quinta-feira, 26 de abril de 2012

IFPA – Edson Ary na mira do MEC e CGU

        Digno e autêntico  representante dos petralhas, o neologismo que identifica os arrivistas petistas, e célebre pela incompetência como gestor, um traço nele potencializado por uma prepotência de contornos patológicos, o reitor do IFPA, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Edson Ary Oliveira Fontes (foto, no centro, entre Tasso Genro e a irmã, Cuca), volta a ficar sob a suspeita de improbidade administrativa. As denúncias nesse sentido justificaram a criação, por determinação expressa do Ministério da Educação, de um grupo de trabalho destinado a apurar, no prazo de 60 dias, as suspeitas de corrupção envolvendo o reitor do IFPA.
        Mas os percalços de Edson Ary Oliveira Fontes não ficam por aí. Fontes do próprio IFPA revelam que o reitor também está na mira da CGU, a Controladoria Geral da União. “Já há na CGU documentos de sobra sobre as irregularidades detectadas”, asseguram as mesmas fontes. A perspectiva de intervenção da CGU no imbróglio aplaca os temores de que o MEC, por injunções políticas, possa tentar minimizar a gravidade das denúncias que deixaram o reitor do IFPA sob suspeita de improbidade administrativa.
        Edson Ary Oliveira Fontes vem a ser irmão de Edilza Oliveira Fontes, a Cuca, professora de carreira da UFPA, a Universidade Federal do Pará, e que é também comadre da ex-governadora petista Ana Júlia Carepa. Cuca foi ainda, até passado recente, amiga pessoal e assessora da mais absoluta confiança de Ana Júlia Carepa, pontificando na administração da comadre até entrar em rota de colisão com Cláudio Puty, um dos luas pretas da ex-governadora. Quando isso ocorreu, Ana Júlia Carepa defenestrou Cuca do governo, com requintes de crueldade. Antes do desfecho traumático da amizade com Cuca, Ana Júlia Carepa, então senadora e posteriormente governadora, foi a avalista política de Edson Ary Oliveira Fontes, na ascensão funcional que o tornou diretor do Cefet Pará, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará, que deu origem ao IFPA, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, do qual ele é reitor. O aval de Ana Júlia Carepa a Edson Ary Oliveira Fontes foi devidamente costurado por Cuca, a irmã do reitor do IFPA.
        No comando do Cefet e hoje do sucedâneo deste, o IFPA, Edson Ary Oliveira Fontes revelou-se um administrador inepto, desprovido de qualquer resquício de pudor ético. Além de patrocinar o nepotismo, que precisou mascarar devido a súmula 13 do STF, o Supremo tribunal Federal. Prepotente e inescrupuloso, o reitor do IFPA, quando ainda diretor do extinto Cefet, mandou erigir uma aprazível suíte, que era em realidade um pequeno bordel. Com a denúncia sobre essa lambança, feita por O Liberal, Edson Ary Oliveira Fontes tratou de desativar seu improvisado prostíbulo. De resto, embora pessoalmente covarde, e possivelmente por isso, ele se revelou também truculento, naturalmente valendo-se de terceiros. A cada eleição disputada, ele costuma arregimentar gangues de desordeiros, caracterizadas como militantes do PT, para intimidar a oposição e inibir a boca de urna dos seus adversários, o que é ilustrativo do seu caráter. Ou mais exatamente da sua falta de caráter.

7 comentários :

Servidor do IFPA disse...

Olá Barata,

As investigações na CGU já estão em nível avançado, tanto que os prepostos, enviados pelo MEC, nem precisaram utilizar os 60 dias para apresentar seu relatório sobre as irregularidades denunciadas ao MEC, eles finalizaram e entregaram aos seus superiores em menos de 6 dias, e já se sabe no Ministério da Educação, que o Relatório está pedindo intervenção no IFPA, e o afastamento do reitor Edson Ary, visto que o mesmo está atrapalhando as investigações e aterrorizando servidores que se dispõem a colaborar com as investigações ou realizar novas denuncias. Denuncias envolvendo recusos do Pronatec, são só as últimas das várias outras irregularidades encontradas no Instituto.

Anônimo disse...

Prof UAB/IFPA
Servidora do IFPA....
Não somente as verbas do Pronatec não.....corre a lingua solta que os professoras da UAB não recebem por que teve desvio dos recursos.
E afinal de contas....porque a Edilza n
não divulga isso no blog dela hein?
Estranho....já que fala tanto em moralidade.

Anônimo disse...

Amigo Barata
Sou aluno da modalidade EAD da IFPA curso de Licenciatura Plena em Geografia tomando conhecimento através deste blog posso dizer que por isso que sofremos com a falta de aulas, material didático etc. pois os recursos liberados não são aplicados de forma correta.

Anônimo disse...

Esse Edson Ary age como se o IFPA fosse a casa dele.

Anônimo disse...

anonimo..
concordo plenamente este Reitor, não possui a competência para ser um gestor..a imaturidade impera em suas atitudes..

Anônimo disse...

Hoje foram presos o reitor do IFPA e três membros de sua quadrilha, graças ao trabalho conjunto do CGU, MPF entre outros.

Anônimo disse...

Quando comecei a estudar no IF ouvir muito bem falar que não podiam: fumar, beber etc... vestido com o uniforme do instituto "para preservar a imagem".. mas e agora que os jornais estão dizendo: "reitor é preso por fraude e desvio de R$ 5,4 MILHÕES NO PARÁ" quero saber aonde esta a boa imagem agora ??? *aluno do campus abaetetuba-pa*