terça-feira, 2 de outubro de 2012

VERSÃO – Patrimonialismo recorrente

        Sobre a revelação que, já no TCM, abrigou no tribunal um dos filhos, Mauro Passarinho, um advogado com mestrado na Europa. “Mas ele (Mauro) jamais chefiou a assessoria jurídica”, assinala Ronaldo Passarinho. “Naquela altura não havia a súmula 13 do STF (Supremo Tribunal Federal), o que descaracteriza a pretensa transgressão a lei”, pondera ainda. “Não faltavam, como não faltam hoje, méritos para nomeá-lo”, acrescenta. Mas ele é enfático ao desmentir, categoricamente, que outro filho, Ronaldo Passarinho Filho, um cineasta, que é também um apaixonado cinéfilo e sequer reside atualmente em Belém.
        Quanto Nádia Douahy Khaled Porto (foto), a mulher de Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto, o Quinzinho, contratada como servidora temporária da Alepa, a Assembleia Legislativa, e posteriormente cedida, na contramão do que estabelece a própria Constituição Federal, Ronaldo esgrime um álibi obviamente destinado a minimizar a tramóia. Para consumo externo, ele declara que levou-a para o Palácio Cabanagem a fim de garantir aos servidores da Alepa um mínimo de segurança, em matéria de assistência médica e odontológica. A mesma preocupação o teria acompanhado quando migrou para o TCM, por isso teria feito ser acompanhado de Nádia Douahy Khaled Porto. Isso não elide um fato: a Constituição Federal veda a cedência de temporários, prerrogativa exclusiva dos servidores estáveis. Ronaldo Passarinho em nenhum momento contestou a ilegalidade da cedência da madame Quinzinho. Este, convém recordar, vem a ser um ex-deputado que, ao ser reprovado no teste das urnas, ganhou como um mimo da tucanalha o cargo de secretário estadual de Obras. Quinzinho enriqueceu o folclórico político paraense quando apresentou um projeto, transformado em lei pela então governadora petista, obrigando bares, restaurantes e similares a disponibilizar, para os clientes, fio dental. Em um Estado com índices sociais africanos, e por isso alarmantes, a iniciativa de Quinzinho soou fatalmente hilária.

10 comentários :

Anônimo disse...

Súmula não é lei! A CF ordena que na administgração pública a regra seja o concurso público, além de obrigar o administrador a agir com impessoalidade e moralidade. A Súmula apenas disse o que a CF é expressa em afirmar, alías desde 1988, portanto, desde lá (ou de dantes, já qe estamos numa República!)o nepotismo e prÁticas absurdas como estas são P-R-O-I-B-I-D-A-S!

Anônimo disse...

Pois é Barata, é o que sempre escrevo quando se trata de jovens bem nascidos com acesso aos bons colégios e facus: eles não precisam que seus papais e mamães os protejam tanto a ponto de torná-los seres menores, isto é, seres que só vivem de bocada, de indicação. Meus meninos são o máximo, justo por isso, não precisaram que eu os indicasse para o que quer que fosse. Eles são competentes e seguiram o rumo sem precisar de muletas. E olhe que eu podia. Quem precisa de empurrão são os que já nasceram sem oportunidades.

Anônimo disse...

O RP acha que todo mundo é doido...

Esse elemento é a escória da burguesia provinciana que existe em nosso Estado.

su Mano

Anônimo disse...

Só sei dizer que existem pessoas aprovadas para o cargo de analista de controle externo no TCM, dentre elas o próprio filho do Ronaldo passarinho, o Mauro Passarinho. No entanto, embora o próprio TCM tenha criado novas vagas para esse cargo (existem em torno de 50 vagas não preenchidas) até o presente momento não nomearam mais ninguém! É...acho que o Ronaldo Passarinho já não tem todo esse poder!

Anônimo disse...

Não vão investigar essa cessão da Nadja? Entendi.

Anônimo disse...

O cara é (H)onesto, fica defecando goma pra todos os lados. rebaixou a carniça azul, embora eu torça para a outra carniça(mas Admitiu ha ha ha ha)Para seu controle a minha carniça vai sobreviver eternamente(não quebra jamais).Teve os seis ultimos presidentes Suspeitos e incompetentes;senão vejamos:Rui Sales/O padeiro/Miguel Pinho/MORBACH/Tourinho/Lisomar.Bicho só torcedor otário como Eu e a Fiel

Anônimo disse...

Pai d'égua! Só tem gente competente na família dele. Fico imaginando a redação dessa defesa pro CNJ: o Pará vai virar chacota nação!!! Hahahaha

Anônimo disse...

A culpa dessa imoralidade ter continuidade é do Ministério Público do Trabalho que NADA FAZ, CONTINUA INERTE, até hoje não iniciou uma investigação para saber se essa senhora recebeu ou continua recebendo pelos dois órgãos (ALEPA E TCM) tampouco ingressou com alguma medida judicial para afastá-la do TCM, bem como de outros apadrinhados que igual e imoralmente são cedidos para outros órgãos públicos trabalham apenas em um, mas ganham pelos dois,exemplos já denunciados aqui ANA MARIA RODRIGUES BARATA (recebe pela DEFENSORIA PÚBLICA E MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO), AUGUSTO GAMBOA e MARTA BEMBOM (AMBOS RECEBEM PELA ALEPRA E TCE).
Esse dinheiro pago indevidamente pela Defensoria Pública e pela ALEPRA deveria voltar aos cofres públicos. É ENRIQUECIMENTO ILÍCITO!
Isso é um escárnio aos povo do Pará e afronta a Constituição Federal, esses são os casos que vem sendo denunciado aqui no Blog do Barata, e os demais que se desconhece, esses Tribunais de Contas são só de enfeites e para gastar verbas públicas, nada fiscalizam.
Será que alguma Ong ou entidade da sociedade civil contra a corrupção não apresenta pedido formal ao CNMP para que os Procuradores do Trabalho passem a investigar e por fim a esses desmandos local.

Anônimo disse...

Extinção urgente dos tribunais da corrupção estadual e municipal. Ou que seus membros não sejam oriundos da alepra, pois todos participaram de esquemas de corrupção, e jamais vão fiscalizar seus comparsas.

Anônimo disse...

O QUINZINHO E A NADIA MORAM EM COND FECHADO DE LUXE NA RDV.DO TRABALHADOR ONDE MORAVA A ANA JULIA COMO GOVERNADORA. ELA LARGOU A ODONTOLOGIA AGORA É EMPRESÁRIA E POSSUEM UM BELO APTO EM SALINAS PERTO DO LAGUNHO !