terça-feira, 23 de abril de 2013

SEFA – Solidariedade a uma colega

        “As cartas, as ‘denúncias’, as maledicências e os ataques fazem parte, infelizmente, das resistências que se organizam para evitar as mudanças profundas por que passa o Fisco do Pará.”
        O desabafo é de Charles Alcantara, presidente do Sindifisco, em uma mensagem a uma colega de Sefa, que se sentiu ofendida com o comentário anônimo, postado no Blog do Barata, sobre o imbróglio do desvio de função na secretaria. “Mas haveremos de vencer essas forças, nem tão ocultas e anônimas, que sempre se beneficiaram do caos”, enfatiza Charles na mensagem, em cópia endereçada ao blog, na qual omite a identidade da destinatária, na justa preocupação de preservá-la.
        Segue abaixo, na íntegra, o e-mail de Charles:

        “Prezado Barata,

        “Julguei pertinente levar ao teu conhecimento mensagem (abaixo) que acabei de encaminhar a uma colega (figura admirável e por quem tenho muito respeito) que me confessou ter-se sentido ofendida com o conteúdo da carta anônima veiculada no teu blog.
        “Fique à vontade para publicar a mensagem, sem risco de inconfidência, já que não revelo o nome da colega.
        “É salutar, penso, que todos - de dentro e de fora da Sefa - saibam como nos conduzimos diante de questões dessa natureza.
Abraço,

        “Charles Alcantara

        MENSAGEM:

        “Prezada colega,
        “A carta enviada ao blog expressa o pensamento de boa parte da sociedade, inclusive de muita gente da própria SEFA que nos considera privilegiados e que, mais especificamente, se sente prejudicada pelo combate que temos feito ao desvio de função e a outras mazelas.
        “A pessoa que escreveu ao blog faz parte dos quadros da Sefa e aparenta ter acesso privilegiado a muitas informações.
        “Devemos admitir, querida colega, que uma parte dos nossos pares (CAT), por atos e omissões, contribui muito para negativar a nossa imagem pública. Mas, por outro lado, a maioria que dignifica a função pública na qual está investida cada vez mais se encoraja a trabalhar e a lutar por um Fisco mais ético e cidadão.
        “Veja você que as mensagens que eu encaminho aos nossos pares (auditores e fiscais) invariavelmente são remetidas por algum ou alguns de nós para outros destinatários, ao ponto de uma dessas mensagens ter sido utilizada por um motorista da Sefa em ação judicial contra o Sindifisco. Mas não há problema, porque todas as nossas manifestações são caracterizadas pelo compromisso com a verdade.
        “O Sindifisco-PA manterá a postura de serenidade, responsabilidade e firmeza na defesa do interesse público, porque é isto que a sociedade-contribuinte, que sustenta o Estado e paga os nossos salários, espera de nós.
        “As cartas, as ‘denúncias’, as maledicências e os ataques fazem parte, infelizmente, das resistências que se organizam para evitar as mudanças profundas por que passa o Fisco do Pará.
        “Mas haveremos de vencer essas forças, nem tão ocultas e anônimas, que sempre se beneficiaram do caos.
        “Tranquilize-se, colega, porque as resistências que enfrentamos e os resistentes que as operam apenas servem para nos mostrar que estamos no caminho certo.
        “Não ter o ‘rabo preso’, prezada colega, deve ser desesperador para os inimigos.
        “Nessas horas socorro-me sempre de Fernando Pessoa, porque ‘tudo vale a pena, se a alma não é pequena’.
        “Sigamos em frente!

        “Charles Alcantara”

Um comentário :

Anônimo disse...

Prezado Barata, não vai adiantar nada para o povo honesto do Pará, ficar denunciando aqui as falcatruas na SEFA e o Sr.Charles defendendo os seus pares, o que é lógico e coerente.
Quando denunciamos, Barata, com dados concretos, esperamos que você como jornalista ético e comprometido com a informação, faça chegar ao MP que é o fiscal da lei, para que o mesmo exerça as suas atribuições e procure apurar as denúncias. Quer mais uma falcatrua na SEFA que precisa ser apurada? Duas estagiárias (Socorro Guimarães e Amélia Pinho)sem nenhum ato normativo foram alçadas à servidoras da SEFA como estatutárias não estáveis. Pasme! SEFA e SEAD tem que se explicar como foi possível colocá-las na folha de pagamento. ATENÇÃO MP ISTO É MUITO GRAVE!