terça-feira, 18 de junho de 2013

PROTESTO – A análise de Fernando Rodrigues

        De Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo, sobre o jovem e espontâneo protesto que varreu o Brasil, nesta última segunda-feira, 17. A análise também pode ser acessada pelo seguinte link:


18/06/2013 - 05h20

Análise: Movimento está divorciado dos políticos tradicionais

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

        Os milhares de manifestantes que marcharam ontem nas ruas de grandes metrópoles estão divorciados dos grandes partidos políticos.
        Nenhuma legenda conseguiu ainda capitalizar a seu favor os protestos. Por essa razão, torna-se imprevisível o desfecho do movimento. Pode resultar em algumas mudanças ou dar em nada.
        Até o início da noite de ontem, apesar da invasão da cobertura do prédio do Congresso Nacional, o nível de violência havia caído em relação aos dias anteriores.
        É um sinal de que talvez novos líderes estejam surgindo e exercendo influência.
        Esse é o primeiro passo para que um movimento espontâneo se torne orgânico.
        Só que até agora não há vasos comunicantes com o establishment da política. Dos quatro principais pré-candidatos a presidente em 2014, três são de agremiações tradicionais --Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
        A última vez que estiveram a favor de um ato público de alguma magnitude foi em 1992, contra o então presidente Fernando Collor.
        Já a pré-candidata à Presidência Marina Silva, que está organizando a Rede, é a única cujo discurso flerta com os manifestantes.
        Assim como ela, os que marcham não apresentam com grande clareza propostas do ponto de vista prático. Apenas querem um mundo melhor.
        Seria arriscado para Marina se aproximar dos manifestantes e tentar faturar algum apoio para o seu novo partido. Movimentos horizontais e espontâneos tendem a rejeitar essas abordagens.
        Dilma, Aécio e Eduardo Campos teriam ainda mais dificuldade. Há, portanto, tendência não desprezível de os protestos ficarem órfãos por algum tempo de um representante político. Até despontar um nome novo.
        Nunca é demais lembrar que, em 1988, ninguém sabia quem seria eleito presidente no ano seguinte. Mas havia uma insatisfação difusa no Brasil. As pessoas pareciam insatisfeitas com tudo, ainda mais com a hiperinflação.

        Emergiu um político alagoano desconhecido, jovem, cuja proposta principal era combater a corrupção e os marajás. Fernando Collor de Mello ganhou o Palácio do Planalto em 1989 com amplo apoio das ruas. Caiu em 1992 da mesma forma.

10 comentários :

Anônimo disse...

Os jovens brasileiros estão de parabéns.Essa manifestação retrata simplesmente o que todo o povo brasileiro estávacom vontade de fazer.Protestar contra todas as mazelas que estão atordoando nós brasileiros:corrupção,saúde púbçlica destruída,educação falida,segurança arrepiante.É dessa vez,paraece que nossos políticos estão ferrados para ás próximas eleições(2014).O melhor detudo é que os partidos políticos foram rejeitados nas passeatas.

Anônimo disse...

Interessante né, até outro dia esse mesmo jornal estava pedindo que a polícia de sp fosse mais enérgica com com os manifestantes.Desdenhou do movimento passe livre dizendo que não passava de meia dúzia de meninos da classe media que nem ônibus pegava.Que era coisa do psol e do pstu.O mesmo fez a globo e a bandeirantes, basta ver que o tal do Jabor teve que se retratar por ter falado que a juventude de sp não valia vinte centavos. Sei não, começo a pensar que se esse movimento não for capaz de dizer o que quer em termos de organização, essa mídia nojenta passe a dar as diretrizes para ele, aí mano....

Anônimo disse...

Protestos também contra o MP, Judiciário e tribunais da corrupção estadual e municipal, os grandes culpados, incentivadores da corrupção, e que humilham os pobres.

Anônimo disse...

Porra, meu!
Já deste pra ler o Fernando Rodrigues? A coisa ficou mal agora. Deixo de ler este blog a partir de hoje.

Anônimo disse...

Que absurdo de coerência !!! Já lês esse colunista safado? E ainda ficas do lado dele?
Nunca mais leio este blog...

Anônimo disse...

Existe um antes e depois do dia 17 pode crer a midía nojenta mudou completamente seu discurso!

Anônimo disse...

Toda e qualquer bandeira partidária deve ser banida das manifestações. O protesto é contra esses políticos canalhas que corromperam todas as instituições.

Anônimo disse...

Prá identificar e prender manifestante que depreda uma loja ou um prédio público, o que nõo deixa de ser lamentável, a polícia é rápida, o ministério é onipresente, e o podre judiciário é duro. Contra os corruptos que todo dia depredam e saqueiam milhões do nosso dinheiro, os processos morrem engavetados no judiciário. FIM DA IMPUNIDADE E DA CORRUPÇÃO. TOMA VERGONHA NA CARA JUDICIÁRIO.

Anônimo disse...

C0NVOCO TODA A NAÇÃO BRASILEIRA A VOTAR EM BRANCO NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.

EM BRANCO JÁ!

Anônimo disse...

Prá prender, processar e condenar manifestantes a polícia pilantra´é ágil, o mp é onipresente, o judiciário tem lei dura prá punir, sob os holofotes da imprensa vendida. Mas para os corruptos, tem proteção policial, o mp faz vista grossa, e as gavetas do judiciário sempre tem espaço prá guardar os processos. FIM DA IMPUNIDADE E DA CORRUPÇÃO.