quarta-feira, 25 de julho de 2012

NEPOTISMO – O ardil da meia verdade

Mais indignada ainda revela-se a fonte do Blog do Barata, ao comentar o tosco ardil do TCE, ao recorrer à meia verdade na tentativa de justificar o injustificável, no caso do nepotismo cruzado protagonizado pelos filhos de Cipriano Sabino de Oliveira Júnior e da desembargadora Raimunda do Carmo Gomes Noronha (foto). Uma previsível indignação, diga-se, tanto mais porque o Tribunal de Contas do Estado é hoje, mais do que nunca, uma instituição de parca ou nenhuma credibilidade, no rastro da sua histórica omissão diante das falcatruas sistêmicas ocorridas na Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará, só reveladas pelas investigações do MPE, o Ministério Público Estadual. Uma situação agravada pelas recorrentes tramóias patrocinadas pelo próprio TCE, habitué em atropelar as leis e as mais elementares noções de decoro.
A fonte da denúncia reporta-se à manifestação pública do TCE, que em nota oficial, admite que Cipriano Sabino de Oliveira Neto está, sim, abrigado no TJ Pará, no gabinete do desembargador Constantino Augusto Guerreiro, mas alega, com um cinismo capaz de corar anêmico, que nenhum parente do magistrado figura no elenco de servidores do tribunal. O que, na versão de Cipriano Sabino de Oliveira Júnior, o presidente do TCE, desqualificaria a denúncia de nepotismo cruzado. “Essa justificativa, além de falsear a verdade, é desprovida de qualquer sustentação fática e jurídica”, fulmina a fonte. E esclarece, sepultando a falácia de Cipriano Sabino de Oliveira Júnior e caterva: “O nepotismo cruzado ocorre quando há reciprocidade de nomeação entre as autoridades nomeantes. A autoridade nomeante no TJ é a desembargadora Raimunda do Carmo Gomes Noronha Pauxis, que tem a filha, Maristella Gomes Noronha Pauxis, contratada para o TCE. Neste, a autoridade contratante é o Cipriano Sabino de Oliveira Júnior, que tem um filho, Cipriano Sabino de Oliveira Neto, nomeado pela presidente do TJE para cargo comissionado naquele tribunal. Ora, o filho do Cipriano Sabino de Oliveira Júnior não foi nomeado pelo desembargador Constantino Augusto Guerreiro, como afirma a nota do TCE, na dolosa tentativa de induzir a erro a sociedade, falseando a verdade, pois o desembargador apenas recebeu em seu gabinete o primogênito do presidente do Tribunal de Contas do Estado. Repetindo, para dissipar qualquer dúvida: a caracterização do nepotismo cruzado reside no fato da autoridade nomeante do TJ ter a filha contratada pelo TCE, cuja autoridade contratante tem um filho nomeado no TJ pela mãe da temporária contratada.”
De resto, e inocultavelmente indignada pelo cinismo do presidente do TCE, Cipriano Sabino de Oliveira Júnior, a fonte da denúncia repele, com veemência, a balela contida na nota do tribunal, segundo a qual este “cumpre rigorosamente as leis de nosso país”. “Isso soa a escárnio, em razão de tudo o que já foi noticiado no blog, evidenciando que, lamentavelmente, o TCE ignora não só as leis, mas, principalmente, a Constituição”, reforça.

14 comentários :

Anônimo disse...

Parabéns Barata, e tudo verdade mesmo

Anônimo disse...

DEPOIS DISSO NÃO HÁ O QUE COMENTAR, APENAS SE ENVORGANHAR DE TER NASCIDO NESTE RICO ESTADO, MAS POBRE DE VERGONHA NA CARA DE QUEM NOS GOVERNA. COMO SE SENTEM AS PESSOAS QUE FORAM SENTENCIADAS POR ESSES DESEMBARGADOPRES E QUE ESTÃO ATRAS DAS GRADES. ACHO QUE O LUGAR ESTA TROCADO.

Anônimo disse...

É VERDADE, a filha da presidente do TJE, foi colocada no TCE e O FILHO DO PRESIDENTE DO TCE foi colocado no TJE.Com a palavra o Ministério Público da improbidade.

Anônimo disse...

Vou ser repetitivo: minha revolta é que esses rebentos estudaram nos melhores colégios e facus. Será que não têm competência para galgarem sozinhos seus objetivos, sem a bengala dos pais?

Anônimo disse...

ùnica solução é o fim dos cargos comissionados, esses "bem nascidos" quando descobertos pulam de um órgão para outro, imaginar que isso não tem pedidos dos pais é querer tapar o sol com a peneira.

Anônimo disse...

Me assusto duas vezes ao ver a imagem e a leitura de beneficiamento com o dinheiro público.

Anônimo disse...

Nem todo ladrão é filho de ladrão, nem toda puta é filha de puta mas filho de parasita, parasita é!

Anônimo disse...

Cara de alho! Assim, mano, eu também quero!

Anônimo disse...

00:42, não diga isso, estamos querendo moralização no serviço público - protesto nas redes sociais - não fomentar a "educação" de que tem que se dar bem, caso contrário vai ser chamado de otário!

Anônimo disse...

A filha da assessora do procurador geral do Ministério Público Ana Barata, também não é concursada e ocupa cargo comissionado de assessora na Corregedoria do TJE/PA.

Se a "bem nascida" fosse concursada estaria certamente igualzinho a mãe trabalhando em um órgão e ganhando por 2, na burla ao teto constitucional

Anônimo disse...

Eu também quero! Moralização nunca!

Anônimo disse...

11:42, vai fazer protesto na rua, rede social é só papo furado. Se ficar só nisso, não dá em nada. Por exemplo, otário, se eu disser "Jader ladrão!", o que isso adiantará, a não ser gastar tempo na internet e digitar 14 caracteres. Se não houver uma praça Tahrir, nada muda nessa terra de babacas, que nem tu!

Anônimo disse...

Mas a única forma de que alguma providência seja tomada, vai surgir através das redes sociais, conscientizando e denunciando esses ladrões, prá que todos saibam da roubalheira institucionalizada neste Estado. A luta não é fácil, mas não devemos desistir, divulguemos o espaço que este ilustre paraense, disponibiliza. Parabéns, BARATA, algumas vitórias estão surgindo, aos poucos é bem verdade, mas vão surgindo.

CASTIGLIONE disse...

POBRE PARÁ

DESMORALIZADO MESMO O QUE É QUE FALTA É CADEIA NELES MESMO !!

MAS ESSE GOVERNADOR DE MERDA !!!
NÃO RESOLVE NADA E AINDA E AZARADO POIS,ATÉ A PROMOTORA ESCOLHIDA DEUS LEVOU!!! NOSSOS SENTIMENTOS,MAS AGORA O OUTRO ESCOLHIDO VAI SENTAR O SARRAFO NA ROUBALHEIRA OU VAI FICAR QUE NEM VACA DE PRESÉPIO???