terça-feira, 11 de setembro de 2012

SESPA – Servidores cobram direitos sonegados

        “Por favor, nos ajudem. Estamos desesperados.”
        Dramático e sob a indiferença do secretário estadual de Saúde, Hélio Franco (foto), o apelo é de um contingente de estimadamente 150 servidores da Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde, que denunciam estar amargando o desvio de função e ter seus mais elementares direitos ignorados, inclusive expondo a saúde a riscos, sem direito sequer a adicional de risco de vida/insalubridade. De acordo com a denúncia, eles deveriam estar atuando na Unacon do Hospital Universitário João de Barros Barreto, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, mas exercem funções distintas daquelas que deveriam desempenhar.
        Para agravar a situação, acrescenta o relato feito ao Blog do Barata, no rastro de uma lambança do governo Simão Jatene esses servidores foram formalmente lotados em um setor administrativo. “Por conta disso, ficamos privados do adicional de risco de vida/insalubridade, mesmo atuando no Barros Barreto, que é um hospital de risco máximo para doenças como h1n1, meningite, tuberculose e AIDS, sem esquecer a radiação ionizante, decorrente dos aparelhos da radioterapia”, assinalam os servidores, que ainda se dizem coagidos a aceitar toda essa iniqüidade porque se encontram sob estágio probatório, o que os torna mais vulneráveis a retaliações. “A diretora de Recursos Humanos até fez piada com a nossa cara, dizendo que o adicional de risco de vida e insalubridade é um adicional que ‘o diabo vem e leva e, às vezes, não sobra nada’”, acrescentam.

24 comentários :

Alberto Rocha disse...

Barata,bom dia!
Esse relato é frequente em todas as unidades da SESPA.Tenho 8 anos de servidor concursado e o assédio moral é frequente em todas as unidades da SESPA( URES, CAPS , CRS e Nivel Central). As unidades estão um caos, faltam: Papel Higiênico aos usuários, água mineral, copo descartável, material de expediente( as unidades estão tirando cópias com suprimento de fundos) e o que é pior falta medicamentos e material tecnico hospitalar em todas as unidades. Já fizemos denuncias e nenhuma reportagem foi constatar( também essa nossa imprensa “marrom” que temos e esse governador gastando milhões em propagandas nos meios de comunicação todas fictícias e ilusórias ao povo. A ultima desse governador foi beneficiar com um aumento aos servidores de nível superior que em média passaram a ganhar 3 vezes mais do que um servidor de nível médio e elementar. Que iniquidade é essa? A porta de entrada do SUS, são os servidores de nível médio e elementar que recebem os usuários do SUS, diga-se de passagem todos stressados pela precariedade do sistema. Falta nós servidores nos organizarmos e dar uma resposta a esse governador tirano, que paga de bom moço na mídia. Sua máscara vai cair em breve Jatene quando pegarmos uma imprensa séria e que divulgue as mazelas das unidades da SESPA. Porem não se preocupe, que nós que trabalhamos na porta de entrada do sistema, já estamos fazendo “campanha” para a sua reeleição com os usuários. Não esqueça que, servidores de nível superior ficam trancados em suas salas e não recebem a carga dos usuários.

Anônimo disse...

Barata, o que acontece na SESPA neste governo demonstra que Hélio Franco fica fazendo seu discurso de bonzinho mas é uma nulidade para gerir um sistema de saúde complexo como o de nosso estado. Sabe bem atender os políticos mas não a população, o nosso ambiente de trabalho é uma desgraça com esse bando de apadrinhados a bom fazer relatórios e fofocas. E o Jatene compactua,senão já teria dispensado esse enrrolão.

Anônimo disse...

Nada mais verdadeiro e merecedor da atenção deste blog é a ditadura que o turco Jatene e Hélio franco estão conduzindo na SESPA.

A questão dos direitos dos servidores públicos tem sido escandalosamente aviltada pelo "cara-de-bonzinho", os quais ainda têm de aturar os faniquitos de chefinhos canalhas e advogadinhos do diabo.

Ninguém se iluda achando que o turco Jatene vai pagar os 22,45% que a justiça o condenou a pagar; dinheiro prá ele é coisa para investir em negócios de família, como os bois e as invernadas que ele está multiplicando em Inhangapi, para depois se beneficiar do porto de exportação de gado vivo para os seus patrícios do Líbano.

É só esquema esse governo.

Anônimo disse...

Caro Barata, a ó sistema de saúde pública é uma vergonha em todos os níveis. Seja Jatene ou Ana Júlia, os culpados para eles sempre serão os funcionários públicos, tanto é verdade que o cara de pau do Jatene disse que o problema da educação são os professores...É muito cara de pau... Além do mas, covarde, pois não assume as falhas de seu Desgoverno.

Abraços,

Sumano

Anônimo disse...

...sem contar a situação de completa penúria por que passa o HUJBB, completamente sucateado, a inauguração do prédio da UNACON foi apenas marketing dos tucanalhas, aqui sob direção do serelepe e inócuo Hélio Franco.

Anônimo disse...

Anônimo das 23:0, que Hélio Franco é cerelepe ok, mas inócuo não. Seu péssimo desempenho como secretário de saúde significa pessoas sofrendo e até morrendo por falta de assistência digna. Para Hélio Franco o que conta são as aparências, ele é o famoso secretário que declarou que paciente tem de entrar nos hospitais mesmo sem leito, para ficar no lençol no châo (nem que precise de UTI) com um falso atendimento, com isso criou a política de saude de "faz de conta".

Anônimo disse...

É público e notório o abuso de poder; o desrrespeito à constituição e canalhice dos atuais gestores da SESPA - principalmente os da quota pessoal do governador, tal como uma certa tecnocrata que aguarda a vaga de secretário para ela. Querem botar gente sem concurso, fazer compras superfaturadaas sem licitação, desviar recursos públicos para as cooperativas de médicos e soltar os cachorros (um bando de advogados cagões e puxa-sacos) para currupiar os direitos dos servidores concursados.

Anônimo disse...

É isso aí gente!Hélio franco é pura "cara de paisagem".A saúde um caos total e ele pousando de bom moço,como se tudo estivesse na mais perfeita harmonia.O que é isto,"Secretino" de Saúde!E o MPE onde está que nada faz?Por que não faz visita nos hospitais?Sabiam que a única possibilidade de atendimento digno que a população tinha que era o Hospital Metropolitano está destruída por falta de investimentos,inclusive sem salários e material de trabalho?Nós que dependemos do SUS para sobreviver deviamos estar cobrando deste destruidor governo tucano providencias.Quando aos profissionais do nível superior,colega blogueiro,também estão na comissão de frente nos hospitais,reforçando à população o verdadeiro retrato desta SESPA.
Levanta a bunda da cadeira promotores,e vão passear lá no Metropolitano!

Anônimo disse...

A situação dos servidores da SESPA lotados na UNACON é gravíssima. O Hospital Barros Barreto é um hospital de risco máximo. Ou paga os direitos e vantagens desses servidores ou os tirem de lá. Acorda Helio Franco!!!!

Anônimo disse...

é a saúde precisando de saúde... O problema talvez nem seja somente o dr helio que no final das contas nada mais é que um representante indicado de quem realmente manda na secretaria de saúde: pps. Mas os que sofrem com o problema são todos, servidores e população. O metropolitano é reflexo da falta de gestão (sespa? Empresa que o gerencia?) decorrente especialmente do periodo eleitoral onde os recursos têm outros destinos. Quando pensamos em problemas de administração pública não temos em mente somente a saúde, vejam a situação do detran. Os jornais noticiam que os servidores estão no limite da tolerância e já pensam em denunciar pontualmente junto ao mpe. Infelizmente não é um caso deste governo, mas um problema de governo e não importa o partido do gestor. O que surpreende é que a insatisfação com a situação alcance proporções antes não vistas: servidores cansados de nunca terem vez e denunciando mesmo com possibilidade de retaliações por parte de alguns "sem noção". Dívidas voluptuosas (Herança do governo passado), Pccs que não sai, descontos indevidos (devolução de funprev?), direitos negados, 22,45%=11,0%=4%=0%, falta de estrutura e (mínimas) condições de trabalho. É tanta coisa para se denunciar e pensar... Pelo menos contamos com o apoio deste preciosissimo blog.

Anônimo disse...

alguem falou em desigualdades? Quando vão rever a situação do auxilio alimentação? Tem local pagando mais de mil reais enquanto outros o mínimo que é duzentos...

Anônimo disse...

Uma enfermeira já foi "removida" da Unacon, com menos de 3 meses lotada no Barros Barreto, ela rápidamente conseguiu sair. Com aval da Sonia Bahia. Além dos médicos que estão pedindo cedencia para outros orgãos por não terem os direitos respeitados. E a farra de Plantões. Tem gente na UNACON fazendo plantão sem nem ao menos ir. Acorda Helio Franco!!!!!

Anônimo disse...

Sem, dúvidas o sistema de saúde vem falhando dia a dia com servidores e usuários. Mas os servidores estão cada vez mais se aproveitando do sistema. O problema está dos dois lados, servidores e governo, o que tem de servidor cara de pau que não trabalha, não cumpre carga horária, recebe plantão e não cumpre, desperdiça material, desvia material... tudo contribui para a má gestão. Lutem pelos seus direitos, mas cumpram seus deveres, se não nunca sairão deste estigma de que todo funcionário público é vagabundo e o pior geralmente grita muito são os piores (que muitas das vezes também praticam o assédio moral contra a chefia), vai olha a ficha destes. Dá mesma forma o governo falha ao não implantar politicas que beneficiem os seus servidores. Daí como cobrar respeito aos servidores!

Anônimo disse...

O Estado como um todo é uma total bagunça. É desgoverno atrás de desgoverno. O que muda é que uns são corruptos profissionais, outros só sabem fazer lambança. Esse caso da SESPA é mais uma lambança dessas. Com certeza os incompetentes, ao invés de procurar resolver a lambança, já devem estar caçando possíveis responsáveis por essa denúncia pra poder prejudicar quem quer que tenha denunciado. USURPAÇÃO DE DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS! E o pior é que quem condena também é servidor, mas se vende por um DAS ou outro. Bando de gente sem alma! Quem vai pro inferno são eles!

Anônimo disse...

Agora eu também tenho que registrar que já fui servidor público e conheço essas mazelas. Os servidores não podem aceitar essa situação, devem se reunir sim, exigir seus direitos! Todo servidor público possuir deveres e DIREITOS que devem ser cobrados e respeitados! Juntos, todos fazem a força! Não se deixem abalar pela perseguição, sejam solidários com os colegas que dão a cara a tapa para defender os direitos de vocês, deem as mãos, lutem juntos!
E não se esqueçam jamais de denunciar irregularidades! Accountability, já ouviram falar? A sociedade conta com vocês, trabalhem com honestidade, não sejam coniventes com meia dúzia de incompetentes que recebem um DAS pra puxar o saco de políticos e quem sabe levar algum! Escória da sociedade brasileira, essa horda de corruptos que sangra o orçamento público e não se preocupam em dar retorno a quem paga seus salários e benefícios que é a SOCIEDADE.
O pior de tudo é que os honestos são os que mais sofrem com isso, noites sem dormir com medo de retaliações. CORRUPTO dorme com os anjos, tem o sono mais TRANQUILO do mundo. Vamos tirar um pouco o sono desses apedeutas!

Anônimo disse...

A era da sociedade desonesta, começa pelos "governos" e chega aos "cidadãos". Os brasileiros só se sobressaem dando jeitinho em tudo, quem tá dentro não sai, e quem tá fora quer entrar para roer a ponta de um queijo que está podre há muito tempo. Servidores aéticos, de médicos a agentes de portaria, de tudo querem tira vantagem, se estão num local sem risco, querem ir a onde tem, expondo suas vidas em troca de migalhas. Ou então se enchem de plantões que não cumprem como no caso dos médicos nos hospitais regionais, podem passar uma noite no Abelardo Santos, deve ter uns 10 de plantão mas se tiver algum no momento, tá difícil, O mesmo ocorre com UNACON e tantas outras. Muitas chefias ficam de mãos amarradas por não ter profissionais suficientes (isso é legal?), publiquem isso. Seja honesto e demonstre sua imparcialidade.

Anônimo disse...

A era da sociedade desonesta, começa pelos "governos" e chega aos "cidadãos". Os brasileiros só se sobressaem dando jeitinho em tudo, quem tá dentro não sai, e quem tá fora quer entrar para roer a ponta de um queijo que está podre há muito tempo. Servidores aéticos, de médicos a agentes de portaria, de tudo querem tira vantagem, se estão num local sem risco, querem ir a onde tem, expondo suas vidas em troca de migalhas. Ou então se enchem de plantões que não cumprem como no caso dos médicos nos hospitais regionais, podem passar uma noite no Abelardo Santos, deve ter uns 10 de plantão mas se tiver algum no momento, tá difícil, O mesmo ocorre com UNACON e tantas outras. Muitas chefias ficam de mãos amarradas por não ter profissionais suficientes (isso é legal?), publiquem isso. Seja honesto e demonstre sua imparcialidade.

Anônimo disse...

A era da sociedade desonesta, começa pelos "governos" e chega aos "cidadãos". Os brasileiros só se sobressaem dando jeitinho em tudo, quem tá dentro não sai, e quem tá fora quer entrar para roer a ponta de um queijo que está podre há muito tempo. Servidores aéticos, de médicos a agentes de portaria, de tudo querem tira vantagem, se estão num local sem risco, querem ir a onde tem, expondo suas vidas em troca de migalhas. Ou então se enchem de plantões que não cumprem como no caso dos médicos nos hospitais regionais, podem passar uma noite no Abelardo Santos, deve ter uns 10 de plantão mas se tiver algum no momento, tá difícil, O mesmo ocorre com UNACON e tantas outras. Muitas chefias ficam de mãos amarradas por não ter profissionais suficientes (isso é legal?), publiquem isso. Seja honesto e demonstre sua imparcialidade.

Anônimo disse...

A era da sociedade desonesta, começa pelos "governos" e chega aos "cidadãos". Os brasileiros só se sobressaem dando jeitinho em tudo, quem tá dentro não sai, e quem tá fora quer entrar para roer a ponta de um queijo que está podre há muito tempo. Servidores aéticos, de médicos a agentes de portaria, de tudo querem tira vantagem, se estão num local sem risco, querem ir a onde tem, expondo suas vidas em troca de migalhas. Ou então se enchem de plantões que não cumprem como no caso dos médicos nos hospitais regionais, podem passar uma noite no Abelardo Santos, deve ter uns 10 de plantão mas se tiver algum no momento, tá difícil, O mesmo ocorre com UNACON e tantas outras. Muitas chefias ficam de mãos amarradas por não ter profissionais suficientes (isso é legal?), publiquem isso. SEJA HONESTO SENHOR e demonstre sua imparcialidade.

Anônimo disse...

A era da sociedade desonesta, começa pelos "governos" e chega aos "cidadãos". Os brasileiros só se sobressaem dando jeitinho em tudo, quem tá dentro não sai, e quem tá fora quer entrar para roer a ponta de um queijo que está podre há muito tempo. Servidores aéticos, de médicos a agentes de portaria, de tudo querem tira vantagem, se estão num local sem risco, querem ir a onde tem, expondo suas vidas em troca de migalhas. Ou então se enchem de plantões que não cumprem como no caso dos médicos nos hospitais regionais, podem passar uma noite no Abelardo Santos, deve ter uns 10 de plantão mas se tiver algum no momento, tá difícil, O mesmo ocorre com UNACON e tantas outras. Muitas chefias ficam de mãos amarradas por não ter profissionais suficientes (isso é legal?), publiquem isso. SEJA HONESTO SENHOR e demonstre sua imparcialidade.

Anônimo disse...

Até quando Helio Franco, Alice Viana e Simão Jatene vão achar normal a situação da Unacon???? Até quando teremos que ouvir as piadinhas e ironias que eles fazem conosco. A saúde no Estado do Pará virou piada, e de mal gosto. Tenho um tio precisando de tratamento de cancer e essa UNACON está inaugurada e NÃO FUNCIONA, pagam profissionais, pagam estes tantos plantões e de fato NÃO ESTA EM FUNCIONAMENTO. Quero ver o escandalo rolar quando a impressa denunciar aquele prédio construido com recurso público e sem funcionamento. Um absurdo! Tchau, Helio Franco. Vai tarde e leva contigo a espiga de milho.

Anônimo disse...

SESPA,pará de querer perseguir e usa a experiência pra saber onde está errando. Poxa vida, já estou há mais de 1 ano no Barros Barreto por causa dessa bendita UNACON. Sou obrigada a trabalhar na Pneumo e na Aids todos os dias. Os servidores da UFPA/Barros é que ficam no prédio bonitão, nós da SESPA estamos trabalhando é lá no Barros Barreto mesmo. Essa questão dos plantões é uma desgraça mesmo, só que tem são os amiguinhos, mas a situação tá ficando feia, pois agora todo mundo quer plantão e SESPA já anda perguntando por que precisa de tanto plantão se o serviço nem esta implatado. Se liguem apadrinhados, a farra do plantão vai acabar!

Anônimo disse...

Se a imprensa for ao prédio da UNACON irá facilmente constatar que está tudo parado. Aí eu quero ver o escandalo.

Anônimo disse...

Helio Franco, pára de ficar em reunião e faça uma visita surpresa a UNACON. Vai procurar saber onde é que estão os funcionários da SESPA. Só não vai ficar surpreso se descobrir que os pobres estão todos lá no Hospital totalmente sucateado enquanto os funcionários do Barros/ufpa desfilam bonito dentro da UNACON onde o Estado gastou milhões.