007,
do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho - CSMPT.
São Luís, 03 de outubro de 2011.
VIRGINIA DE AZEVEDO NEVES SALDANHA
Procurador (a) do Trabalho

http://www.prt16.mpt.gov.br/anexos/portarias/2011/prt16/portaria-329-2011%20-%20MUNICIPIO%20DE%20HUMBERTO%20DE%20CAMPOS%20-%20CONTRATACAO%20IRREGULAR%20.pdf


O que falta para o MPT no Pará arregaçar as mangas em favor de todos aqueles aprovados em concurso público mas que até agora não foram chamados, em função dos cargos estar sendo utilizado como moeda de troca por políticos.

Deputado Federal Jordy, o Senhor não se diz ficha limpa, então, lanço um desafio: proponha emenda constitucional a CF/88 vedando a contratação de comissionado não concursado e divulgue aqui no Blog do Barata, prove que o sr. é ficha limpa!!!

Anônimo disse...

Bomba relógio é na SESPA ,que há varios meses não repassa recursos para o interior e ainda retirou equipamentos de hospitais públicos de Breves e Cametá para colocar no Divina Providencia de Marituba, que é privado.PIOR É QUE jATENE APROVA.

Anônimo disse...

01:06, NINGUÉM aqui está defendendo Ana ou Jatene, somos concursados e não dependemos de FAVORES e DAS de governo algum, entendeste? Tu deves ser comissionado ou DAS desse desgoverno. Vai te catar e reza para que Lorota, que agora pesca no Caribe, faça concursos públicos para que tu possas passar em algum. Vaza!

Anônimo disse...

esse blog é uma palhacada que so fala fatos inveridicos, se realmente fosse um blog transparente e verdadeiro essas denuncias seriam investigadas e provadas de maneira clara e com fatos comprovatorios.

Anônimo disse...

Esses DASS que ficam defendendo seu ganha-pão no blog deviam é estudar para concurso público,vão ficando nessa de favor e perdem oportunidades futuras no mercado de trabalho.Vocês são a massa de manobra desses políticos exploradores e sujam seus curriculos no caminho.

Anônimo disse...

Seria fácil descobrir quantos DASS estão ocupados por não concursados ou estáveis,bastaria o Ministério Público solicitar à SEAD o listão.Mas essa falta de transparência é conveniente porque iria expor nosso governador, seus secretários e familiares.

Anônimo disse...

DAs's não concursados vão estudar, não adianta vir com ataques, vocês estão errados!

Anônimo disse...

enquanto não fizerem uma mudança na estrutura dessa organização criminosa a pm, acabando com esse monte de oficiais inúteis e prepotentes, socados em gabinetes e órgãos, ganhando salários altíssimos, e transformando todo o dinheiro desses cargos em salários pros praças, a segurança no Pará e no Brasil vai continuar sendo uma porcaria.

Anônimo disse...

O problema todo está na estrutura da PM, prá que esse monte de coronel, ten coronel, major, capitão etc....só vivem socados em órgãos com ar condicionado, ganhando horrores. Acabem com os oficiais e o salário deles, prá aumentar o salário dos praças. Com certeza a segurança vai melhorar cem por cento.

Anônimo disse...

A bmba foi reativada.

Anônimo disse...

Novos rumores de greve correm soltos dentro da da tropa,por conta do aumento salarial concedido apenas aos oficiais.