domingo, 23 de junho de 2013

TRANSPORTES – Aumentos acima da inflação

Empresário do transporte público: lucros acumulados.

        Segundo números do IBGE, a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o custo com os transportes públicos subiu bem mais do que a inflação nos últimos dez anos. De acordo com o IBGE, do início de 2003 até maio deste ano, o IPCA avançou 81,7%, enquanto o salto dos transportes públicos foi de 111,44%. Nos ônibus urbanos, o reajuste foi de 113,21%; nos intermunicipais, 118,36%. Também houve reajustes acima da inflação nos trens (93,25%), no metrô (98,66%), nos ônibus interestaduais (98,99%) e nas passagens aéreas (177,08%).
        A revelação foi feita pela jornalista econômica Flávia Oliveira, da Globo News, na última terça-feira, 18. Ela observa que atualmente, o grupo transportes – que inclui, além de transporte público, veículos particulares e combustíveis – é o segundo que mais pesa na inflação, representando 19,29% do total. Ele perde apenas para alimentos e bebidas, que somam 24,71%. A jornalista acrescenta que, diferentemente do que ocorre com a alimentação, não há alternativa para os transportes. “Em alimentação, eventualmente você troca uma marca por outra mais barata, um alimento que subiu por outro que está na safra. Você consegue fazer um ou outro arranjo. Em transporte, não há segunda opção”, acentua.
        A notícia pode ser acessada pelo seguinte link:



2 comentários :

Anônimo disse...

Quem não lembra do caso Celso Daniel que o Inquérito policial concluiu por um suposto sequestro enganado, enquanto, investigação pelo Ministério Público apontou corrupção envolvendo empresas de transportes de ônibus.

Quem tem dúvidas que as empresas de transportes custeiam campanhas políticas??? Será que isso não implica nos aumentos do transporte acima da inflação????

O gigante acordou!!!!!!


João alega que seu irmão Celso Daniel, quando era prefeito de Santo André, sabia e era conivente de um esquema de corrupção na prefeitura, que servia para desviar dinheiro para o Partido dos Trabalhadores (PT). O suposto esquema de corrupção envolvia integrantes do governo municipal e empresários do setor de transportes e contava ainda com a participação de José Dirceu. Empresários de ônibus da região do ABC Paulista, como a família Gabrilli, controladora da Viação São José/Expresso Guarará, confirmou que Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, coletava mensalmente uma propina das empresas, com valores que variavam entre R$ 40 mil a R$ 120 mil. Ainda de acordo com estas denúncias, as empresas que participavam do suposto esquema seriam beneficiadas em Santo André. Para se ter uma idéia das denúncias, a filha do dono da Viação São José/Expresso Guarará, Ângela Gabrilli, contou em depoimento ao Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Santo André, e à CPI da Câmara Municipal de Santo André, realizada logo após a morte de Celso Daniel, que a Viação Padroeira, que supostamente participava do apontado esquema, ganhou a concessão de uma linha, a B 47 R (Jardim Santo André/Terminal Santo André Oeste), prejudicando a Viação São José que mantinha uma linha com itinerário semelhante. A linha da Viação Padroeira acabou fazendo com que a São José extinguisse a linha mais antiga, a T 45 (Vila Suíça/Estação de Santo André) e entrasse em prejuízo. Até então, a Viação São José não participava do suposto esquema.

Anônimo disse...

Égua, sempre o Zé Dirceu!
Não vai adiantar a nomeação dos novos ministros do STF, que agora o Gigante Acordou! Prisão já dos Mensaleiros!