terça-feira, 17 de novembro de 2015

OAB – A correlação de forças na disputa entre as chapas de Alberto Campos e Edilson Silva

Alberto Campos, da situação: chapa sob atmosfera de triunfalismo.
Edilson Silva, com Valena Jacob: otimismo turbinado pelas adesões.

São previsivelmente díspares as projeções sobre a correlação de forças entre as chapas que disputam as eleições da seccional do Pará da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. Na chapa da situação, OAB Sempre Mais por Você - que tem como candidato a presidente Alberto Campos, atual vice-presidente, do qual é vice Jader Kahwage, atual secretário geral, com o apoio do atua presidente, Jarbas Vasconcelos, que disputa uma vaga no Conselho Federal – é inocultável o triunfalismo: para consumo externo, no que é interpretado como uma estratégia para atrair eleitores indecisos, a vitória é tida como líquida e certa, restando a dúvida sobre por qual margem de votos. Na chapa de oposição, Unidos pela Ordem, pela qual é candidato a presidente Edilson Silva, tendo como vice Valena Jacob, a atmosfera é de respeitoso otimismo, turbinado pela avalanche de adesões registradas nos últimos 30 dias. Versões não confirmadas falam de uma pesquisa de intenção de voto, supostamente encomendada pela chapa de Jarbas Vasconcelos, segundo a qual Edilson Silva teria aberto uma expressiva vantagem sobre Alberto Campos.
Em off, uma fonte, com vasta experiência em disputas eleitorais na OAB/PA, avalia que, hoje, há um equilíbrio na correlação de forças entre as chapas de situação e oposição. “Há um mês atrás eu diria que eram mínimas as chances da oposição, mas este quadro parece-me ter sido revertido na reta final da campanha”, afirma. “Nesta altura, a chapa da situação parece-me ter chances reais de sair-se vitoriosa da eleição”, acrescenta.
Simultaneamente a disputa travada pelos votos, prosperam as denúncias de abuso de poder econômico pela situação. Fala-se abertamente, nos bastidores, de compra de votos pela chapa de Alberto Campos, mediante o suposto pagamento das anuidades em atraso de advogados inadimplentes. “Eles pagam as anuidades em atraso, sob o compromisso do advogado beneficiário da benesse votar na chapa do Jarbas Vasconcelos”, relata um advogado que, inadimplente, não deverá votar, por recusar-se a se submeter ao que etiqueta de “um recurso repulsivo, seja da parte de quem compra o voto, seja por parte de quem o vende”.

Um comentário :

Anônimo disse...

Venceu o melhor. Edilson Silva tem mais de 70 anos.É elitista e, ao ter como vice uma mulher era uma tentativa de atrair o eleitorado feminino, que sem dúvida, teve muita expressão na administração de Jarbas Vasconcelos. Essa "denúncia" de favorecimento das anuidades para ter direito a voto é papo furado. A OAB sempre tem interesse em fazer com que seus membros pague o atrasado. E sempre está fazendo campanha em prol de pagamentos atrasados para que sejam quitados. Se pode fazer em qualquer tempo não se queimaria em fazer durante as eleições. Com a administração de Jarbas Vasconcelos a OAB virou mais acessível ao povo, menos elitista e mais próxima das pessoas. Tomara que o eleito mantenha a mesma linha.