segunda-feira, 16 de abril de 2012

SESPA – Penúria nos hospitais regionais

        Segundo denúncia feita ao blog, desde janeiro a Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública, não repassa recursos para os hospitais regionais, que seguem à míngua, sob ameaça de colapso.
        O clima, segundo relatos, é da mais absoluta penúria, o que já ameaça comprometer o atendimento dos pacientes.
        Sem receber, os fornecedores ameaçam suspender o fornecimento.

10 comentários :

Anônimo disse...

O drama da saúde é cronico.
Vi hoje na UBS da pedreira faixas de advertencia, chamada para paralisaçao, onde os servidores da saude reclamam e imploram pra receber a GDI como sempre atrasada.
Uma vergonha os baixissimos salarios dos servidores da saude e ainda atrasam e nao pagam as gratificações.
Isso é o retrato da saude do Pará.

Anônimo disse...

Saúde pública estadual: servidores reivindicam uma atitude mais honesta e responsável do governo Simão Jatene.

16.04.2012 - UBS Pedreira paralisa por 24 hs

Segundo noticiado pelo jornal da RBA, o secretário Hélio Franco de Macedo contestou uma a uma todas as denúncias feitas por servidores aos jornalistas que cobriram o evento; ora empurrando a responsabilidade dos serviços de urgência e emergência para a prefeitura de Belém, ora indicando que negociações salariais sção resolvidas no âmbito da SEAD e não na SESPA; minimizou uma série de problemas estruturais e garantiu o abastecimento de insumos até o ano que vem.

A Unidade Básica de Saúde da Pedreira, como o próprio nome diz, é uma unidade que há mais de 9 anos deveria ter sido municipalizada junto com as demais, ou reestruturada como Unidade de Referência de serviços especializados - de grande valia para a população, ou ainda incorporada a UEPA, como um centro de saúde escola - de grande importancia para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Faltou vontade política para tal e isso jogou a unidade da Pedreira num 'limbo' onde não é nem uma coisa nem outra. E isso é sim, responsabilidade do secretário estadual de saúde pública, no momento o Dr. Hélio Franco de Macedo, indicado pelo PPS.

Na condição de 'unidade básica de saúde', a SESPA endossou a decisão de Duciomar Costa em não repassar os recursos federais do SUS como contrapartida dos serviços prestados. Tal circunstância acabou provocando uma 'exceção' á Lei da Gratificação de Desempenho Institucional, determinando o não-pagamento da GDI aos servidores, pois a unidade presta serviços e não recebe pelos mesmos, limitando a receita própria do órgão a um cheque de R$ 2.400,00 mensais, o que não é suficiente nem para a compra de um bom desinfetante. Mais uma 'renúncia' do governo Simão Jatene.

No primeiro semestre de 2.011, Simão Jatene e Hélio Franco visitaram a unidade e fizeram questão de percorrer todos as suas salas. Nada prometeram - que a bem da verdade seja dito - porém é possível afirmar que nenhuma melhoria foi feita nos doze meses que sucederam. O único aparelho de ECG com suporte técnico à distância que chegou durante este tempo, funcionou por 40 dias e, por não compraram os suprimentos, logo após foi devolvido.

Junte-se a toda esta situação um elenco de servidores que este ano mais uma vez está assistindo o governador Simão Jatene descumprir a constituição e violar o princípio da isonomia salarial, renegando o valor dos profissionais de saúde e lhes destinando o escandaloso índice de zero% de aumento para o nível superior e 5% para o nível elementar e médio.

O resultado deste abandono é bem conhecido e documentado em epidemiologia; um número muito maior de pacientes não consegue ter diagnosticadas e tratadas/controladas as suas doenças num estágio inicial, evoluindo para agravos que vão demandar lá adiante serviços de alta complexidade - a um custo muito mais elevado. Não sem razão o Pará é líder em tuberculose na amazônia e já desponta como 3º lugar nacional.

Anônimo disse...

O que Jatene,Hélio Franco e agora Teresa Cativo estão fazendo com a saúde espanta até os petistas pela frieza, impunidade e irresponsabilidade. A população e os profissionais de saúde pagam a conta desse desgoverno.Enquanto isso pagam uma fortuna de quase 2 milhões a profissionais da RPR para trabalharem no suspeito Presença Viva.E a imprensa muda graças a verbas milionárias de propaganda. E o MP federal e estadual? E o COREN e CRM? esses médicos e enfermeiros estão legalizados no Pará?

Anônimo disse...

eos aprovados no concurso 153 da sespa que ainda amargurama espera de nomeações que nunca saem???,e enquanto isso o sr jordy super lota a sespa de temporarios..
temos que dar um basta nessa situação imposta por jordy aos concursados da sespa!!!

Anônimo disse...

barata vamos denunciar as irregularidades do presença viva e de todos os desmandos de jordy na sespa
pq vc parou de denunciar a irregularidades na sespa?
barata não é pra ter medo do jordy não....rsrs

Anônimo disse...

a UBS não recebe GDI desde o ano de 2010, o Governo Ana Júlia através do 1º CRS/SESPA, diga-se de passagem o diretor altamente omisso, ausente e incompetente Márcio Leno cortou a GDI por ser muito pouco dinheiro, agora deu no que deu.

Anônimo disse...

isso mesmo,não podemos nos acovardar diante de jordy e helio franco
eles estão fazendo um monte de irregularidades na sespa e não podemos nos calar diante dessa situação!!!!!!

Anônimo disse...

Representantes da UBS Pedreira estiveram reunidos no gabinete da Dra. Ana Amélia, diretora do 1º Centro Regional de Saúde, e saíram de lá convencidos da falta de respeito com que a administração Hélio Franco trata os servidores da SESPA. Comenta-se que a diretora os tratou com extrema ironia e a rispidez típica de um 'tiranete de província', inclusive com ameaças de transferências punitivas e de municipalização. Do alto de sua arrogância e incompetência no trato de pessoal, Ana Amélia exala o ranço do autoritarismo que o Brasil há muito deixou para trás.

Anônimo disse...

A Unidade Básica da PEdreira pela lógica do SUS deveria ser municipalizada ou descentralizada,não resta dúvida nisso,o município de BElém recebe recursos e deve sim assumir esta unidade BÁSICA.

Anônimo disse...

16:57 O governo estadual é quem dá a última palavra sobre o destino da UBS Pedreira, e a esta altura do campeonato ninguém pode dizer que "esqueçeram de municipalizar" a Pedreira junto com as outras unidades. Seria legal ver o bairro da Pedreira representado por todas as principais lojas de magazine do Pará e do Brasil (a té as lojas Americanas já inaugurou uma grande loja no bairro); repartições públicas federais e municipais; todos os principais bancos públicos e privados e... o grande ausente... o governo do estado. Como diz o Repórter 70: "too bad!"