sábado, 12 de outubro de 2013

CÍRIO – Um ar de Círio nas ruas de Belém

A imagem da santa, com seu novo manto: fé contagiante.

LAURA ROSA PINTO DE ALMEIDA*

        Mais um Círio! A festa dos paraenses, como é também conhecido. Pelo ponto de vista de quem não nasceu aqui, mas acredito que para quem nasceu também, parece sempre um susto com tempo marcado para acontecer. É como um respirar fundo diante de uma paisagem surpreendente. O mar de gente nas ruas, o murmurar das vozes e dos cantos, são tão contagiantes que nos dão a certeza que este espetáculo é único na Terra. Tudo que é dito parece pouco, muito pouco, para expressar tanta magnitude.

        É fato. O Círio renova-se ano a ano, como se fosse o oxigênio que parecia não exaurir-se e então invade com força as ruas de Belém e, se prestarmos atenção, ele vêm muito antes do domingo festivo. Em setembro é já sentido. E pelas ruas, nas conversas com amigos, conhecidos, vizinhos, surge o gesto natural que fazemos ao suspender o ar nos pulmões e em seguida soltá-lo para receber novos ares. Mas tantos são os que conseguem fazer o gesto de baixar os ombros no retorno de respirar novamente. O ar fica suspenso. Os pés ficam suspensos. Então fica visível: é o Círio de Nazaré chegando!

        O incomparável Círio de Nazaré desorienta religiões, desnorteia teorias, desconstrói a química, a física, a teologia, a sociologia e todas as outras nossas vãs tentativas de entendê-lo de modo distanciado. Não há distância. Tento me imaginar numa janela imensa, vendo tudo, observando todos os detalhes, talvez para convencer-me que é tudo igual ao ano anterior. Em vão! No ano seguinte, descubro centenas de coisas não encontradas antes. Particularidades infinitas saltam em frente aos meus olhos! O Círio é o Caminho de Santiago ao contrário. Não há solidão pelo caminho de fé. É comunhão! Definitiva. Irrevogável. Misturada ao ar, ao mar de gente, no amor em forma de cordas, flores, dores, risos, cânticos, suor, sabores e promessas.

        Assim é o ar do Círio. Respiremos todos.


* Laura Rosa Pinto de Almeida é assistente social e servidora pública federal de carreira.

Nenhum comentário :