quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ASCONPA – Nepotismo direto e cruzado sob lupa



        O nepotismo e o nepotismo cruzado patrocinados pelo governador Simão Jatene e pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ambos do PSDB, está sob a lupa da Asconpa, a Associação dos Concursados do Pará, que está convocando todos os associados para que contribuam com o levantamento da mamata nas administrações públicas estadual e municipal. O objetivo da mobilização comandada por José Emílio Almeida, presidente da entidade, é protocolar uma ação no STF, o Supremo Tribunal Federal, com base na súmula vinculante nº 13, denunciando Jatene e Coutinho. A súmula vinculante nº 13 proíbe o nepotismo nas três esferas de poder.
        Até aqui já foram verificados os seguintes casos de nepotismo direto e cruzado:

Heliana Jatene - Socióloga, ex-mulher de Simão Jatene, presidente da Fumbel, a Fundação Cultural de Belém, órgão da Prefeitura de Belém.

Izabela Jatene de Souza - Socióloga, filha de Simão Jatene, coordenadora do Propaz, programa originalmente criado com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no Estado, mas que ganhou conotação político-eleitoral nos governos do PSDB.

Alberto Lima da Silva Jatene - Advogado, filho de Simão Jatene, assessor jurídico do Ministério Público do Tribunal de Contas dos Municípios.

Luciana Lopes Labad Jatene - Administradora, nora de Simão Jatene, coordenadora do gabinete do desembargador Cláudio Montalvão, do TJ Pará, o Tribunal de Justiça do Estado.

Ricardo Augusto Garcia de Souza - Marido de Izabela Jatene e genro do governador Simão Jatene, chefe de gabinete do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, o ex-vereador tucano José Carlos Araújo, o Zeca Araújo.

Rosa Maria Chaves da Cunha – Arquiteta, é cunhada de Simão Jatene, preside a Codem, a Companhia de Desenvolvimento de Belém.

André Luiz Cunha de Almeida - Tenente-coronel da Polícia Militar, primo da atual esposa de Simão Jatene, titular da Susipe, a Superintendência do Sistema Penitenciário.

Simão Tomaz Jatene Souza – Sobrinho do governador tucano Simão Jatene, é assistente parlamentar do senador Fernando Flexa Ribeiro, também do PSDB.

Augusto Coutinho - Irmão do prefeito Zenaldo Coutinho, de Belém, é secretário municipal de Administração.


9 comentários :

Anônimo disse...

MUITO BOA A INICIATIVA DO SENHOR EMÍLIO, JÁ QUE A JUSTIÇA ESTADUAL ESTÁ TODA CORROMPIDA!!O T.J. É MAR DE LAMA PODRE!VALEU!!!

Anônimo disse...

Só não entendi por que Ananindeua não entrou na relação. Tá cheinho de parente dos políticos de Belém.

Anônimo disse...

Pô, cara, tá tudo dominado! Ainda mais que o "gigante" voltou a ficar letárgico...

Anônimo disse...

Em Tucuruí existe um prefeito, conhecido como Sanclepto, que ja embolsou mais de 50 milhões da Prefeitura.

Nesta semana os vereadores estavam se articulando para abrir uma CPI, mais o Sanclepto chamou sete dos treze vereadores para uma "reunião" em Belém, hospedando-os em um hotel de luxo e assim esvaziou a sessão.Não é preciso detalhar qual foi o ato de convencimento dos probos edis, não é mesmo?

A Folha de Pagamento da Prefeitura ultrapassa os dez milhões de reais, numa ofensa a leis vigentes, são mais de 4.000 contratados e comissionados, para trabalharem como cabos eleitorais desse prefeito.

Enquanto isso, a cidade não tem saneamento básico, merenda escolar criminosa, faltas remédios nos postos que ainda funcionam, e muito mais!

Toda a "famiglia" do capo Sanclepto está na folha de pagamento, sem falar nos que estão "empreitando" serviços super faturados.

Na Câmara tem um vereador, Dr. Cleuton,que deu portaria para a irmã dele que é professora. Sabe aonde? No Rio Grande do Sul! Este é só um exemplo. Tem muito mais.

Aqui o Ministério Publico e Justiça parecem que estão hipnotizados. Sonhamos com uma visita da Polícia Federal, mas por enquanto, só mesmo em sonho!!!!!

Anônimo disse...

É bom que a ASCONPA verifique melhor essa lista que pode ser aumentada, e muito, mas chamo atenção para o fato de que o irmão do prefeito Zenaldo, o famosos supersecretário Guto Coutinho, não é nepotismo porque ele é Secretário e esse é o entendimento do STF. É, parceiro, lamento e acho imoral do mesmo jeito, mas, infelizmente, o STF não considera NEPOTISMO quando o chefe do poder tem parente secretário.
Informe-se melhor, Emílio, e descobrirás que na prefeitura tem muitos parentes do Zenaldo, todos pendurados em cargos na prefeitura e não são secretários, portanto, está configurado o nepotismo, mas, repito, no caso do Guto, não é nepotismo.

Anônimo disse...

As leis não foram criadas para serem obedecidas aqui no Brasil.Tudp é uma mazela só,um dia desses prenderam os bicheiros aqui no Pará,com alegação de que o jogo do bicho é crime e não mais contravenção.É só andar nas ruas de belém que se vê a jogatina correndo frouxo,um verdadeiro afronto ao Poder Judiciário.Imagine o que não ocorre no âmbito do poder público em geral.

Anônimo disse...

Uma cambada de pilantras usufruindo do suor do povo. E o judiciário? Outro antro de canalhas.

Anônimo disse...

Em salinas a Diretora do regional, prática o NEPOTISMO CANALHA. Paga plantão a sua filha sem que a mesma não seja contratada como técnica (o que configuraria nepotismo) e sem ser concursada. Promovem maior assédio moral nos funcionários. Mas pelo eu se vê , essa canalhice vem dos mais altos postos da administração e da justiça cabideira de empregos. Uma lama de corrupção que a JUSTIÇA não vê, não fala e emudece.

Anônimo disse...

Quando nós simples mortais, pleiteamos pelos menos uma cedência com ônus para outro órgão eles inventam um monte de leis, e, sou concursado. Para os parentes deles pode tudo, não é mesmo?