terça-feira, 23 de abril de 2013

SEFA – Charles Alcantara rebate crítica


        A propósito da crítica a ele feita por internauta anônimo, na esteira do imbróglio do desvio de função na Sefa, a Secretaria de Estado da Fazenda, o presidente do Sindifisco, o Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará, Charles Alcantara (foto), assim se manifestou ao Blog do Barata:

        “Prezado Barata,

        “Estou eu aqui a debater com anônimos que se acham em condição moral de, sob anonimato, atacar quem abertamente expõe as suas opiniões.
        “O Sindifisco, sob a minha presidência, representou junto ao Ministério Público Estadual contra o desvio/usurpação de função no âmbito da fiscalização estadual, ciente de que tal medida enfrentaria resistências, como a que se manifesta agora.
        “A representação, sob apuração do MPE, não tem o condão de interferir no exercício do poder-dever do órgão ministerial, o que significa dizer que todas as responsabilidades e condutas serão apuradas, sejam de quem atua em desvio de função, sejam de quem condescende ou patrocina com o desvio. Aliás, essa advertência já foi expressamente feita à categoria, pelo Sindifisco.
        “Responsabilidade também, e de forma ainda mais aguda, deve ser atribuída aos governantes que se omitem diante desse descalabro que é o desvio/usurpação de função, produto, entre outras causas, da falta de concurso público, que finalmente acontecerá este ano e em favor do qual o Sindifisco tanto lutou.
        “Não tenho competência e nem instrumentos para apurar denúncias, como cobram os ‘destemidos’ anônimos. Mas é importante que quaisquer ilícitos sejam adequadamente denunciados. Mas não é isso que se depreende da conduta dos anônimos em questão, que se põem a julgar levianamente, sem, no entanto, se dignarem a formular as denúncias sobre os ilícitos de que tem conhecimento.
        “Barata, como não conheço os anônimos e sequer posso julgar se se tratam de pessoas com condição moral para combater irregularidades, faço esta manifestação, não em deferência aos tais anônimos, que não se revelam dignos de a merecerem, mas aos muitos leitores do teu blog.
        “Atenciosamente,

        “Charles Alcantara”

3 comentários :

Anônimo disse...

Funcionário público anônimo se identificar? Prá ser perseguido e demitido mesmo sem justificativa, corroborado pelos órgão corruptos que imperam neste estado? As pessoas tem famílias prá sustentar, mas se indignam com essas quadrilhas que infestam as instituições. Acreditar na justiça? Se nem os próprios juízes acreditam na instituição, como disse o juíz amilcar guimarães, desafiando o lúcio flávio pinto, lembram?

J.N. disse...

Fala sério Sr. Charles Alcântara, quando fui de Marabá cansei de fazer denúncias relativas aos servidores da SEFA e o que vi foi o CORPORATIVISMO entre os (maus) servidores. A Ouvidoria sabe do que estou falando, o meu e-mail aparece constantemente por lá com denúncias (ou mesmo indignações) contra esses corruptos que deveriam está em Americano (presídio). Não defenda quem não merece, ou toda admiração que V.S. tem conquistado perante a sociedade se desfará como gelo no asfalto quente. Respeite os comentaristas anônimos, pois muitos (como eu) já foram ameaçados de morte por delatar corruptos que estão mais interessados em extorquir os outros. Analise e Reflita. Saudações. Fique com Deus.

Charles Alcantara, disse...

Aos anônimos das 09:55 e das 19:19,
Compreendo as razões que levam uma pessoa a não identificar-se, no mais das vezes por medo de retaliações.
Mas não me venham falar sobre ameaças e intimidações, porque as tenho sofrido com frequência e as conheço muito bem, em razão de lutar abertamente pelas coisas que acredito.
O que não posso aceitar é que os senhores ou senhoras, por mais nobres que sejam as vossas intenções (e eu nem posso avaliar se este é o caso, já que não os/as conheço), achem-se no direito de me atirar pedras, de me julgar levianamente e, o que é pior, de me fazer cobranças sob o manto do anonimato.
Não esperem que eu, ou qualquer leitor deste blog, tome os vossos testemunhos como verdadeiros ou fidedignos, já que não sei com quem estou conversando.
Um debate de ideias, meus/minhas caros/caras, precisa ser travado entre interlocutores que se possam conhecer ou ter a chance de enxergar-se.
Vocês me conhecem, sabem um pouco do que penso, possuem informações sobre a minha vida e a minha trajetória profissional e política e, portanto, podem me atacar naquilo que consideram as minhas fragilidades e contradições, porque todos os humanos - sem exceção - portam fragilidades, contradições, defeitos.
E vocês. Quem são? O que fazem?
Por que caminhos percorreram e com quem andaram?
Não faço a mínima ideia.
Então lhes peço que contenham os seus arroubos e sandices e reconheçam que o mesmo medo que justifica o vosso anonimato restringe o vosso direito de cobrar de outrem atitudes que vossas senhorias não são dignas de tomar.
Com respeito, que nem mesmo sei se vocês merecem,
Charles Alcantara