quinta-feira, 22 de agosto de 2013

MEMÓRIA – O Globo disponibiliza acervo digital

        Mais de 11 milhões de documentos, entre páginas e artigos, foram digitalizados para compor o site Acervo O Globo, lançado pelo jornal neste último domingo, 18. As edições do jornal desde sua fundação, em 1925, estão disponíveis online para consulta dos internautas.
        A informação é do portal Comunique-se, em matéria cujo conteúdo pode ser acessado pelo link abaixo:


        Segundo o Comunique-se, o site - com acesso gratuito por tempo limitado - possui mecanismo de busca por palavras-chave, datas e outros filtros. É possível consultar as páginas e matérias mais visitadas.Frases marcantes de personalidades, fotogalerias e charges também fazem parte do conteúdo que o Globo oferece ao público. Com perspectiva jornalística, o acervo traz, ainda, resumo do que aconteceu no país e no mundo nestes 88 anos em “Fatos Históricos”.
        A notícia acrescenta ainda que o acervo também relaciona acontecimento atuais aos fatos históricos retratados pelo jornal na seção “Em Destaque”. Em “Rio de Histórias”, o internauta encontrará episódios da vida da cidade ao longo de oito décadas. Os fatos foram selecionados por um time de colunista da casa: George Vidor, João Máximo, José Casado, Zuenir Ventura, Artur Xexéo, Arthur Dapieve, Flavia Oliveira, Ancelmo Góis, Agostinho Vieira e Luiz Paulo Horta, que fez a curadoria dos anos 20 até sua morte, no início de agosto.

        “Desde o início do projeto, em 2011, não queríamos apenas entregar a digitalização do acervo, mesmo sabendo que seria um rico material de pesquisa. Foram mais de 125 profissionais envolvidos. Estamos orgulhosos e felizes”, assinala o diretor-geral da Infoglobo, Marcello Moraes. “Será um presente para nossos assinantes e uma oportunidade enorme para os que têm interesse em conhecer, através desse conteúdo de alto valor, fatos atuais e históricos do Rio, do Brasil e do mundo”, arremata.

Nenhum comentário :