terça-feira, 22 de julho de 2014

DILMA – A leitura de Eliane Castanhêde

Segundo Eliane Castanhêde, rejeição ameaça a reeleição de Dilma.

        Abaixo, a transcrição, na íntegra, da análise de Eliane Castanhêde, intitulada “Gastando cartuchos”, sobre os percalços enfrentados pela presidente Dilma Rousseff para obter um segundo mandato:

Gastando cartuchos

        BRASÍLIA – Sabe o dado mais importante do Datafolha? Eduardo Campos, que só tem 8% das intenções de voto, dá um salto espetacular para 38% num eventual segundo turno entre ele e a presidente Dilma Rousseff. Como assim?
        A única explicação é que as pessoas não votariam a favor dele, mas contra Dilma e o PT. A rejeição dela bate em 38%, o dobro da de Aécio (17%) e mais que o dobro da de Campos (12%); e a avaliação péssimo/ruim do governo bate em 29%.
        Vai ficando cada vez mais evidente que a grande chance de Dilma ser reeleita é arrancar a vitória no primeiro turno. O que, pelo andar da carruagem, parece bastante improvável. Ela vai mal em São Paulo e cai no Nordeste, entre as mulheres e nas grandes cidades, que são irradiadoras de votos.
        Dilma ainda é favorita (36%), mas se a eleição for para o segundo turno, a coisa pode ficar feia. A diferença entre ela e Campos é de apenas sete pontos (45% a 38%). Entre ela e Aécio, que já foi de 27 pontos em fevereiro, caiu para irrisórios quatro pontos (44% a 40%) em cinco meses. Considerando a margem de erro de dois pontos, há empate técnico entre Dilma e Aécio, que tem muito menos exposição.
        A situação da candidatura de Dilma acirra os ânimos do PT e do seu grande líder, Lula, que vive hoje um triplo pesadelo: Geraldo Alckmin com mais de 50% para o governo e José Serra na dianteira para o Senado em São Paulo e Dilma gastando todos os seus cartuchos sem acertar o alvo para a reeleição.
        Se Dilma está assim com Copa, Brics, presidentes da Rússia, da China e da América do Sul e uma série de entrevistas, como poderá evoluir bem daqui em diante?


        Ela tem mais do que o dobro do tempo de TV de Aécio e Campos na campanha, mas TV e marketing não fazem milagre. Talvez a economia fizesse, mas os ventos internacionais não induzem ao otimismo. Nem o desempenho do governo Dilma até aqui.

2 comentários :

Anônimo disse...

Usar como referência esta senhora que é porta voz da tucanalha nacional, seu antipetismo chega a ser risível.

Anônimo disse...

Pede para ela analisar agora com base no IBOPE, esta senhora deve andar de mãos dadas com a Miriam Leitão que não acerta nada da nossa conjuntura econômica nacional.