domingo, 23 de setembro de 2012

BRT – O silêncio conivente da Auditoria Geral

        Internauta anônimo oferece uma importante colaboração ao corrigir-me, por nominar de Controladoria Geral do Município o que em verdade chama-se Auditoria Geral do Município. “Ela existe desde 2006, quando foi criada através da Lei Ordinária nº 8.496, de 4 de janeiro de 2006, como Órgão de Controle Interno do Poder Executivo do Município de Belém, com a missão de exercer o controle interno no Poder Executivo Municipal, em apoio ao Tribunal de Contas dos Municípios do Pará”, esclarece o leitor do Blog do Barata. A auditora geral de Belém é Maria de Nazareth Oliveira Maciel (foto), acrescenta o internauta anônimo.
        Ao fazer a retificação, corrigindo o equívoco do blog, o internauta reforça sua intervenção ao criticar a “omissão conivente” de Maria de Nazareth Oliveira Maciel, como auditora geral de Belém. “A Auditoria Geral do Município segue, assim, o mau exemplo do TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará” salienta o internauta anônimo. Trata-se, na definição deste, de “uma postura inaceitável e que, por isso mesmo, merece ser exemplada com os rigores da lei. A propósito o internauta anônimo é categórico: “Segundo preceitua a Constituição Federal de 1988, a Auditoria Geral de Belém, como órgão de controle interno, responde solidariamente pelas irregularidades que toma conhecimento e não comunica aos órgãos competentes que, no caso concreto, são o TCM, a Câmara Municipal e o Ministério Público.”

13 comentários :

Anônimo disse...

Barata, com tantas irregularidades identificadas pelo MPF, CGU e MPE na Administração Municipal, como pode não termos ouvido falar na Auditoria Geral de Belém? Quer maior prova de omissão da AGB que essa? Não precisa. MPF, CGU e MPE, apurem responsabilidades nesse órgão inoperante. Chega de nós contribuintes, pagarmos salários de quem deveria realizar o controle interno e se omite. Chega dos responsáveis pelos órgãos de controle interno se omitirem e não terem suas responsabilidades (civil, penal e administrativamente)apuradas. Chega de dsmandos. Chega de desvios. Chega de impunidade.

Anônimo disse...

A Auditoria Geral de Belém, serve para abrigar "protegidos".
O DUDU, em 2007, colocou na AGB assessores(as) do Jatene enquanto a Ana Júlia esteve comandando o governo do Estado. O curioso é que esses(as) assessores(as) voltaram imediatamente para os "braços" (assessoria) do Jatene quando este retornou ao governo, no ano passado. Será que o critério usado pelo DUDU e pelo Jatene foi o da competência dos(as) assessores (as)? Como quem tem padrinho não morre pagão, os(as) "afilhados" (as) do Jatene, encontraram no DUDU, um porto seguro para esperarem passar a "tempestade" que deixaria desempregados(as) os(as) "INcompetentes" afilhados(as).

Anônimo disse...

Essa Senhora Nazaré é "peixa" do André Dias e do Dudu. A coisa já é conhecida para os íntimos de longa data. Coitado do povo, ainda acredita em Papai Noel..

Su Mano

Anônimo disse...

Essa Srª que se diz Auditora Geral do Município em conjunto com seus assessores só quer saber de participar de cursos em outros estados e receber diárias. Pra isso essa Srª que tem o rei na barriga ela é espertíssima e perigosíssima.
Tem que exterminar esses dois órgãos da PMB: A Auditoria Geral do Município-AGM e a Ouvidoria Geral do Município-OGM, órgãos inoperante, ineficiente e imoral, que não serve pra nada, um zero a esquerda.

Anônimo disse...

Amigo Barata,
Veja como essa Srª é perigosíssima:
Conforme publicação na coluna do repórter 70 do jornal " O Liberal " do dia 05/12/2010.
EM POUCAS LINHAS

- O Ministério Público Federal entrou com ação penal contra a auditora-geral do município de Belém, Maria de Nazareth Oliveira Maciel.
- Pesam sobre ela suspeitas em licitações feitas no período em que foi diretora Administrativa e Financeira do Instituto de Metrologia do Pará, em 2003 e 2004.
Agora me diz amigo: É ou não é perigosíssima. Só tem o nome de santa, porém, não reúne requisitos nenhum para assumir tal função. Socooooorro MPE,PF,CGU e MPF.
Cadeia já para essa Srª e seus subordinados urgente e urgentíssimo.

Barroso disse...

Acho que estou ficando velho ou doido, pois sou do tempo em que auditoria existia para impedir sacanagens e evitar roubos. Com as funções ampliadas pela legislação, a auditoria esculhambou-se a tal ponto, que até auditora geral é indiciada por corrupção...

Anônimo disse...

É amigo, essa Srª e sua tropa só quer saber de participar de cursos em outros estados e ganhar diárias, diárias e mais diárias, enquanto que fiscalizar os órgãos da PMB nada. Que vergonha! É só verificar no DOM-Diário Oficial do Município os Estados por onde ela desfilou. Tem mais horas de vôo, do que desenvolver suas funções com respeito, competência e responsabilidade acima de tudo.

Anônimo disse...

Será que as pessoas esqueceram que tanto ela como o Dudu são crias do PSDB. A irmã do Jatico foi Sec. Municipal de Saúde de Belém. O povinho sem memória.

Su Mano.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Veja como essa cara de pau, a que se diz Auditora Geral do Município que não serve nem para auditar os enlatados do armário de sua cozinha, senão vejamos:

- O Ex-Chefe do Gabinete do Prefeito anterior ao Sr. Oséas Batista ( preso pelo MP sobre as fraudes no IPAMB ) de nome Emerson José Vaughan de Oliveira foi exonerado a pedido pelo Decreto Nº 64.468/10-PMB, de 13/09/10, publicado no DOM de 13/09/2010, porém, até o prezado momento desde sua exoneração percebe através de contra-cheque honorários pela CODEM e Pro-Labore pela CINBESA, quando não deveria receber nem um tostão em virtude de sua exoneração. Onde fica o papel da Auditoria. Não acredito que a " SANTA " da auditora não saiba. Como diz o anônimo do dia 23 de setembro de 2012 23:15: Chega de Omissão, desmandos, desvios, impunidade, sacanagem dos órgãos de controle interno. Essa Srª é um zero a esquerda, não está exercendo o papel de apurar e fiscalizar, e sim, fazer vista grossa aos atos ilícitos do atual Prefeito. TCM, MP vamos agir com rigor e punir essas pessoas que só querem se dar bem com o nosso dinheiro. Cadeia já para os ordenadores de despesa da AGM, CINBESA e CODEM em conjunto com o PREFEITO que deixaram permitir essas irregularidades. Dr. Nelson Medrado e Dr. Arnaldo Azevedo faça com que o Sr. Emerson José devolva esse montante recebido irregularmente e puna os culpados urgentemente.

Anônimo disse...

Ei anônimo das 13"04, não esqueça que este cidadão que foi chefe do gabinete do dudu, de acordo com as noticias do diario do pará da época, ele desviou quase 30 milhões dos cofres da PMB. Para ele ocrime compensou, pois saiu do cargo, montado no milhão. Assim até eu papai quero ser exonerado...

Anônimo disse...

Dizem que essa senhora, é popularmente chamada na PMB, de Nazaré "PEREQUETÉ" por suas estripulias kkkkkkk. É o que dizem.

Anônimo disse...

Voce quer exemplo mais vergonhoso sobre as Auditorias. É o caso da Auditoria da Assembleia Legislativa do Pará - ALEPA. Na gestão do Mario Couto, a Auditoria da ALEPA era chefiada por sua filha, Cilene Couto, e onde foi "implantado" um dos maiores roubos de dinheiro publico no Brasil. Estima-se que o desvio na ALEPA nas gestões de Mario Couto e Domingos Juvenil, o qual manteve o mesmo grupo de servidores deixados por MC, entre estes a propria chefe da Auditoria, Cilene Couto, chegue a mais de 100 milhões de reais. Isso é mais dinheiro que o mensalão do PT.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Mais desmando e desvios no IPAMB. Como dizem os promotores do MP: É um descontrole contábil, administrativo e financeiro, ou seja, um descalabro administrativo total acontecendo no IPAMB. Consta no portal de transparência da PMB, órgão IPAMB pagamento de diárias no mês de Setembro/2012 direcionadas a duas pessoas que estão envolvidos na fraude do instituto, senão vejamos:

1 - Nota de Empenho Nº 2166/2012, de 20/09/2012 - Favorecido - Sr. Oséas Batista da Silva Júnior no valor de R$ 1.358,94;
2 - Nota de Empenho Nº 2167/2012, de 20/09/2012 - Favorecido - Sr. Janilson Martins Araujo no valor de R$ 2.038,41.

Como essas pessoas podem receber diárias, sendo que, os mesmos já estão exonerados de seus respectivos cargos de Presidente do IPAMB e Diretor Administrativo e Financeiro do órgão, conforme decretos:

DECRETO Nº. 70.695/2012 – PMB, 14 DE AGOSTO DE 2012.
O PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM, no uso das atribuições legais que lhe confere o art. 94, inciso XX, da Lei Orgânica do Município de Belém; e
Considerando, a competência do art. 44, Parágrafo único, inciso I, da Lei nº 7.502, de 20 de dezembro de 1990, quanto à exoneração, a pedido, de servidores.

DECRETA:
Art. 1º - A Exoneração a pedido, de OSEAS BATISTA DA SILVA JUNIOR, dos cargos comissionados de Chefe de Gabinete do Prefeito e de Presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém – IPAMB, a contar desta data.
Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM, 14 DE AGOSTO DE 2012.
DUCIOMAR GOMES DA COSTA
Prefeito Municipal de Belém

e

PORTARIA Nº 1.019/2012-IPAMB
O PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BELÉM, no uso de suas atribuições,
R E S O L V E:
Exonerar, JANILSON MARTINS ARAÚJO, Matrícula nº 0102245-010, ocupante do cargo efetivo de Auxiliar de Administração-AAA-030.4, Nível DBE, do cargo em comissão de Diretor-DAS-201.8, do Departamento Financeiro e Contabil do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém, a contar de 16 de agosto de 2012.
DÊ-SE CIÊNCIA, CUMPRA-SE E PUBLIQUE-SE
GABINETE DO PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNICIPIO DE BELÉM, 20 de Agosto de 2012.
LUIZ OCTAVIO MARIZ DA CUNHA
Presidente do IPAMB

Isso sim, amigo Barata, é serviço de auditoria. Cabe aos promotores Dr. Nelson Medrado e Dr. Arnaldo Azevedo investigarem as procedências dessas diárias e responsabilizar os culpados por mais um desvio e omissão.