sábado, 12 de janeiro de 2013

BELÉM – A privatização da cultura

O desrespeito: populares em busca, em vão, de ingressos para o show.

        Como se verificou na manhã deste sábado, o governador Simão Jatene – representado pelo seu preposto, o secretário de Cultura Paulo Chaves -, o prefeito Zenaldo Coutinho e o grupo de comunicação Romulo Maiorana, que apoiou o evento, promoveram a privatização da cultura. A maioria do vasto contingente de pessoas que se deslocou para o Theatro da Paz, mesmo sob chuva, em busca de ingressos para o show de Liah Soares, a paraense que encantou o Brasil no The Voice Brasil, da TV Globo, ficou privada de assistir ao espetáculo em comemoração ao aniversário de Belém, previsto para hoje à noite. Acionada, por telefone, a reportagem da TV Liberal justificou que nada poderia fazer. A equipe da TV Liberal, que presenciou e filmou o protesto, aparentemente não ouviu nenhum dos manifestantes: a repórter limitou-se a fazer uma entrevista, no pátio do teatro, com alguém deste. A TV Record, acionada por telefone, não compareceu ao local.
        Pelas estimativas dos circunstantes, no máximo 125 pessoas conseguiram obter a cota de dois ingressos individuais, que em tese deveriam ser distribuídos gratuitamente, um escárnio ao público, considerando que lotação vendável do Theatro da Paz é de 749 lugares. O que sugere a distribuição prévia dos ingressos entre as cabeças coroadas e os apaniguados dos donos do poder, em um deboche para com a população, que é quem banca, ao fim e ao cabo, a farra dos poderosos de plantão. A lotação vendável do Theatro da Paz é de 749 lugares, além de 93 lugares cativos – destinados às autoridades e disponibilizados para a direção do teatro - e 38 lugares para idosos, segundo o site oficial, disponibilizado pela própria Secult, a Secretaria de Estado de Cultura, cujo endereço eletrônico é o seguinte:


        Pelo site oficial do Theatro da Paz, a lotação vendável, de 749 lugares, é assim distribuída: 249 lugares na platéia; 122 na varanda; 84 distribuidos em 14 frisas; 90 lugares em 15 camarotes designados como de “1ª ordem”; 60 em 10 camarotes etiquetados como de “2ª ordem”, 42 nas galerias; 100 lugares no paraíso; e 2 lugares no proscênio, destinados a portadores de necessidades especiais.
        A lotação não vendável do Theatro da Paz, pelo site oficial, inclui 93 lugares cativos e 38 lugares para idosos, o que perfaz um total de 880 lugares, a capacidade total da casa de espetáculos. Detalhe: para o show de Liah Soares, no Theatro da Paz, só foram disponibilizados 30 ingressos para os idosos.




4 comentários :

Anônimo disse...

não ha trnsparencia nem pra distribuir ingressos gratuitos, imagina pra tudo mais! aff!!

Anônimo disse...

- Nem nó salário há transparência pois você pode receber mais, por meio de folha suplementar. O que vem acontecendo de forma vergonha na Saint House.

Anônimo disse...

Nós merecemos o que estamos passando! Tenho certeza que se a população não comparecesse ao evento ou até mesmo fizesse um protesto na frente do teatro antes do início do show, certamente esses pilantras pensariam duas vezes antes de realizar novamente uma palhaçada dessa magnitude.

Anônimo disse...

Os Chaves comandam a festa da burguesia, quase toda falida! Diga-se de passagem que esses Chaves, em nada tem a ver com o Chavez da Venezuela.