quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

IPTU – Quem é vivo (e bote vivo) sempre aparece

Carlos Mendes*

        Olha quem apareceu aqui em casa neste final de semana. Ele mesmo, como sempre infalível. Lépido e fagueiro, ostentando sua honrosa cara de pau. O meu, o seu, o nosso, IPTU. A secretária de Finanças, Suely Azevedo, a mesma que aparece na folha do Tribunal de Justiça em seu último mês como secretária de Administração e Finanças, recebendo R$ 131 mil líquidos, deve estar feliz.
        Não por ter recebido tanta grana, mas por conseguir mandar o IPTU - que ela própria não pagou - para os lares de quase 400 mil moradores desta maltratada Santa Maria de Belém do Grão Pará.
        Junto com o carnê de dona Suely veio uma mensagem do prefeito Zenaldo Coutinho, mostrando a importância do pagamento IPTU para que os recursos dele advindos produzam obras e serviços pela cidade.
        Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas, realmente, eu gostaria de dizer à secretária de Finanças que, ao contrário dela, eu pagarei o meu IPTU e certamente muita gente o fará.
Primeiro, porque somos cidadãos de bem. Eu disse bem, e não bens. Segundo, porque a prática da desobediência civil de não pagar o IPTU não teria nenhuma eficácia. Seríamos processados pela Procuradoria Fiscal e a justiça seria rápida no gatilho.
        Quem dá o péssimo exemplo de não traduzir em serviços públicos o produto dos impostos que pagamos não somos nós. São os governantes. Além disso, não acreditamos em heróis isolados ou porraloucas de plantão que irão nos salvar das garras de gestores incompetentes.
        O que é preciso dizer é que, se vamos pagar, devemos nos mobilizar, ir para as ruas, cobrar as obras e serviços que não vemos há décadas em Belém.
        Cada centavo pago à prefeitura deve corresponder à nossa avidez de cobrança para que possamos ter uma cidade de todos e para todos.
        Vamos pagar, sim. Mas, secretária Suely, pague também o seu IPTU. Seja a primeira a dar o exemplo que está devendo a todos os cidadãos desta cidade. Os que pagam e os que não pagam IPTU. Os que pagam para que continuem pagando. Os que não pagam, para que se sintam motivados a pagar.
        Zenaldo, estamos de olho

* CARLOS MENDES é jornalista.

3 comentários :

Anônimo disse...

Meu amigo, trate de pagar porque vc não é Porto nem Azevedo nem outro nome desse povo que vive às custas do erário.

Anônimo disse...

Infelizmente temos de pagar IPTU mais cedo ou mais tarde, mas que dá vontade de mudar correndo de Belém com certeza. Cidade suja, mal iluminada, insegura,com jamantas circulando a qualquer hora, calçadas perigosas e sujeita a alagamentos demorados.E com gente que não sabe escolher seu governante isso se mantém. Parabéns pelo texto, Carlos Mendes você é o cara do jornalismo paraense!

Anônimo disse...

Sou usuário, pago meus impostos, porém o que muitos de nós moradores do Município de Abaetetuba enxerga aqui no Detran é muita cara de pau a extorsão dentro do Detran de alguns funcionários, os mesmos fazem trabalhos de corretagem dentro na cara dura, ajudando esses malditos corretores a roubarem agente e ninguém toma providências, e esse gerente que sabe de tudo e nada faz e ainda abre a boca para falar que não aceita nada errado enquanto ele for diretor dessa agência e fala mais que o cargo dele é politico que só politico pode tirar ele de lá, é um abuso. da para algum politico ou o Diretor chefe dele fazer uma investigação em cima disso, por favor não aguentamos mais ser roubados na cara de pau.