quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AVAO – A repulsiva indiferença diante da dor

        A repulsiva indiferença, alimentada pela falta de sensibilidade, diante do sofrimento das crianças de famílias de baixa renda portadoras de câncer, algumas mutiladas em conseqüência da doença, e da dor dos seus pais ou responsáveis, empenhados em garantir a vida, ou pelo menos a sobrevida, dos seus meninos e meninas.
        Assim pode ser descrita, resumidamente, a lambança patrocinada na manhã desta última quarta-feira, 30, pela AVAO, a Associação Voluntária de Apoio à Oncologia, cuja finalidade é dar apoio assistencial a pacientes com câncer em tratamento no Hospital Ophir Loyola. Desde as 7h30 da manhã formou-se uma extensa fila de crianças com câncer, algumas até em cadeira de rodas, para um passeio de lazer, em ônibus cedido pelo Corpo de Bombeiros, com saída em frente a sede da AVAO, na travessa 14 de Abril, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt. O ônibus, diga-se, é certamente adequado para conduzir parcela do contingente em serviço da corporação, mas jamais pacientes infantis, de uma enfermidade que costuma ser letal, e cujo tratamento fragiliza tanto quanto a própria doença.
        Sob sol e calor, as crianças enfermas permaneceram na fila, até 9h22, quando então foram abrigadas no ônibus, que só saiu cerca de 10 minutos depois. Mais cruel, impossível, ainda que a intenção possa ter sido, como certamente foi, a melhor possível. Mas como o caminho para o inferno é pavimentado de boas intenções, conforme ensina a sabedoria popular, conviria aos dirigentes da AVAO, em circunstâncias análogas, ter a preocupação de não agravar o sofrimento dos pequenos pacientes de câncer, já suficientemente penalizados – primeiro porque suas famílias patinam entre a pobreza e a miséria pura e simples, depois porque padecem de uma doença devastadora, cujo sofrimento acaba por ser potencializado pelo próprio tratamento. De resto, mesmo admitindo – para efeito de raciocínio, e somente para efeito de raciocínio – eventuais problemas de caixa, os dirigentes da AVAO, para além dos seus méritos pelo trabalho desenvolvido, são figuras públicas, reconhecidas, independentemente de qualquer coisa, pelo seu próprio status social. E por isso com inserção capaz de viabilizar um lazer em condições mais condignas para os pequenos pacientes do Hospital Ophir Loyola.
        O tratamento dispensado pelos dirigentes da AVAO a estes pacientes, no episódio desta última quarta-feira, soa ultrajante, para dizer o mínimo. Ainda que a intenção não tenha sido esta. Afinal, quem dá o resto, não dá. A filantropia e o voluntariado não desobrigam ninguém ao respeito aos mais elementares princípios de dignidade humana. Sobretudo quando o objeto da eventual mobilização são crianças. Crianças pobres e doentes. Gravemente doentes.

9 comentários :

Anônimo disse...

O ônibus é tão antigo que parece um vagão de trem. As janelas pequenas estavam abertas , mesmo assim o calor era insuportável.

Anônimo disse...

Pessoa tão correta você,né?
Então,pare de falar besteira sem saber e vá lá assumir a frente da associação ou ao menos saber o que aconteceu. E como eu sei que não vais agüentar,ao menos chegue com os próprios pacientes ,que você falou tão maltratados e veja se eles acham tão péssimo o tratamento que eles tem lá,hipócrita.

Anônimo disse...

Quem conhece a AVAO sabe que se trata de uma associação seria que jamais trataria o paciente com desrespeito. O blogueiro deveria fazer uma visita a instituição e entrevistar cada paciente que recebe desde o café de manha, almoço, lanches e cesta básica, e principalmente, AMOR de todos os voluntários que abriram mão de suas vidas pessoais para ajudar o próximo. Depois, certamente pediria desculpas ate para Deus pelas asneiras que disse.

Anônimo disse...

Antes de divulgar e julgar qualquer coisa, procure se informar e saber o que realmente aconteceu. O passeio não foi promovido nem organizado pela AVAO.
Sendo assim a Associação nada tem a ver com este episódio. A AVAO é uma associação séria e não pode ser julgada por pessoas que não a conhece e que nunca entrou na associação para conhecer seu trabalho. Você não conhece nem sabe o que realmente é a AVAO, tenho certeza que as portas de lá estão abertas para que você vá conhecer. Não julgue e nem divulgue coisas que você não conhece. Seja digno e honre seu blog e sua profissão de jornalista.

AVAO disse...

Prezado Sr Barata,

Tenho certeza de que infelizmente o senhor não teve tempo de checar as informações recebidas antes de fazer esta publicação, pois se assim o fizesse não postaria falsas informações. Certamente o senhor foi ludibriado, enganado, por alguém que tem outros interesses, certamente escusos.

A AVAO existe há 14 anos e já atendeu milhares de pessoas tanto pacientes quanto familiares destes. A seriedade e o cuidado com aqueles a quem assiste é diretriz dentro da AVAO.

Até onde se sabe este passeio, imputado indevidamente a AVAO, foi iniciativa de um pai de paciente do hospital e com ele é que devem ser averiguadas as circunstâncias que o levaram a tal ato. O setor de oncologia pediátrica do hospital certamente poderá lhe esclarecer quaisquer informações quanto ao fato, bem como lhe passar o contato do organizador do passeio.

Por fim gostaria de lhe convidar a conhecer a AVAO e, quem sabe, também a colaborar com os trabalhos realizados por esta associação de voluntários.

Certos de sua atenção para a publicação deste na integra, agradecemos.

AVAO
Tel. 3249-8450

WALMARI disse...

Sr Barata;
Conhecendo bem de perto o zelo; a preocupação; a dedicação; a doação pessoal; a seriedade; a impar conduta; o amor desprendido, e, doado; o cuidado, e, o zelo com tudo que é arrecadado em doações. Considero lamentável e triste sua manifestação prejulgadora. O senhor deveria se despir momentaneamente da condição de jornalista, e, realmente visitar a AVAO, se para nada servir no campo midiático a sua visita, não tenho a menor duvida que, o fará melhorar como pessoa, e, se mesmo assim ainda perdurar em sua mente a visão equivocada, que o levaram a editar o desmerecido texto, não tenho a menor duvida que seu coração permeado com o que por lá for visto o fará capitular na intenção de dizer fazendo-o corrigir seu equivoco. Que Deus o ilumine permitindo perceber o erro cometido, e, o conduza a corrigi-lo. Todo aquele que conhece a AVAO intimamente, jamais se permitiria dizer sem procurar saber, por outro lado, nossa sociedade seria muito melhor atendida, se, em cada espaço de atendimento público existisse uma AVAO igualzinha. Sabe, outro dia, o Sr.de maneira nobre,e,elogiável encampou uma iniciativa de apoio a Lucio Flavio Pinto,onde uma conta foi disponibilizada,e,nominada em seu blog,para quem desejasse ajudar nela depositasse sua ajuda,eu,por considerar justo a defesa e a ajuda ao Lucio depositei minha colaboração.Faça agora o mesmo, visite a AVAO conheça-a em sua rotina diária e incansante;permita-se viajar no emocional das voluntarias,depois disso serás um fiel escudeiro desta associação assim como sou,e,por conhecer a saciedade seus atributos,jamais deixaria de perdoar um deslize,que mesmo assim ainda não foi o caso,e,te permitiras defende-la,e,ajudá-la sempre que se fizer necessário.ACREDITE ISSO É A MAIS PURA VERDADE.

Anônimo disse...

Gozado como esse povo se ofende encobrindo o que todo mundo viu. Crianças e adolescentes na porta da AVAO, no mormaço, esperando um ônibus que demorou horrores e quando chegou ainda demorou uns 15 minutos para levar as crianças. O ônibus não tinha condição de carregar pessoas com saúde, imagine doentes. Era um furgão velho dos Bombeiros, sem ar refrigerado e cinto de segurança. Quero saber se eu estou mentindo?
Se a instituição é tão séria quanto propaga, deveria ficar atenta para esse absurdo.

tayane disse...

Sinceramente, você conhece a AVAO? Procurou saber se o passeio foi organizado pela instituição? Você tem conhecimento do trabalho realizado na AVAO?
Pois bem, eu conheço a AVAO e sou atendida por está instituição. Por isso eu posso dizer que ao realizar eventos em outros lugares os pacientes aguardam dentro da AVAO pela chegada do transporte e, aliás, o transporte deve transportar-los com conforto e segurança, pois a AVAO se preocupa com o bem estar dos seus pacientes e os voluntários são sensíveis as necessidades do próximo. Então me poupe desses comentários absurdos e procure conhecer a AVAO e as pessoas que são atendidas pela instituição.

Anônimo disse...

Vai procurar o que fazer.... tem que ter fundamento !!!