quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ZENALDO – Chuva, caos e um arrogante cinismo


        Eu não fui eleito para ser mágico, nem minha equipe é de mágicos.” A declaração de Zenaldo Coutinho (foto), não fosse ele quem é, poderia soar ao desabafo de um gestor recém-empossado, confrontando com a avalanche de problemas potencializados pelas chuvas, que neste período costumam castigar Belém, realçando dramas históricos, cuja solução depende de obras infra-estruturais. De Zenaldo, nem de ninguém, se pode cobrar soluções mágicas, mas sua diatribe, nesse caso específico, assume a conotação de um cinismo arrogante, por ser ele também um dos co-responsáveis pelo desastroso legado de seu antecessor, o ex-prefeito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, um subproduto da tucanalha, a banda podre da tucanagem, da qual o atual prefeito de Belém é um lídimo representante, embora na versão, por assim dizer, mais refinada.
        Tudo bem que os níveis das marés não distinguem prefeitos e/ou legendas, mas a capacidade de resposta do poder público, e por via de conseqüência da própria comunidade, está instrinsecamente relacionada com as opções eleitorais – inclusive e particularmente, as pretéritas. Este é o caso de Belém, convém assinalar. Sob essa perspectiva, Zenaldo Coutinho protagoniza aquela situação clássica, da vida, como da política, porque ambas são irmãs siamesas, na qual a vítima é também cúmplice da sua própria desdita. O novo prefeito de Belém patrocinou os descalabros do nefasto Dudu sem poder alegar ter sido iludido, seja pelos antecedentes nada recomendáveis do ex-alcaíde, seja porque este já permitia entrever, em seu primeiro mandato, a danosa extensão do desastre anunciado, consumado no seu segundo mandato. Daí o Pronto-Socorro Municipal alagado e fétido, o estoque de medicamentos indispensáveis zerado, as vias esburacadas e/ou intransitáveis, invadidas pelas águas, o lixo acumulado de uma cidade cujo desleixo dos poderosos de plantão foi incorporado ao cotidiano dos seus munícipes.
        Com o nefasto Dudu, eleito e reeleito com o aval do PSDB, pelo qual elegeu-se em 2012 o próprio Zenaldo, Belém, toda ela, sem exceção, passou oito anos entregue ao deus-dará, com o conjunto dos munícipes purgando a insana opção da parcela menos esclarecida do eleitorado e, por isso, mais suscetível a propaganda enganosa. Propaganda enganosa que Zenaldo Coutinho, diga-se, não só coonesta, como dela também se vale, para pavimentar sua carreira de vagabundo bem-sucedido, que jamais teve sua carteira profissional assinada, embora acumulando um patrimônio inimaginável para a maioria dos que efetivamente labutam diariamente .
        Da educação a saúde, passando pela mais rudimentar obrigação de um gestor municipal, que é a limpeza diária da cidade, Belém e sua população passaram oito anos órfãos das contrapartidas do poder público, presente, porém, na cobrança dos tributos, que sustentam a farra dos inquilinos do poder. Oito anos durante os quais não se ouviu um aí do atual prefeito, no período detentor de mandatos parlamentares e que, após se tornar sucessor do nefasto Dudu, limita-se a vir a público revelar estrepolias do seu antecessor, incluindo rombos nas finanças municipais, mas sem responsabilizá-lo criminalmente, em uma versão da omertà própria dos mafiosos.
        Sabem todos das pretensões políticas alimentadas por Zenaldo Coutinho, até as pedras da nossa amada terrinha, para ressuscitar a carinhosa expressão cunhada pelo saudoso Edwaldo Martins (ao lado de Vera Cardoso, a querida “tia” Vera, um dos raros casos de colunista social que escapou do estigma de bicão institucionalizado). Pretensões que miram no Palácio dos Despachos. Mas até para conferir um resquício de dignidade a suas ambições, o novo prefeito de Belém bem poderia nos poupar das sandices embutidas em suas incontinências verbais, próprias dos espasmos de quem parece vocacionado a tiranete de província, talvez até por um vício de origem.
        Resumindo: chega de nhenhenhém. De prestidigitação, basta a eleitoral, da qual certamente muito entende Zenaldo Coutinho. A hora é de trabalho. Ainda que esta palavra possa provocar calafrios no nosso novo prefeito.
        Se as circunstâncias, que falam por si, não bastam, resta-nos o recado curto e grosso – vai trabalhar, vagabundo!


32 comentários :

Anônimo disse...

Como se Belém estivesse situada na região central do deserto do Atacama e não nessa porção equatorial amazônica que chove pacas. Égua, na próximo pleito voto no Copperfield ou no Mister M ou no Uri Geller! Pelo menos eu sei que eles existem pra iludir! Ei, Zenaldo, volta pra cartola, despreparado!

Anônimo disse...

Governo de farsantes e dissimulados!

Anônimo disse...

A alegação do alcaide Zé Coitinho de que não é mágico é o retrato de seu desencanto e incompetência. Revela-se um embusteiro de inferior qualidade. Triste Belém e seu (dis) gestor alcaiado !

Anônimo disse...

Estraguei meu voto, por isso, me penitencio.Reconheço "mea culpa". Antes tivesse votado "in memoriam" no mágico Professor Chamoun,artífice do encanto do nosso tempo de criança!

Anônimo disse...

Lamentavelmente não posso dizer: Bem Feito, tenho respeito pelos que perderam seus pertences e estão no alagado até hoje. Vai chover até abril.

Anônimo disse...

Calma gente, o cara acabou de assumir.Pior é o Jatene com 2 anos e 44 dias que só promete e o Pará dacaindo sempre.Até Manaus e São Luiz dão melhor condição de vida.

Anônimo disse...

Zenaldo Coitadinho, depois dessa demonstra toda sua incompetencia e inptidao para o cargo, outro inepto igual Duciomar Miami. E ainda temos quatro anos pela frente.

Anônimo disse...

É bom lembrar que Luiz Otávio Mota, titular da Sesan, um dos "S" prioritários do nosso Prefeito, era secretário da mesma pasta na gestão do Dudu! Ô prioridade ...

Anônimo disse...

esse prefeito é uma vergonha.

Anônimo disse...

O eleitorado paraense é "mulher de malandro". Sabe que vai levar porrada, mas casa com o safado. Depois, reclama, mas continua casado e na próxima eleição, vota de novo da mesma maneira. Que esse prefeitinho é sem-vergonha todo mundo já sabia, mas o eleitorado ..., pô meu. Aplica a "Maria da Penha no malandro".

Anônimo disse...

É o que dá colocar vagabundo prá trabalhar, na primeira enchente,chama o Jatene,te manca canalha,vai trabalhar.E bem feito prá quem votou neste vagabundo.

João Alagado Jurunense

Anônimo disse...

Uma pena nossa belem tão mal cuidada. E o despreparo do prefeito, que mostrou a que veio. Sabia que não era magico, e que aproveitou da propaganda e boa fé das pessoas pra se eleger, prometendo cuidar da cidade. Tem medo do trabalho, se cerca de incompetentes e de péssima reputação, mas adoooooora aparecer na tv liberal. Quanto isso custa pra população?

Anônimo disse...

Caro Barata, este anonimo do dia14 de fevereiro de 2013 19:31 e que agora diz fazer sua "meaculpa" deveria se mancar. Ele certamente era um daqueles que carregavam bandeirolas do Zenaldo em seu carro e pregava o "retrato" do candidato na parede de sua casa. Dizer agora que está arrependido não vai adiantar, pois na aproxima eleição estará novamente votando nos candidatos tucanos e assemelhados. O que falta pra esse "anonimo D.A.S" é vergonha na cara e deixar de ser bajulador. Eu conheço o cara, ele trabalha na mesma repartição municipal onde eu trabalho.

Anônimo disse...

Caro Barata, este anonimo do dia14 de fevereiro de 2013 19:31 e que agora diz fazer sua "meaculpa" deveria se mancar. Ele certamente era um daqueles que carregavam bandeirolas do Zenaldo em seu carro e pregava o "retrato" do candidato na parede de sua casa. Dizer agora que está arrependido não vai adiantar, pois na aproxima eleição estará novamente votando nos candidatos tucanos e assemelhados. O que falta pra esse "anonimo D.A.S" é vergonha na cara e deixar de ser bajulador. Eu conheço o cara, ele trabalha na mesma repartição municipal onde eu trabalho.

Anônimo disse...

Acabou a eleição, caiu a máscara de Zenaldo. Triste destino para Belém!

Anônimo disse...

Foi eleito então pra que, Zenada?

Fátima Anchiete disse...

Zenaldo deixa de falar mal do Duciomar e vai trabalhar

Anônimo disse...

As Unidades de Saúde foram negociadas com os vereadores para indicação dos diretores,cujo principal função será garimpar votos para os seus padrinhos politicos,e garantir apoio desses vereadores no seu governo, isso é um absurdo e a população vai continuar sofrendo.Já se passaram 60 dias e nada de melhoria se viu é postos de saude sem remedios,urgencia sem medicos e medicamentos enfim concordo que ele não seja mágico mas da meneira como negociou a Saude , ainda vai ser pior do que o Dudu.Verador tem que trabalhar para o povo e não barganhar privilegios,e o prefeito tem que abrir a boca e dizer quem não votou nos projetos dele para o bem população agora fazer o jogo do toma lá dá cá é nogento por isso que daqui pra frente só voto nulooooo chega desse circo.Vereadora marinor e Cleber ponham quente para acabar com os vales alimentações e verbas para contratar assesssores de vereadores eles que paguem dos seus bolsos as esposas, os filhos os parentes que enchem os gabinete.

FRANCISCO GUIMARÃES disse...

Zenaldo, Deus e o povo estão vendo tudo o que você está falando mal do DUCIOMAR, veja que no interior do Pará, você e o Jatene estão queimados, o Dr. Almir já está chamando o JATENE para uma reunião e colocar tudo em dias.

Anônimo disse...

Cadê A Audiencia Publica da Saude? quem votou contra? Resposta a base aliada é claro! com medo de perder seus DAS cabos eleitorais.Vamos coferir quantos Deas tão sendo nomeados para todas as Secretarias e os concursados não são chamados e claro os DAS vão balançar bandeiras nas carreatas tá explicado meu povo.

FREDERICO disse...

Zenaldo 60 dias,não era você que ia fazer de Belém a cidade mais limpa?mais Verde?
Você vem criticando tanto a Administração de DUCIOMAR, e esquece que agora! É você o Prefeito de Belém. Só está servido pra você aparecer na mídia, tirar retrato no Liberal.
Zenaldo, cuide de Belém, nós votamos em você.
O seu Sesan, só sabe criticar todo mundo e não faz nada, ele já teve inúmeras oportunidade

ANTONIO CARLOS disse...

ZENALDO você é um Prefeito de Rico, você tem que ir nas festas de Pobre, também o Guto seu irmão é o todo poderoso da PMB,sempre foi muuuuuuito metido.
Vocês tem que ser mais humildes, deixar de rancor, muitas das vezes o funcionário é um bom profissional e só porque serviu ao patrão anterior, vocês estão colocando de lado, parece até uma doença contagiosa.
PENSEM!!!!!

Anônimo disse...

historinha do zenaldinho...

o ministerio publico repassou um veiculo para o batalhao de policia ambiental.. o entao comandante pegou este veiculo descaracterizou colocou placa falsa e depois colocou para fazer campanha para o zenaldinho... agora pergunto o que vcs acham disso??? haaa e se quiser mais informacoes e so ir na corregedoria da policia militar que o coronel responsavel deve saber de alguma coisa...(

ROSINHA disse...

Zenaldo anônimo disse ( HISTORINHA DO ZENALDINHO )
E depois você quer se fazer de moralista, agora, quer saber onde a PMB na administração de Duciomar colocou as máquinas.
ZENADA, quem tem R sujo, não fala dos outros.
Cuide de limpar a cidade e de mandar a sua equipe ( Secretários )para fazerem curso de bons relacionamento, pois estão todos com o rei na barriga, muitos metidos, não dão um bom dia aos funcionários que ja garantiram os seus lugares na PMB há muitos anos.
Se ficar assim, você não se reelege novamente e a nada

Anônimo disse...

Amigo Barata, sabe aqueles sorrisos e adeuses dados pelo prefeito, vice, secretários, puxa-sacos e assessores do atual prefeito na campanha? Pois é, transformaram-se em arrogância, prepotência, falta de educação e destrato com as pessoas que o elegeram. O maninho do prefeito colocou em seu gabinete uma mulher grossa e mal educada que vive pegando "puxões de orelha" do chefe por causa dos surtos de dona da secretaria que a mesma tem. O gabinete transformou-se em salão de beleza e fofocódromo(sabem e comentam da vida de toda a tucanalha e suas relações amorosas) pois as "Zenaldetes" como elas mesmas se identificam além de fazerem um concurso de moda, deixando as pessoas simples que frequentam ó local constrangidas com tanto glamour pois apenas querem uma audiência com o todo poderoso são destratadas e escolhidas por grau de intimidades para serem atendidas. Um absuro que chega a dar nojo! Bem que essas senhoras poderiam fazer um curso de ética no trabalho e atendimento ao cliente pois muitas pessoas que vão até o local, deram um duro danado e pagam impostos para as mesmas estarem naquele cargo e merecem respeito.

AMAZIA SALOMÃO disse...

Zenaldo,manda as suas secretariazinhas
chefes de gabinete,fazerem um curso de bom relacionamento, somos nós população que votamos em você e pagamos os salários dessas pessoas.
Se você quiser ainda se reeleger como Prefeito

FREDERICO disse...

Prefeito Zenaldo e Secretário Guto, tem muitos funcionários antigos da PMB, que são competentes e que querem trabalhar. A PMB, não teve inicio com a chegada de Vocês, ela já existia, não é só o pessoal de você que sabem fazer, e estão fazendo tudo errado.
ZENALDO, faça as coisas certas, se NÂONÃONÃO, você NÃONÃONÃO se reelege

Anônimo disse...

Zenaldo reza mano, tu e tua equipe de secretários metidos a M....que se o Jatene nao voltar vocês todos estão Fu.........dos e desempregados alem das chefias de gabinetee e os seus secretários. Tem que fazer cursos de bom relacionamento o seu cargo e político o povo lhe colocou e pode lhe tirar .

Anônimo disse...

Zenaldo reza mano, tu e tua equipe de secretários metidos a M....que se o Jatene nao voltar vocês todos estão Fu.........dos e desempregados alem das chefias de gabinetee e os seus secretários. Tem que fazer cursos de bom relacionamento o seu cargo e político o povo lhe colocou e pode lhe tirar .

Anônimo disse...

Até agora quem tá mandando são os vereadores,pois caso contrario não vão dar apoio para nada,e com isso tão colocando só cabo eleitoral nos cargos,principalmente na saúde.Fala tanto dos outros prefeitos e não disse ainda pra que veio ou será que so pra tirar retrato e aparecer na midia.O povo não é mais tão besta estamos de olho 2016 vem ai.Faz o dever de casa direito senão já era.!!!!

Anônimo disse...

Os cem dias já se passaram, e melhorias na saúde nada de acontecer as unidades não tem receituario, os funcionarios estão fazendo até rifa pra conseguir tirar xerox,o prefeito exigiu dos diretores metasm porem quem pode cumprir metas se não tem com que trabalhar.Será que ele vai passar os 4 anos colocando culpa na gestão passada?????Pensou que era fácil né.

Anônimo disse...

As melhorias que o Prefeito prometeu não aconteceu nem vai acontecer, ele foi mais um demagogo que eu acreditei e no entanto a SAÚDE E O TRANSITO continuam a mesma calamidade. Também com esses gestores que ele coloca enos cargos, não entendem e sem qualificação para tal cargo, por exemplo a Presidente da AMUB: Maysa, pode ter um curriculum maravilhoso, mais não fez nem vai fazer nada pelo transito em Belém, ate porque esta rodeada de pessoas sem capacidade e suspeitas, fora que ela não apoia os funcionários da casa (concursados) colocando muitos assessores e até hj nada acontecendo para mudar a realidade.
Conclusão: entra prefeito, sai prefeito e as promessas são tantas e nada acontece.
Zenaldo: prometia tanta coisa e no entanto vive trancado no Gabinete e nem ao menos recebe os funcionários da casa para poder ouvir e sentir a realidade da situação, cuidado Zenaldo para vc não sair que nem a Ana Julia e pior ainda nem reeleição conseguir.