terça-feira, 23 de junho de 2015

COMEN – Carta Aberta a Zenaldo escancara crise

Zenaldo: manipulação política na origem da Carta Aberta.

A manipulação política que privilegia entidades evangélicas, inclusive com recursos municipais, está na origem da crise deflagrada no Comen, o Conselho Municipal de Entorpecentes, estopim da Carta Aberta ao Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), subscrita por uma vasto leque de instituições e entidades. A Carta Aberta ao Prefeito de Belém cobra de Zenaldo Coutinho maior diversidade na composição do Comen – tal qual ocorre no Conad, o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, e no Coned, o Conselho Estadual sobre Drogas – e prioridade para os necessários investimentos nos CAPS AD, os centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

No seu desfecho, a Carta Aberta a Zenaldo Coutinho chega a ser contundente, embora elegante, ao evidenciar as distorções patrocinadas pela atual administração municipal na esfera do Comen. “Assim, solicitamos que, visto a posição democrática que esta prefeitura pretende alicerçar com a finalidade de fazer cumprir o que estabelece os anseios da Constituição Federal de 1988, a qual preconiza as bases da paridade e do controle social nos conselhos, que seja realizada ampla e transparente escolha das entidades da sociedade civil para o Conselho Municipal de Entorpecentes, bem como que seja realizada escolha de sua presidência entre os seus pares, como é praxe nos outros conselhos desta natureza, e , por fim, que também não seja permitido nunca representações de mesma natureza neste conselho, o que acaba por desconfigurar o mesmo como órgão de controle social e, de certa forma, fragiliza e conduz a uma visão antidemocrática deste município de Belém a nível nacional”, arremata a Carta Aberta ao Prefeito de Belém.

2 comentários :

Anônimo disse...

Prezado Jornalista,

Elogiando o caráter imparcial de seu blog, rogo, eu disse, rogo, encarecidamente, que pesquise sobre esse rombo aos cofres públicos municipais representado pelos postes de iluminação, que estão sendo trocados por outros, e instalados em outro local, sem aproveitar o buraco dos postes atuais, na Doca de Souza Franco, 1º de Dezembro e Duque. Eles estão sendo instalados em outro local, justamente para encarecer mais ainda a obra. Por que a troca dos postes ? Por que em outro local, quando o certe seria aproveitar o buraco do poste antigo ?

Atenciosamente,

Anônimo

Anônimo disse...

Foi publicado no diário oficial do dia 24/06 os "representantes da sociedade civil" no conselho de entorpecentes, tudo de igreja e do governo aff.