terça-feira, 24 de setembro de 2013

DIÁRIO – Depois do ato público, piquete nesta terça



De cima para baixo: orador durante o ato público, diante
 da RBA; manifestantes em mobilização;  e grevistas
interditam a avenida Almirante Barroso, em protesto.


        Diante da intransigência da direção do grupo RBA, a Rede Brasil Amazônia de Comunicação, da família do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Estado, entra no seu quinto dia, nesta terça-feira, 24, a greve dos jornalistas do jornal Diário do Pará e do portal DOL, o Diário Online, por melhores salários e condições de trabalho. Hoje, a partir das 8 horas da manhã, os grevistas retomam a mobilização, com a realização de piquetes, voltando a acampar diante do edifício-sede do grupo de comunicação dos Barbalho.
        Nesta última segunda-feira, 23, os jornalistas do Diário do Pará e do DOL não só acamparam em frente a RBA, como, por mais de uma vez, interditaram a avenida Almirante Barroso, arrematando os protestos com um ruidoso ato público. O ato público segundo as estimativas, reuniu pelo menos 80 pessoas e incluiu o desfile de oradores, em um carro-som, apitaço e panfletagem. Iniciada às 5 horas da tarde, a manifestação entrou pela noite, sendo arrematada sem que os Barbalho abdicassem da postura intransigente mantida até aqui. Os grevistas reivindicam, prioritariamente,um piso salarial de R$ 1.908,25, em contraposição ao atual salário inicial, de R$ 1 mil brutos, um dos mais baixos do Estado; estabilidade por um ano; e a readmissão do jornalista Leonardo Fernandes, repórter do Diário do Pará, demitido – sem justa causa – em clara retaliação ao movimento. Eles também denunciam condições de trabalho degradantes, que incluem horas extras nunca pagas, computadores e cadeiras sucateados e em quantidade insuficiente, e falta até mesmo de água potável na copa e de papel higiênico nos banheiros.
        Aparentemente, o senador Jader Barbalho, o manda-chuva da família, parece apostar em conseguir fazer fenecer a paralisação pela exaustão, a despeito da inocultável queda de qualidade do noticiário local do Diário do Pará e do Diário Online. Nem mesmo a presença em Belém do diretor de Relação Institucionais da Fenaj, a Federação Nacional dos Jornalistas, José Carlos Torves, parece ter conseguido sensibilizá-lo a abrir negociação com os grevistas.

3 comentários :

Anônimo disse...

Um jornal que permite que crianças fiquem vendendo seus periódicos nas ruas da cidade.

Anônimo disse...

Um jornal que permite que crianças fiquem vendendo seus periódicos nas ruas da cidade.

Anônimo disse...

Barata, todos nos sabemos que donos de jornais só visam o lucro, mas nos que não somos jornalistas nada temos a ver com isto. Interditar ruas não é coisa séria!