quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

SEURB – A indiferença oficial diante da aberração patrocinada pela Sky no centro de Belém


Antenas da Sky, na fachada do D. Alberto: aberração oficializada.

A Seurb, a Secretaria Municipal de Urbanismo, é o órgão da Prefeitura de Belém, “responsável pelo controle e fiscalização das construções, alinhamentos prediais, iluminação pública da cidade, e pelas posturas municipais”, conforme esclarece seu próprio site. Por isso, como também está escrito no site da secretaria, a ela compete “as atividades referentes a projetos, execução e conservação de obras públicas; análise e legalização das obras em geral; implantação, controle e manutenção da iluminação pública; além da elaboração e fiscalização do cumprimento de leis urbanísticas e edificais”.
São palavras, porém, que os ventos da indiferença oficial lamentavelmente levam para o vácuo do desapreço por Belém revelado pela administração do prefeito Zenaldo Coutinho. Como se constata diante da aberração patrocinada pela Sky, o canal de televisão a cabo, que fixou suas antenas na fachada do edifício D. Alberto, na rua Carlos Gomes, nº 193, esquina da travessa Padre Prudêncio.
Os monstrengos instalados pela Sky, alguns tolhendo a visão dos apartamentos ao lado ou acima deles, agridem, preliminarmente, o Código de Posturas, mais particularmente no capítulo que trata da proteção estética da cidade. E isto em uma área central de Belém, repleta de edificações históricas e de intensa circulação de veículos e pedestres, inclusos, naturalmente, turistas.

A ausência do poder público, que medra com vigor na periferia, não poupa agora, sequer, as áreas centrais de Belém. Na cidade que Zenaldo Coutinho nos proporciona, vale a truculência da máxima atribuída ao caudilho histórico, segundo a qual lei é potoca.

Nenhum comentário :