segunda-feira, 22 de abril de 2013

SEFA – A resposta de Charles Alcantara


        A propósito do comentário anônimo que trata do desvio de função na Sefa, no qual chega a ser criticado, assim se manifestou Charles Alcântara (foto), presidente do Sindifisco:

        “Prezado Barata,

        “É notória a inteligência do missivista, a julgar pela boa articulação do raciocínio e do bom domínio do vernáculo.
        “Assiste razão ao missivista, quando atribui a muitos integrantes das próprias carreiras do fisco (auditores e fiscais) a existência do desvio/usurpação no âmbito da fiscalização estadual. Eu mesmo, por diversas vezes, manifestei aos meus pares essa opinião, como o próprio missivista acaba por confirmar por intermédio da mensagem de minha lavra que lhe encaminhou.
        “Mas há outras mensagens em que eu fui ainda mais enfático quanto à responsabilidade de auditores e fiscais, ao ponto de eu ter afirmado que o desvio/usurpação de função ocorre e persiste em razão de omissão, condescendência e patrocínio de servidores que deveriam honrar a função que exercem.
        “Mas o missivista labora em erro, propositado a meu juízo, ao atribuir aos agentes que atuam em desvio a condição de ‘pobres coitados’. Nem pobres e nem coitados, Barata!
        “Muitos desses ‘pobres coitados’, no dizer do missivista, deixam-se ‘utilizar’ em troca de vantagens pecuniárias nada desprezíveis que lhes permitem ostentar um padrão de vida absolutamente incompatível com a renda oficial que auferem.
        “Boa parte, é verdade, não faz parte desse esquema criminoso, mas o esquema existe e o próprio missivista, que parece ter conhecimento de causa, o denuncia, embora atribua aos ‘desviados’ a condição de ‘pobres coitados’.
        “Outro erro doloso comete o missivista ao atribuir que eu ‘utilizei’ o Ministério Público, quando o que fiz foi representar junto ao Ministério Público contra o desvio/usurpação na Sefa. E o fiz, não por uma ‘manobra inteligentíssima’, mas por dever de ofício que me exigiu coragem para enfrentar tudo o que tenho enfrentado desde então, inclusive os ‘recados’ cifrados que sugerem ameaças à minha integridade física.
        “O desvio/usurpação é um fato incontestável, admitido pelo missivista.
        “Desvio de função é o ilícito administrativo tipificado como crime de usurpação contra a administração pública.
        “O que pretende, afinal de contas, o missivista?
        “Pretende que tudo permaneça como está?
        “Quer, o missivista, que esse crime, que é perpetrado há muitos anos, seja institucionalizado como costume?
        “É de se notar que o missivista não tenha conseguido reunir o mais pálido indício de que este servidor e presidente do Sindifisco seja omisso ou condescendente com qualquer ilícito administrativo, pois tudo o de mais negativo que tem contra mim é acusar-me de ter utilizado o Ministério Público numa ‘manobra inteligentíssima’, sem negar, contudo, a veracidade e consistência da representação que o Sindifisco formulou ao MPE.
        “Um forte abraço,
        “Charles Alcantara”


11 comentários :

Anônimo disse...

Prezado Barata,
Como dito em minha denúncia o Sr. Charles é mesmo "inteligentíssimo" e tenta deturpar a denuncias feitas. Se você é realmente um homem probo, um servidor honesto e correto, então proponha a responsabilização dos culpados pelo desvio de função. Não tenho conhecimento de nenhum procedimento disciplinar ou Ação de Impropriedade sobre essa grave questão. E como o Sr. diz que essas pessoas que estão em desvio de função de coitados não tem nada pois se locupletaram com o dinheiro público, o que dizer então das pessoas que os colocaram lá para carregarem as malas de dinheiro sujo extorquido do contribuinte? O que vai acontecer com os seus pares? E as demais denuncias feitas quais as providências tomadas para apuração das mesmas? N A D A , o sr. só tem muito papo.

Anônimo disse...

Prezado Barata, concordo com o sr.VCharles quando diz que: (...)“Muitos desses ‘pobres coitados’, no dizer do missivista, deixam-se ‘utilizar’ em troca de vantagens pecuniárias nada desprezíveis que lhes permitem ostentar um padrão de vida absolutamente incompatível com a renda oficial que auferem (...).
Não precisamos ter o nível de inteleigência elevadíssimo do Sr. Charles para concluir que, se esses servidores são colocados nessa situação para auferirem para si e para o auditor ou fiscal que o colocou lá, imagine quando aufere então o auditor e o fiscal? ambos são responsáveis por essa prática criminosa. O que queremos é punição para os culpados.
E o que o sr.Charles está fazendo para apurar as responsabilidades dessa prática criminosa?
Queremos uma SEFA LIVRE DE CORRUPÇÃO!

Anônimo disse...

Prezado Barata,
O Sr.Charles tenta desvirtuar o que foi dito, mas pretendo esclarecer que não compactuo com corrupção e nem desvio de conduta de servidor em nenhum nível ou espécie. Quando me referi aos servidores supostamente em desvio de função de “pobres coitados” o fiz exatamente entre aspas, justamente porque como diz em seu e-mail o Sr.Charles, no item 4 transcrevo: ““’Frase 4: ‘Eu prefiro trabalhar com o pessoal do Apoio do que com o TAF, por que o pessoal do Apoio sabe que 'roda' no primeiro 'vacilo'. É mais fácil comandar o pessoal do Apoio.’;
Fica bem claro para mim o quanto esse pessoal foi usado de forma vil para atender aos interesses escusos de auditores e fiscais corruptos e desonestos.
Como você mesmo diz que de pobres e coitados eles não tem nada pois deixam-se ‘utilizar’ em troca de vantagens pecuniárias nada desprezíveis que lhes permitem ostentar um padrão de vida absolutamente incompatível com a renda oficial que auferem”, imagine então quanto estão auferindo as pessoas que os colocaram lá.
É como num crime de encomenda de homicídio em que se pretende punir o pistoleiro e deixar o mandante livre.
Queremos que tudo seja apurado com o rigor da lei. O que você está fazendo para afastar auditores e fiscais desonestos e corruptos?
O que está sendo feito para punir os responsáveis por esse verdadeiro concurso de crimes e formação de quadrilha praticado na SEFA inclusive a responsabilização de gestores?
Você se preocupou em atacar o missivista, desvirtuar o que foi dito, mas o que foi dito é verdadeiro, é sincero, é honesto, e quanto as denuncias apresentadas o povo quer saber o que vais fazer a esse respeito? Palavras de meia boca não colam mais!

AÇÃO DE IMPROBIDADE JÁ!
QUEREMOS UMA SEFA LIMPA!

Charles Alcantara, disse...

Prezado Barata,
Estou eu aqui a debater com anônimos que se acham em condição moral de, sob anonimato, atacar quem abertamente expõe as suas opiniões.
O Sindifisco, sob a minha presidência, representou junto ao Ministério Público Estadual contra o desvio/usurpação de função no âmbito da fiscalização estadual, ciente de que tal medida enfrentaria resistências, como a que se manifesta agora.
A representação, sob apuração do MPE, não tem o condão de interferir no exercício do poder-dever do órgão ministerial, o que significa dizer que todas as responsabilidades e condutas serão apuradas, sejam de quem atua em desvio de função, sejam de quem condescende ou patrocina com o desvio. Aliás, essa advertência já foi expressamente feita à categoria, pelo Sindifisco.
Responsabilidade também, e de forma ainda mais aguda, deve ser atribuída aos governantes que se omitem diante desse descalabro que é o desvio/usurpação de função, produto, entre outras causas, da falta de concurso público, que finalmente acontecerá este ano e em favor do qual o Sindifisco tanto lutou.
Não tenho competência e nem instrumentos para apurar denúncias, como cobram os "destemidos" anônimos. Mas é importante que quaisquer ilícitos sejam adequadamente denunciados. Mas não é isso que se depreende da conduta dos anônimos em questão, que se põem a julgar levianamente, sem, no entanto, se dignarem a formular as denúncias sobre os ilícitos de que tem conhecimento.
Barata, como não conheço os anônimos e sequer posso julgar se se tratam de pessoas com condição moral para combater irregularidades, faço esta manifestação, não em deferência aos tais anônimos, que não se revelam dignos de a merecerem, mas aos muitos leitores do teu blog.
Atenciosamente,
Charles Alcantara

Anônimo disse...

Até parece que ninguém sabe que o grupo TAF da SEFA é uma verdadeira quadrilha, todos já entram na carreira visando se dar bem com as farras de propina. Por acaso alguém já viu um fiscal ou auditor responder processo e ser demitido por esses crimes? Mais todo mundo sabe da fama de sugadores de contribuintes que possuem. Alias, se não bastasse, recebem os melhores salários do Estado para o exercício da extorsão junto aos contribuintes, esses salários pagos por todos nós e sem nenhum retorno a sociedade. A carreira Tributária não tem moral pra falar de honestidade, nesse quesito é pura raridade encontrar um que seja.

Anônimo disse...

14:31, como em todas as categorias, existem pessoas honestas no TAF. Como existem muitos do grupo de apoio que não são sérios, não são honestos. E você anônimo 14:31, és honesto ou estás aborrecido porque a remoção matou a tua galinha dos avos de ouro?

Anônimo disse...

Engano seu 20:57, sou cidadão comum honesto e bem esclarecido e sei bem o que é praticado pelo grupo TAF da SEFA junto aos contribuintes. Infelizmente não há justificativa para salários astronômicos para essa carreira (TAF), enquanto Professores, Médicos, Policiais que esses sim prestam serviços vitais a sociedade, recebem verdadeiras migalhas. Triste ralidade do nosso Estado.

Anônimo disse...

A carreira Fiscal é importante como qualquer outra, seja os professores, policiais, juizes. O que esta acontecendo hoje, é que os auditores e fiscais estão organizados e bem articulados. Tiveram a sorte de uma pessoa como o Charles Alcântara assumir seu sindicato.Apesar de não fazer parte dessa carreira, tenho a certeza que não tem no estado do Pará sindicato mais forte e articulado que o SINDIFISCO-PA

Anônimo disse...

Charles Alcântara não nos representa. Denunciamos anonimamente, pois se assim não o fizermos viraremos estastísticas (DEFUNTOS).Triste, enganei-me mais uma vez. Espero não me desiludir com vc meu caro jornalista. Seja sempre imparcial e impessoal, como todo bom jornalista deve ser. SUCESSO PARA VC. Abraços.

Anônimo disse...

20:03, o Charles não te representa porque não és CAT e sei disso porque estás na lista dos removidos e nenhum CAT foi removido, daí, tens razão: o Charles não te representa porque ele representa as carreiras CAT e no teu caso, não integras carreira e, se pesquisar, talvez se confirme que nem cargo tens.

Anônimo disse...

Amigo Barata,
Nessa história dos desvios/usurpação de função, não existem inocentes e nem vitimas , todos são responsáveis diretamente por tal crime. O que se cobra e espera é que, se enxergue os dois lados da moeda, puna-se quem estava no desvio, mas, principalmente o servidor responsável por coloca-lo em tal desvio, que sabe-se pertencer ao GRUPO CAT. E o que está acontecendo na SEFA é: Só estão responsabilizando e punindo, os servidores do GRUPO DE APOIO, por que será? Por que não se apura quem do GRUPO CAT foenecia senhas de acesso para os servidores do GRUPO DE APOIO, que estavam no desvio/usurpação de função, executarem algumas tarefas no sistema de fiscalização? O senhor Charles, fala muito que fez denúncias, porém, não se empenha em apurar e punir os seus colegas do GRUPO CAT, principais responsáveis pelo crime de desvio/usurpação de função. É preciso que a sociedade fique de olho no que está acontecendo na SEFA, para não culpar apenas um GRUPO(APOIO) de servidores, enquanto que o outro GRUPO(CAT), sai ileso e limpo dessa história.
QUE A PUNIÇÃO SEJA RETA E TRANSPARENTE PARA TODOS OS ENVOLVIDOS.

Abraço.