segunda-feira, 30 de março de 2015

PIRABAS – Trama para poupar juiz beneficia Barroso



Segundo fonte do próprio TRE, o Tribunal Regional Eleitoral, o ritmo lento e parcimonioso sob o qual se arrasta o processo sobre a fraude eleitoral em São João de Pirabas, nas eleições de 2012, ocorre no rastro de uma orquestração cujo objetivo prioritário é poupar o juiz Charles Claudino Fernandes, acintosamente parcial na condução do contencioso. Se bem sucedida, assinala a fonte do tribunal, a manobra acabará por beneficiar, por extensão, o prefeito Luiz Cláudio Teixeira Barroso, do PMDB, mas desde o segundo turno da sucessão estadual de 2014 alinhado politicamente com o governador Simão Jatene, do PSDB. Barroso teve sua reeleição pavimentada por uma enxurrada de títulos falsos, da qual foi epicentro o cartório eleitoral de Primavera, na época comandado pelo juiz Charles Claudino Fernandes e objeto de uma correição, realizada pelo desembargador Raimundo Holanda, então corregedor e hoje presidente do TRE, que inusitadamente não detectou sequer os indícios da falcatrua. “Não há como punir Barroso sem penalizar o magistrado, tão evidente é a sua má-fé”, acrescenta a mesma fonte. O prefeito de São João de Pirabas é protagonista de uma administração caótica, pontuada por evidências de corrupção, comprovados pelo MPE, o Ministério Público do Estado do Pará, que ajuizou uma ação judicial, por improbidade administrativa, na qual solicita a cassação e prisão de Luiz Cláudio Teixeira Barroso. O pedido aguarda a sentença do desembargador Romulo Nunes, vice-presidente do TJ do Pará, o Tribunal de Justiça do Estado.

Para além das demais e robustas provas sobre a fraude eleitoral que beneficiou o prefeito Luiz Cláudio Teixeira Barroso e alguns dos seus cúmplices, existe um e-mail devastadoramente comprometedor, que evidencia a escandalosa falcatrua e estranhamente foi desentranhado do processo pelo juiz Charles Claudino Fernandes. No e-mail, endereçado a então secretária municipal de Educação de São João de Pirabas, Luciana Carneiro, eleita a vereadora mais votada no município em 2012, Nailson Reis, funcionário da prefeitura do município cedido ao cartório eleitoral de Primavera, na época sob o comando do magistrado, pedia discrição e manifestava seu temor de que a fraude fosse descoberta. O juiz Charles Claudino Fernandes sequer mandou periciar o e-mail, o que poderia identificar o IP do microcomputador do qual foi remetida cópia para o notebook de Cláudia Neves, na época servidora comissionada da Prefeitura de São João de Pirabas. Acusada de forjar o e-mail, Cláudia Neves solicitou que seu notebook fosse periciado, mas seu pedido foi desconhecido pelo magistrado. Embora parte do contencioso, o juiz Charles Claudino Fernandes, com uma desfaçatez de corar anêmico, não se sentiu impedido de julgá-lo e, após manter o processo dormitando em sua gaveta por um ano e sete meses, sentenciou julgando improcedente a denúncia sobre a acintosa fraude eleitoral. O procurador da República Alan Rogério Mansur Silva solicitou ao TRE que intervenha, no sentido o juiz devolver o e-mail aos autos, mas inusitadamente ressalvou que acompanhará o voto do juiz Charles Claudino Fernandes, se o magistrado não atender ao pleito.No TRE, até aqui, as discussões ficaram circunscritas ao inusitado desentranhamento do e-mail do processo, desconhecendo as demais e eloqüentes provas da fraude eleitoral.

3 comentários :

Anônimo disse...

Jornalista Barata, porque ninguém protocolou representação no CNJ contra esse juiz? Mãos a obra. É preciso levar esse caso absurdo, ao conhecimento do CNJ. Hoje os jornais noticiaram que o CNJ prorrogou o PAD contra um juiz do TJPA que negociava sentença. Calma gente, não estou falando da juíza Rosileide Filomeno que mesmo sendo flagrada em conversa telefônica gravada pela Policia Federal com autorização judicial, conversa essa em que a juíza negociava sentença, em flagrante prática de crime, de ilícito administrativo e de improbidade administrativa, não foi punida porque foi protegida pelo TJPA e pelo MPPA. Esse caso da juíza Rosileide Filomeno é uma vergonha, essa juíza é mais uma, mas não é única, vergonha para a magistratura Paraense, para o Estado do Pará. O tratamento dado a essa juíza Rosileide Filomeno, é a prova da vergonhosa e repugnante impunidade e de que o crime compensa quando é praticado por magistrados.

Anônimo disse...

Concordo com o Anonimo de 31/03, pois é um Absurdo, se é verdade tudo isso que esta vindo a tona pelo seu BLOG.

E a Sociedade Paraense é ciente que ocorre este Corporativismo entre os Magistrados, sempre para Beneficiá-los e principalmente os Políticos Corruptos.

E falar nisso como anda o Caso da Gravação entre o Ex-deputado estadual Antônio Armando e o atual prefeito de Marabá, João Salame, que envolve o Advogado Sabato Rossetti e vários Juizes do TJE e TRE, inclusive o atual Presidente do TRE/PA o Raimundo Holanda Reis.

É preocupante se o Caso de Pirabas for parar nas Mãos deste Juizes, recorreremos ao CNJ, ONU e ao PAPA.

Anônimo disse...

Só o Destemido Medrado pode investigar esse juiz.
Dr. Medrado tem competência funcional para isso e é o único que tem coragem.