sábado, 27 de junho de 2015

PSM - Os heróis anônimos

A população de Belém deve uma homenagem aos médicos, enfermeiros e demais funcionários do PSM, pelo comovente destemor - já antecipado quando denunciaram previamente a situação de colapso do Pronto-Socorro Municipal -, assim como aos eventuais voluntários que a eles se somaram, inclusive da Santa Casa. Tanto quanto deve uma homenagem ao contingente do Corpo de Bombeiros despachado para debelar o incêndio, o que foi feito com um profissionalismo e uma coragem que enternecem. São todos heróis anônimos, ainda que essa imagem possa soar a um clichê.

Merecem um parágrafo em especial os bombeiros que combateram e debelaram o incêndio no PSM pelo profissionalismo e coragem que evidencia a ignomínia do abandono a que se vê relegado o baixo escalão da corporação, exaurida por jornadas de trabalho extenuantes, em consequência da falta de pessoal, enquanto a oficialidade vive nababescamente, servil à indiferença do governador tucano Simão Jatene. Uma submissão regiamente paga, com reajustes abissalmente superiores aos dos praças, com o escárnio adicional dos oficiais embolsaram a gratificação por risco de vida, embora absorvidos por funções de caráter burocrático. Nada mais emblemático do cinismo que se confunde com a tucanalha, a banda podre do PSDB, que domina o poder no Pará desde 1995, ano do início do primeiro mandato do ex-governador Almir Gabriel, com o hiato de quatro anos, entre 2007 e 2010, correspondente ao governo petista de Ana Júlia Carepa.

Um comentário :

Anônimo disse...

Nobre jornalista Barata, os funcionários do PSM Mário Pinoti, não são heróis anônimos apenas porque ajudaram salvar os pacientes por ocasião do incêndio. Eles são heróis há muito tempo porque continuam salvando vidas mesmo convivendo com as péssimas condições de trabalho que são impostas pela administração irresponsável desse Prefeito Zenaldo Coutinho.
Que DEUS abençoe esses heróis anônimos.