segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SESMA – Secretária provoca crise e demissões

Zenaldo (à esq., com Jatene): crise sem fim na saúde.

        A crise na saúde pública municipal, que pontua a administração do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), e já provocou as demissões, a pedido, dos ex-secretários Joaquim Ramos e Yuji Ikuta, ambos médicos conceituados, teve um novo capítulo nesta segunda-feira, 30. Diante do tratamento desrespeitoso dispensado aos profissionais da área, pela nova secretária de Saúde, Maria Selma Silva, a diretora de Urgência e Emergência da Sesma, a Secretaria Municipal de Saúde, Socorro Sarquis, e o diretor do Pronto-Socorro Municipal da 14 de Março, Raimundo Almada, entregaram seus cargos. Socorro Sarquis e Raimundo Almada são reconhecidos, na categoria, como médicos de competência, probidade e experiência inquestionáveis, ao contrário de Maria Selma Silva, definida como uma profissional de competência inversamente proporcional a colossal arrogância que exibe como secretária de Saúde. Em apenas nove meses de gestão, Maria Selma Silva é a terceira secretária municipal de Saúde, uma das áreas supostamente prioritárias para Zenaldo Coutinho, ao lado de saneamento e segurança, mas submersa em crises desde a exoneração, a pedido, do médico Joaquim Ramos, boicotado por prepostos do próprio prefeito.

        O pedido de demissão de Raimundo Almada ocorreu após uma visita de Maria Selma Silva ao PSM da 14 de Março, feita sem o conhecimento prévio do diretor, solenemente ignorado pela secretária de Saúde. Diante da grosseria, Raimundo Almada foi contundente. Ele não só entregou o cargo, como fez questão de sublinhar que, como um profissional competente e sério, de méritos reconhecidos pelos profissionais de saúde, não admite ser desrespeitado por quem quer que seja. Um discurso semelhante ao de Socorro Sarquis, notabilizada, como administradora, por sua gestão como diretora do Hospital Metropolitano.

24 comentários :

Anônimo disse...

Saúde Pública Municipal virou um "Castelo de Cartas".

Mais uma prova de que para se eleger prefeito de Belém basta ser um bom mentiroso. Foi assim com o nefasto Duciomar Costa e continua sendo com o Zenaldo Coutinho.

Onde está o candidato a prefeito que prometia, depois de eleito, a imediata recuperação das unidades de saúde da capital com médicos 24 horas, inclusive especialistas?

Zenaldo vai completar o seu primeiro ano e sequer conseguiu montar uma equipe para começar a trabalhar pela saúde. Ninguém se entende na SESMA, e os melhores profissionaiss estão um-a-um abandonando a admministração da saúde pública.

Zenaldo deve agora seguir os passos de Duciomar e ininicar imediatamente uma pintura asfáltica nas periferias se quiser mais 4 anos de governo. A saúde pública municipal que espere o próximo prefeito.

Anônimo disse...

Credo Baratinha, será que o Prefeito Zeraldo, ops, Zenaldo, ainda vai manter esse Secretária de Saúde? Estou com pena do Zenaldo, afinal, quem tem um Secretário de Administração como o Guto Coutinho e uma Secretária de Saúde como a Selma, não precisa de inimigos.

Anônimo disse...

Selma, olha o que aconteceu com a arrogante Eunice Begot: CAIU, PARA FELICIDADE DOS SERVIDORES DA SANTA CASA QUE ERAM PISADOS PELA EUNICE BEGOT QUE BUSCAVA ESCONDER SUA INCOMPETÊNCIA, TRATANDO OS PROFISSIONAIS COM ARROGÂNCIA. VAZOU, MANA, A EUNICE BEGOT VAZOU.

Anônimo disse...

Quem é mesmo essa Secretária de Saúde? Selma de que? Nunca ouvi falar nessa pessoa. Ela é médica? Nunca ouvi falar. Vai ver que é por isso que ela é arrogante: é desconhecida, incompetente e quer se fazer notar. Coitada, escolheu o caminho e o lugar errado, porque na SESMA ela deverá ficar conhecida em pouco tempo como mais uma secretária processada por improbidade, pelo Ministério Público Federal, frise-se, porque o Ministério Público Estadual, está dominado pelos cargos que o Zenaldo deu para agradá-los.

Anônimo disse...

Barata, investigue o nepotismo escancarado do Zenaldo. Até o cachorrinho de estimação dele está recebendo pela PMB, mas é só recebendo porque não dá expediente na PMB, como tantos outros com pedigree.

Anônimo disse...

Dr. Almada e a Dra. Sirquis, fizeram muito bem em sair dessa "forca" de incompetência e arrogância desse governo. Mostraram que têm brio e se respeitam. É isso aí doutores, se todos os profissionais se respeitarem, vão entregar seus cargos e o Zenaldo vai ter que ficar só com aqueles que não podem nem mesmo serem chamados de profissionais, porque profissional se respeita e respeita os outros profissionais. O Zenaldo vai ficar somente com aqueles que tentam esconder a incompetência e o despreparo, tratando os outros com arrogância e desrespeito.

Anônimo disse...

E a população que precisa dos serviços públicos de saúde, é quem sofre as consequências da incompetência dos gestores.

Anônimo disse...

Diagnóstico da saúde no município de Belém: INCOMPETÊNCIA.
Tratamento: INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ(estadual não, porque a saúde no estado está um caos).

Anônimo disse...

07h:35, o Zenaldo já seguiu seu conselho, olha o caos que está o trânsito na Doca porque o "Prefeito" resolveu tapar buraco e o serviço está sendo feito durante o dia e de segunda à sexta porque ele precisa mostrar para a população que está trabalhando. Coitado. Ele acha que engana quem? Espera Zenaldo, daqui há 3 anos os eleitores vão dar nota ao teu governo: 0 (zeeeero)

Anônimo disse...

Então o jeito será implodir tudo...pq a saude anivel federal tb anda um lixo...o ministério da saude perdeu 13 mil leitos só do ano passado para cá...esse sistema de saúde está falido...ainda mais com corruptos nas tres esferas de poder...

Anônimo disse...

É Socorro Sirquis ou SARQUIS? de quem estamos falando?

Anônimo disse...

Esta Secretária Interina, Selma , não teve competência para administrar um Departamento de Saúde na SESMA, que era o DEAS, imaginem como Secretaria de Saúde. Os bons profissionais foram afastando-se de lá por não aguentarem tanta prepotência e arrogância. A bagunça está tão grande que tem Unidade de Saúde com duas pessoas recebendo DAS para dirigir a unidade e ainda não cumprem com seus horários pois trabalham em outros locais e ai Departamento de Recursos Humanos da Sesma, como explicar para população? e a Secretaria Selma o que tem a dizer? O que falta Prefeito é ir em busca de profissionais competentes que a SESMA possuía, os quais infelizmente não podiam dar seguimento pela falta de apoio da Secretária de saúde do governo anterior, porém eram profissionais com amplo conhecimento de gestão em saúde Pública pois mesmo diante do caos resolviam o que hoje não se resolve na SESMA, e esta Sr.ª está desde o primeiro dia de governo Zenaldo fazendo o quê mesmo????. Parabenizo os dois profissionais que solicitaram exoneração, infelizmente quem sofre é a população, porém é preciso ter respeito pelos profissionais também.

Anônimo disse...

O prefeito tem é que mandar de volta pra SESPA esta senhora que está se achando, e colocando pra fora pessoas competentes. Será que ainda não deu para perceber???? Quer se manter informado: Leia o Blog do Barata. ok

Anônimo disse...

A Nova secretaria de saúde - Selma, está desde o primeiro dia de mandato do prefeito e sempre "fingido" ser braço direito dos ex - secretários pra depois passar a rasteira, e finalmente chegar ao cargo tão almejado - secretaria de saúde.

Vc esqueceu de citar é que ela não sai tão cedo, pois
quem esta por trás da secretaria é o cunhado do Prefeito (Ilcioni Gomes Pereira, Médico Ginecologista e Obstetra.) , sempre alguém deixa escapar que foi ordem do dr. Ilcioni...

Ele comandava por tras da Selma 7º Centro Regional de Saúde - Marajó (Sede Belém), não é a toa que Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra e São Sebastião da Boa Vista são "excelência em saúde" #NOT#"5 S" funcionam lá ....

Anônimo disse...

SESMA: vão-se as pombas despertadas levando os sonhos e as ilusões dos usuários da saúde pública:

Habilidade para administrar profissionais de saúde pública é coisa que um veterano 'empreendedor social' tira de letra - ou não? Então qual a razão de Zenaldo Coutinho estar prefeito por 9 meses e ainda não ter conseguido colocar a saúde pública municipal de Belém em sintonia com as suas promessas de palanque? Por quê tantos profissionais sérios e competentes estão recusando e/ou abandonando cargos do 1º, 2º e 3º escalão da SESMA?

Uma das respostas cabíveis é questionar se de fato o Zenaldo tem sido um verdadeiro empreendedor social, ou se tudo aquilo que ele aglutinou em volta do Instituto Helena Coutinho - que se diga com dinheiro público oriundo dos governos do PSDB - não passou de uma numerosa e dispendiosa assessoria política, que ora se apoia diretamente sobre as instituições públicas, ora se mantém (até por anos) com a energia suplementar de um 'nobreak'.

Esta assessoria do Zenaldo (com grande presença familiar) ao voltar - com força total - a ocupar cargos públicos, parece ter dispensado o uso de regras básicas de respeito e boa convivência entre seres humanos civilizados, passando a tratar profissionais de saúde pública com um flagrante despreparo técnico, excesso de arrogância e falta de respeito. E engana-se quem acha que Zenaldo espalhou a sua turma só na SESMA. Alguns assumiram diretorias na SESPA, de onde entre outras coisas, cuidam do 'nobreak'.

Enquanto isso as promessas de campanha vão sendo esquecidas pelo povão, que só vai dar conta da gravidade do problema um dia, quando precisar e constatar que as tais 'melhorias' foram '171 político'. E nada mais; tanto que o atual prefeito já está imitando os passos do anterior, a quem criticou por havê-lo decepcionado muito, mas que depois de fracassar totalmente na saúde pública, recorreu á pintura asfáltica em larga escala para lhe garantir a popularidade suficiente para um segundo mandato.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, não tem administrador em Belém do Pará para ser secretário de Saúde? Contador? estatístico? Onde est[á escrito que tem que ser médico ou enfermeira?

Anônimo disse...

Ter o cargo de secretário de saude nos governos do Jatene e Zenaldo pega mal. A qualificação e competência que os 2 querem dos secretários não é para o bem da saúde pública, por isso o secretario estadual continua firme e forte desde o inicio do governo. Já não pensa e aje como médico e sim como politico. Agora não dá mais para jogar a culpa no governo passado.

Anônimo disse...

A SeSMA não vai pra frente em quanto o PRÓXIMO secretario de saúde continuar sendo marionete na mão do verdadeiro manda chuva da sesma , o nariz em pé do cunhado do Zenaldo, Dr. Ilcioni, QUE agora resolveu distribui DAS COM TEMPO INTEGRAL e criou (tudo por baixo dos panos) coordenações distritais para suas amigas professoras das universidades que adoram bater no peito e dizer que SÃO TÉCNICAS E NÃO SÃO INDICAÇÕES POLITICAS.

Agora a pergunta que não quer calar ADVINHA QUE HORAS ELAS ESTÃO NA SESMA E QUE HORAS ELAS ESTÃO DANDO SUAS AULAS NA UNIVERSIDADE?E TEM MAIS, EXISTEM PROFESSORAS QUE ALÉM DE DAS NA SESMA,SÃO COORDENADORAS DE DEPARTAMENTO E CURSO NA UNIVERSIDADE?? DE TEORIA E CURRICULO A SESMA ESTÁ LOTADA...RESUMO DA OPERA SESMA VIROU CABIDE DE EMPREGO COM CRIAÇÕES DE NOVOS DAS E NOVAS COORDENADORIAS.

Anônimo disse...

Prefeito mande sua assessoria de comunicação ler o Blog do Barata ,assim eles terão muita coisa pra lhe informar.

Anônimo disse...

Ele pode nomear o orly bezerra pra secretário de saúde assim já faz uma parceria com sua irmã orliuda bezerra no departamento de vigilãncia em saúde da sesma onde não tem nem papel para os agentes de saude atender a população,um caos total.

Anônimo disse...

Se o Ministério da Saúde não fosse hoje essa palhaçada política, deveriamos fazer era um abaixo assinado pedindo intervenção. Saúde Pública neste estado deveria ser levada para a ONU como culpada de atentado aos direitos humanos,já que está sendo uma tragédia com disfarce populista. E haja Presença Viva da dupla Jatene e Hélio Franco !

Anônimo disse...

Anônimo do dia 3 de outubro de 2013 17:31, ele nem precisa nomear o Olyr Bezerra, até pq é a empresa dele desde o primeiro dia de governo que trabalha na parte de marketing e apoio na assessoria de comunicação.

Não podemos esquecer que a ex-esposa Ana Conceição, que também está com DAS no DERE- Diretora do departamento de regulação.

E advinha quem esta de volta na assessoria da secretaria de saúde? Rejane Jatene.

Anônimo disse...

SESMA e SESPA são exemplo do que politicagem e má gestão são capazes. Lá florescem omissão e incompetência.

Anônimo disse...

15:08 Essa Rejane Jatene é um monumento à incompetência, totalmente despreparada para os cargos que ocupou até hoje. Não fosse o sobrenome "Jatene" seriamos poupados de interagir com uma figura antipática e que aparenta nunca ter tomado um simancol na vida. É uma "coruja-de-gabinete", chilreando suas reclamações, impropérios e frustações pessoais em cima dos que vão ali pensando haver um administrador moderno e cheio de disposição.