segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TCE – Sabino sob suspeita de fraudar concurso

Sabino: sob suspeita de fraudar concurso, para empregar protegido.
        Depois de burlar o decoro, ao criar uma avalancha de cargos comissionados, para abrigar os janelados, defenestrados por força de um TAC, o Termo de Ajustamento de Conduta, celebrado com o Ministério Público Estadual, impondo a nomeação dos aprovados no concurso público nº 01/2012, o presidente do TCE, o ex-deputado Cipriano Sabino, é acusado de fraudar o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Pará, para beneficiar um apadrinhado. Segundo denúncia feita ao Blog do Barata, Sabino - também conhecido como Cipriano Sabido, por sua compulsão em burlar a legalidade, na esteira de conveniências políticas e/ou pessoais – criou um 10º cargo de técnico informática - suporte, não previsto na lei que instituiu o concurso para o tribunal, para neste abrigar, em caráter efetivo, José Ribamar de Andrade Moura. A denúncia acentua que o concurso público realizado pelo TCE previa exatamente nove vagas de técnico de informática, todas preenchidas.

        De acordo com a denúncia, José Ribamar de Andrade Moura é um ex-servidor temporário do TCE, demitido em 1º de janeiro deste ano, como tantos outros janelados, na esteira do TCA firmado com o Ministério Público, que cobrou a nomeação dos concursados à espera de nomeação. No rastro da farra de cargos comissionados criados pelo tribunal, com a cumplicidade da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, da qual Sabino é originário, em 7 de janeiro de 2013 Moura foi nomeado assistente de informática, com o término do vínculo previsto para 10 de outubro próximo, conforme portaria de Sabino publicada na edição do último dia 25, quarta-feira passada, do DOE, o Diário Oficial do Estado. Na edição do DOE do dia seguinte, 26 de setembro, quinta-feira, o presidente do TCE, em outra portaria, nomeou Moura para exercer o cargo de técnico de informática, a partir de 23 de setembro de 2013, em caráter efetivo, em virtude de aprovação em concurso público. “A nomeação não seria um ato ilegal, não fosse pelo fato da décima vaga, que será ocupada pelo senhor José Ribamar de Andrade Moura, não existir, pois não foi criada por lei”, assinala a denúncia feita ao Blog do Barata, sublinhando que o concurso público do TCE previa apenas nove vagas de técnico de informática. A denúncia também acentua que, mesmo com dois dos aprovados não tomando posse, as vagas abertas foram ocupadas por aprovados que, pela colocação obtida, precediam Moura.

7 comentários :

Anônimo disse...

Cadê o Ministério Público do Pará?

Marcelo Pamplona disse...

Isso não é nenhuma novidade...
Com toda essa onda de protestos que vem ocorrendo e que ainda estão previstos para o próximo ano, nada sensibiliza os poderosos que estão no poder.
Se em plena era da informação acontecem essas coisas, imagine no concurso ocorrido na década de 90, onde ficava mais difícil obter a publicidade dos atos públicos.
Pesquisei no Diários Oficiais pertencentes ao Estado e realmente não foi criada uma 10ª vaga, mas fazer o quê?
Um Órgão que deveria dar exemplo, mas que não tá nem ai para os justos...
Esse é o TCE-PA!

Anônimo disse...

Fiz a prova desse concurso para o cargo de Analista de Controle Externo, mas confesso que já sabia que seria assim.
Basta olhar no Edital do concurso e ver que esse tribunalzinho não queria disponibilizar todas as vagas ocupadas pelos temporários, sendo preciso o MPE intervir através de um Termo de Ajuste de Conduta.
Mesmo com o TAC o presidente do tribunal junto com a sua turma da Alepa criou mais de 100 cargos comissionados que poderiam muito bem ser ocupados por servidores efetivos.
Hoje o TCE possui mais de 250 cargos comissionados, quase a metade do total de servidores do Órgão.
Isso é uma VERGONHA!!!

Anônimo disse...

Cadê o Ministério Público do Pará? (2)


Que absurdo.


Quem fiscaliza/julga o TCE-PA?


Tantos concurseiros se matando de estudar, buscando entrar no serviço público de forma honesta e órgãos como esse faz essa sacanagem para beneficiar "apadrinhados".



Brasil, país da corrupção!!

Anônimo disse...

Acho uma falta de respeito para com as pessoas de bem. Está bem claro, com as devidas portarias publicadas nesta denúncia, que a nomeação de mais um aprovado foi para beneficiar o apadrinhado. Só Não Ver Quem Não Quer Ver!

Anônimo disse...

Esse Sabino merece cadeia.

Anônimo disse...

Bando de corruptos, oriundos da Alepra. Órgão inutil, deveria ser extinto para poupar milhões gastos com esses lad.......