terça-feira, 23 de abril de 2013

PIONEIRO – Ananindeua seria o destino de Gambôa


        Está marcado para 1º de maio o término do vínculo com o TCE, o Tribunal de Contas do Estado do Pará, do advogado Augusto José Alencar Gambôa (foto, à esq.), cujo provável destino seria a Prefeitura de Ananindeua, segundo versão de bastidores. A Prefeitura de Ananindeua tem agora no comando o tucano Manoel Pioneiro, o ex-deputado que até 2012 presidiu a Alepa e que se notabilizou por cultivar parcos escrúpulos éticos como político e administrador.
        Gambôa, recorde-se, é apontado como o mentor das falcatruas registradas nas últimas décadas na Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, na qual figura no quadro de procuradores. Ele é réu em uma ação civil de ressarcimento, cumulada com responsabilização por ato de improbidade administrativa, devido fraude em licitações. E também deverá figurar como réu em outra ação civil pública, por improbidade administrativa, com ressarcimento ao erário, por embolsar vencimentos faraônicos, ignorando solenemente o redutor constitucional.
        A despeito de exibir antecedentes pouco recomendáveis, Gambôa foi nomeado diretor Administrativo do TCE pelo atual presidente do tribunal, o ex-deputado Cipriano Sabino, também conhecido como Cipriano Sabido, por seu parco apreço pela ética. Ao lado de suas atribuições legais, a ele coube acompanhar as fiscalizações do TCE na Alepa, o que soa a escárnio, por ser ele protagonista de algumas das falcatruas registradas no Palácio Cabanagem e investigadas pelo MPE, o Ministério Público do Estado do Pará.

3 comentários :

Anônimo disse...

Gamboa é gente que mora do lado esquerdo do peito do Mário Tapiocouto( assim o Liberal o chamou no passado recente, antes de firmarem amizade). Menino (já nem tão menino assim, Gamboa é competentíssimo e conhece as entranhas do órgãos públicos, daí sempre ser requisitado. Para o bem eu não sei, mas para ensinar os políticos a "tratar" a coisa pública, ele é fera.

Anônimo disse...

Como é que essa roubalheira no Detran é aprovada anualmente pelo Tribunal da Corrupção Estadual? Ah, já sei, a parentada dos conselheiros "vitalícios" tem cargos no executivo, a exemplo do luís cunha que tem o irmão antonio da cunha teixeira nomeado no cargo de vice-diretor no presídio de Bragança.

Anônimo disse...

Esse luís cunha não é o mesmo que aprovou sem ressalvas as contss da ana júlia? E não poderia ser de outra forma, foi indicado por ela justamente prá esse fim. E ainda tem irmão nomeado no executivo? Realmente, esse órgão deveria ser extinto. Não faria falta prá ninguém.