sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

TRUCULÊNCIA – Preso por crime ambiental, motorista da Oplima é solto após pagamento de fiança

Após o pagamento de uma fiança que a Justiça arbitrou em R$ 300,00, foi solto Rodinaldo Luis de Oliveira Almeida Júnior, o motorista da Oplima preso em flagrante pelo delegado Vicente de Paulo, da DEMA, a Delegacia Especializada em Meio Ambiente, despejando entulho em via pública. A informação é de Walrimar Santos, assessor de Comunicação da Polícia Civil, retornando consulta feita pelo Blog do Barata.
Rodinaldo Luis de Oliveira Almeida Júnior, o motorista da Oplima preso, foi enquadrado no artigo 54, parágrafo 2º, item V, da Lei de Crimes Ambientais – causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Conforme a lei, se o crime ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos, a pena é de reclusão de um a cinco anos. Por ter pena máxima prevista acima de quatro anos de reclusão, o crime é inafiançável pela autoridade policial, cabendo apenas ao juiz determinar fiança para que o indiciado responda em liberdade.

Indagada sobre o porquê do dono da Oplima não ter sido preso, em lugar do motorista, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil alegou que a empresa também vai responder pelo crime ambiental. “O delegado explicou que a pessoa jurídica da empresa vai também responder pelo mesmo crime ambiental no procedimento policial”, justificou Walrimar Santos, em uma explicação que, por estultícia ou má-fé, não responde ao questionamento feito e ofende a inteligência de qualquer um.

Nenhum comentário :