terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TCM – Emenda inconstitucional

Segundo a legislação, a Assembleia Legislativa é responsável por indicar quatro conselheiros ao TCM, enquanto o governador pode indicar três conselheiros. No entanto, dos três conselheiros indicados pelo governador, um deve, necessariamente, ser procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas dos Municípios e outro deve fazer parte do quadro de auditores do TCM. A outra vaga é de livre nomeação do governador. No caso da vaga assumida por Lavareda, era destinada a um auditor do tribunal, cargo que ele ocupava interinamente, porque originalmente lotado como advogado. Para tornar palatável a tramóia, a então governadora Ana Júlia Carepa (foto) valeu-se da emenda constitucional 40/2007, por ela própria editada, que adicionou ao artigo 307 da Constituição do Pará um parágrafo permitindo que, na falta de auditor ou de membros do Ministério Público Especial junto ao TCM que preenchessem os requisitos constitucionais, o provimento das vagas seria de livre escolha do governador. A emenda foi declarada inconstitucional em 2010 pelo STF, em caráter liminar.
A nomeação de Lavareda, como conselheiro do TCM, é atribuída a um suposto aval de Jarbas Vasconcelos do Carmo, o presidente afastado da OAB/Pará, a Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Pará, afastado do cargo sob a suspeita de patrocinar uma acintosa falcatrua. À revelia do conselho seccional, ele vendeu para um conselheiro da OAB, Robério Abdon D’Oliveira, do qual é amigo íntimo, o terreno doado pela Prefeitura de Altamira para a construção da sede da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil no município. A negociata acabou abortado, em um escândalo que ganhou tinturas grotescas, com a falsificação da assinatura do vice-presidente da OAB/PA, Evaldo Pinto, por ele próprio denunciada. Eleito com o apoio de Ophir Cavalcante Júnior, o Ophirzinho, presidente nacional da OAB, Jarbas Vasconcelos do Carmo e os demais integrantes da diretoria foram afastados, por decisão do conselho federal, em uma intervenção sem precedentes na história da Ordem dos Advogados do Brasil. Jarbas Vasconcelos do Carmo, recorde-se, é militante histórico do PT, ao qual se filiou em 1984. Ele é, ou pelo menos foi, íntimo de Ana Júlia Carepa, além de tradicional doador das campanhas eleitorais da ex-governadora.

6 comentários :

Anônimo disse...

É impreciosante o apoio financeiro do Jarbas às campanhas de politicos. Ele também o foi da campanha de sua cunhada Dep Josefina Carmo (esposa do prefeito Jardel vasconcelos, irmão de Jarbas). Todos são unamines em primar pela HONESTIDADE e MORALIDADE, quando profetizam suas oratórias ao qualquer público. Entretanto a honestidade fica só no discurso. A exemplo, cita-se que os Assessores do Gabinete da Deputado Josefina Carmo (PMDB), nenhum (sem exceção) tem o direito de receber o Ticket alimentação, concedidos a TODOS os servidores da ALEPA, os quais pagos com recursos públicos. A deputada, na tremenda cara de pau, justifica aos seus servidores (que também prestam seus serviços ao municipio de Monte Alegre) que não repassa os vale alimentação, porque estes SÃO DELA POR DIREITO, em total desrespeito as leis e aos bons costumes. Cabe a pergunta: Como a ALEPA presta contas de tal despesas ou será que não presta contas? É a família VASCONCELOS crescendo juntos na ........

Anônimo disse...

ALIÁS, BARATA, COMO FICOU ESSA SITUAÇÃO DA OAB?
NINGUÉM FALA MAIS DO JARBAS E DO OFIRZINHO.
SERÁ QUE CHEGARAM A UM ACORDO DE COMPADRES?
COMO FIZERAM PARA CALAR A IMPRENSA?
LIBERDADE DE IMPRENSA TAMBÉM SERVE PARA ELA FICAR ESCONDENDO OS PODRES?
ONDE ETÁ A LIBERDADE E O DIREITO DE INFORMAÇÃO DA SOCIEDADE?

Anônimo disse...

se fosse so a deputada Josefina...é so investigar mais.Sao poucos os NÃO fazem essadesonestidade.QUE DIREITO tem de confiscarem o val alimentação? o presidente da alepa não tem interesse em mudar isso.Por que?

Anônimo disse...

que decpção deputada Josefina, que decepção!

Anônimo disse...

Essa senhora ação de improbidade esqueçam ela já foi nomeada para ganhar 30.000,00 dizem que os desmandos na administração dela foi causado não por ela, mas sim por aqueles que ela confiava e que estavam a sua volta, bem feito quem manda se cercar de incompetentes!!!

Por falar em incompetência está chegando grande quantidade de ingredientes para a merenda escolar próximo de expirar o prazo de validade? Onde será que está ficando guardada essas mercadorias? Ou será que está sendo gasto milhões em licitações na compra desse material com o prazo para expirar? Quem está se beneficiando? Será que as crianças não estão comendo merenda com produtos vencidos?
Onde andam os Promotores da infância e da juventude que não investigam isso?

Anônimo disse...

você 18 de janeiro de 2012 19:42 os PJ'S adoram reuniões, encontros onde se discute muito,resultado é esse produtos da merenda escolar chegando nas escolas quase na data de vencimentos.