quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

BLOGOSFERA – O TCC de Pedro de Bragança

Em um primeiro momento, pela novidade que representavam os blogs, quebrando a omertà dos barões da comunicação no Pará, sucederam-se os trabalhos fortuitos sobre os blogs, fontes inesgotáveis de denúncias sobre os malfeitos dos poderosos de plantão e seus prepostos. Denúncias que, com um tratamento mais profundo, eram até então feitas, unicamente, pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto, o solitário e destemido editor do Jornal Pessoal, a mais longeva publicação da imprensa alternativa brasileira, há quase 25 anos em circulação. O jornal é de circulação quinzenal e sem anunciantes. Pela edição gráfica do JP responde Luizpê, o Luiz Pinto, irmão de Lúcio Flávio e um dos mais talentosos chargista brasileiro, contra o qual conspira a modéstia e cujo reconhecimento o Pará ainda lhe deve.
Foi sob esse cenário que despontou o primeiro trabalho mais consistente sobre os blogs e seu papel no Pará, na forma do TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso, de Pedro Henrique Paes Loureiro de Bragança (foto), diplomando do curso de Comunicação da Unama, a Universidade da Amazônia. Sob o título “Barata, Perereca e outros ‘bichos’”, ele fez uma análise dos blogs jornalísticos paraenses e os conteúdos participativos. Para tanto ouviu Juvêncio Arruda, o falecido editor do 5ª Emenda, o primeiro blog jornalístico do Pará; a mim, como editor do Blog do Barata, o segundo blog mais antigo do Estado; Ana Célia Pinheiro, a Ana Cascão, do blog A Perereca da Vizinha; e Paulo Bemerguy, do blog Espaço Aberto. O título do TCC de Pedro Henrique Paes Loureiro de Bragança evocou o título do livro “Barata, Passarinho e outros bichos”, do jornalista paraense Odacyl Cattete, lançado em 1989, pela editora Cejup, de Belém, hoje extinta. Cattete inspirou-se claramente no jornalista Sebastião Nery. Mas submisso ao jornalismo bajulativo, com o qual pavimentou sua prosperidade, acabou por produzir uma obra algo inodora, sem a irreverência que condimenta o memorialismo de Sebastião Nery.
Quanto ao TCC de Pedro Henrique Paes Loureiro de Bragança, ficou a impressão de que ele optou pelo atalho da política de boa vizinhança, poupando-se do risco de ferir suscetibilidade. Na contramão do que sugeria o extenso questionário ao qual submeteu seus entrevistados, ele limitou-se a uma análise tecnicista dos blogs referenciados, sem suscitar o debate sobre a linha editorial de cada um deles. Seja como for, cabe-lhe o mérito do pioneirismo, ao se dar conta da importância dos blogs no Pará, na esteira da postura da grande imprensa diante dos inquilinos do poder, em relação aos quais costuma ser servil como uma gueixa, desde que seja satisfatório o tilintar da caixa registradora.

6 comentários :

Pedrox disse...

É uma honra pra mim ter meu trabalho lembrado neste blog. Este meu TCC de jornalismo foi muito importante pra minha vida profissional e me aproximou da realidade de jornalistas que são seu próprios editores e incomodam - no melhor dos sentidos - os detentores do poder.
Sua crítica é muito pertinente e é idêntica a que ouvi da minha examinadora, a jornalista Helena Palmquist. Eu foquei o trabalho no caráter técnico do webjornalismo e da cibercultura a despeito de uma análise mais aprofundada do perfil político e editorial.
Na verdade nem foi tanto pela boa vizinhança e sim por ter demorado demais para definir o tema, o que limitou minhas possibilidades em função do tempo hábil que acabou me restando. Um deslize que pretendo corrigir com o aprofundamento do tema na minha monografia de especialização.
Um grande abraço e continue com seu competente trabalho de jornalista investigativo e provocador, incomodando e muito aqueles que tem teto de vidro!

Anônimo disse...

Jornalista Barata,

A postagem do Pedro mostra que aqui todos tem o direito à ampla defesa e ao contraditório!!!!

Anônimo disse...

Aprofunde, jornalista Pedro, contamos com voce também para contar uma historia diferente do jornalismo atual do estado.

Anônimo disse...

Pô, sangue novo do bom é sempre bem vindo. Você e o Lúcio um dia vão se aposentar e a escola desse jornalismo precisa de herdeiros.

Anônimo disse...

Continue nesse caminho Pedro, pois o seu foi somente o primeiro, e outros trabalhos, com certeza virão! Estaremos no aguardo de seu trabalho de especialização, mais aprofundado.

Anônimo disse...

Barata, quando acesso o teu blog ou outro deste estado, tomar conhecimento, juntamente com mais de dois milhõs, de cada passo dessa quadrilha instalada em todos os órgãos públicos, denunciados pelos anônimos, e faço meu comentário também com denúncias, tu não imaginas o quanto é relaxante e gratificante este espaço. Que Deus continue te iluminando pelo bem que fazes ao sofrido povo paraense. ilumine