domingo, 22 de novembro de 2015

OUTROS 400 – A proposta editorial



Ao expor sua proposta editorial, o portal Outros 400 assinala a preocupação com “os fatos e criações (livros, filmes, shows) referentes aos 400 anos de Belém, o fomento do debate público sobre os rumos da cidade em todos seus aspectos”. Isso, como é sublinhado, sob uma premissa: “Somos parciais”. O que o portal trata logo de esclarecer: “Não acreditamos no mito da imparcialidade do jornalismo. Jornalismo é parcial: queremos discutir outra Belém, pautada pelo interesse público.” Isso sob uma perspectiva muito clara: “Espírito crítico é desconstruir verdades tidas como absolutas em Belém e na Amazônia, contribuindo para a construção de uma comunicação como uma ferramenta para a emancipação social.”
Em seguida, a transcrição dos “Princípios editoriais” do portal, alinhados na página do Outros 400:

Princípios editoriais

O portal Outros 400 é um espaço virtual de produção de notícias e conteúdos de comunicação. São o seu foco de atuação os fatos e criações (livros, filmes, shows) referentes aos 400 anos de Belém, o fomento do debate público sobre os rumos da cidade em todos seus aspectos: políticos, ambientais e culturais, e abordagens da história de nossa capital a partir de uma visão crítica da realidade. 

Parcialidade

Somos parciais. Nossas reportagens não vão mostrar apenas o “outro lado”. Mas os vários lados e facetas da sociedade. Não acreditamos no mito da imparcialidade do jornalismo. Jornalismo é parcial: queremos discutir outra Belém pautada pelo interesse público.

Diversidade

Mais que respeito à diversidade, levantamos as diferenças como bandeira. Vamos colocar em pauta grupos e povos que vem historicamente sendo marginalizados: mulheres, negros, indígenas, ribeirinhos, homossexuais e tantos outros grupamentos que são silenciados diariamente.

Espírito crítico

A cada frase publicada e a cada manchete redigida, vamos procurar a origem dos seus significados. Espírito crítico é desconstruir verdades tidas como absolutas em Belém e na Amazônia, contribuindo para a construção de uma comunicação como uma ferramenta para a emancipação social.


Nenhum comentário :