quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RITOS – O espetáculo chega, enfim, a Belém


        “’Ritos’ brinca com o encanto da cosmologia e da razão encrustados no interior da Amazônia, mas também passeia e navega pelos códigos diversos que permeiam os rituais como um todo, chegando inclusive a sugerir uma encantaria do contemporâneo. A performance é poética, fala e conta histórias através do corpo, da dança e da forma, um trabalho construído através de uma rica pesquisa estética. O corpo da performer vai passando por uma metamorfose em cena, uma tranformação que revela um universo da encantaria, de animais, rituais religiosos e o encontro mágico com 22 pessoas (do público) que estarão dentro da cena.”
        Assim é definido, pela sua própria autora, o espetáculo “Ritos”, que estará em cartaz a partir desta quinta-feira, 13, até domingo, 16, no Espaço Cuíra. A matriz inicial do trabalho da artista paraense Michele Campos foi o livro “Os Tarahumaras”, do escritor de teatro francës Antonin Artaud, onde constam poesias e relatos inspirados nas incursões junto aos Índios Tarahumara, do norte do México, ao longo do ano de 1936. Em 2008, um trabalho performático de 15 minutos deu o pontapé inicial no que hoje é “Ritos”.
        Ainda segundo Michele Campos, em 2011, na capital francesa, ela e Marcello Gabbay agregaram ao projeto novas leituras, com textos e imagens do chileno Alejandro Jodorowski, dentre outros, além da colaboração do artista plástico e filósofo brasileiro Leon Fahri Neto, da musicista Judith Romero-Porras e do compositor Ignácio Baca-Lobera, ambos mexicanos. Em outubro, o trabalho – então estendido para uma hora – foi apresentado na Cité Internationale Universitaire de Paris, nas casas do México e do Brasil, em duas noites, graças ao prêmio de montagem do Found pour les Initiatives Étudiantes, o FIE/CIUP.
        “Agora, de volta ao Pará, o projeto foi recriado, com a participação da iluminadora Patrícia Gondim, dos figurinos de Maurício Franco, cenotecnia de Oriana Bitar, e uma variedade de novos olhares”, acrescenta Michele Campos.

SERVIÇO

“Ritos” será apresentado no encerramento do Projeto Pauta Mínima.
Datas: 13 a 16/12/2012.
Hora: 20h. Local: Espaço Cuíra (Rua Riachuelo, 524, Campina, Belém-PA).
Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada para estudantes e maturidade).

Os 22 primeiros ingressos dão direito ao espectador assistir a performance de dentro da cena.



Nenhum comentário :