quarta-feira, 1 de julho de 2015

VOZES DAS RUAS – Os antecedentes do prefeito

De leitor do Blog do Barata, em comentário sobre o prefeito tucano de Belém, Zenaldo Coutinho:

Uma Biografia do Prefeito Zenaldo Coutinho:

Zenaldo Coutinho teve a sua oportunidade. A eleição para prefeito de Belém em 2.012 foi o apogeu de uma vida em que não fez outra coisa senão granjear o apoio dos poderosos, para se transformar num político de carreira; um político com origens na ditadura militar e fluência nas lideranças conservadoras deste estado, em cujo breviário se reza o patrimonialismo; os desfalques da economia do estado como moeda de troca com os grandes empresários em troca de financiamentos milionários de campanhas políticas; o empreguismo de parentes e apadrinhados políticos ao arrepio da constituição federal; etc.
A ascensão política o levou a se tornar um 'expert' na prática do 'empreendedorismo social de fachada'. A criação do Instituto Helena Coutinho talvez tenha sido um de seus projetos com a maior relação custo/benefício - que se diga de passagem, a mais perfeita tradução das 'ações sociais e outras benevolências' do PSDB local. Onde deveria ser sentido o suave perfume do voluntarismo, na verdade se respirava o incenso do empreguismo estatal, sustentando uma grande e onerosa claque de assessores e cabos eleitorais, que hoje se revela totalmente incompetente para ajudar a atual administração a fugir do fiasco total.
Zenaldo tem sido um prefeito tão medíocre, que entre os seus pares do PSDB talvez haja preocupação com um rendimento político 'abaixo da crítica'; uma candidatura inviável até mesmo com todo o suporte do estelionato eleitoral produzido pela Gripho e pelo grupo Liberal, mais a farta distribuição de cheques moradia presumida para a próxima eleição; e por causa desta incompetência, correr o risco de não se reeleger (de não se aproveitar do poder) como fez Simão Jatene, seu maior eleitor; e ainda por cima desempregar o seu numeroso séquito de 'aspones'.

Não sem razão o 'mago-do-caixa-2', Simão Jatene, tratou de engendrar uma renúncia fiscal de milhões de reais em ICMS de grandes empresas - recursos estes que poderiam dar a população jovem do estado escolas de qualidade, modalidades esportivas, ensino em tempo integral e formação profissional; mas que em vez de irrigarem o solo árido da educação pública, vão abastecer os açudes financeiros cujos vertedouros abastecem a máquina política do PSDB.

Um comentário :

Anônimo disse...

Esse hipócrita é a cópia perfeita da tucanalha.