terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

TV LIBERAL – O fracasso da prestidigitação




O que se pode dizer da entrevista de Zenaldo Coutinho, na TV Liberal, é que soou a um continental fracasso a tentativa de prestidigitação midiática, algo previsível em se tratando de um prefeito abúlico, exceto em ano eleitoral. Sobre o sucateamento da saúde pública, por exemplo, ele calou-se diante das chocantes imagens de pacientes amontoados, inclusive no chão, no PSM do Guamá, assim como evitou aprofundar-se sobre a paralisação de 12 horas dos médicos daquele hospital, a respeito da queixa de falta de médicos e medicamentos. Foi enfático, porém, ao anunciar a reinauguração do PSM da 14 de Março, desativado após um incêndio, que se constituiu em uma tragédia anunciada, evidenciadas pelas recorrentes cobranças por providências do Sindicato dos Médicos e do Ministério Público Federal. Nenhuma explicação ofereceu à denúncia de acordo com a qual das 11 unidades de pronto atendimento de Belém, que deveriam prestar serviços de urgência e emergência em regime de 24 horas, apenas quatro funcionam efetivamente.
Sobre o sucateamento da educação pública, Zenaldo Coutinho não poupou em desfaçatez. Ao ser lembrado que, segundo a própria Secretaria Municipal de Educação, cerca de 3.500 crianças de até cinco anos ficaram fora das escolas nas creches públicas, em 2016, e q        eu 80% das crianças de 0 a 3 anos estão fora de creches, o prefeito não titubeou, em seu olímpico cinismo. A menos de 11 mesos do término do seu mandato, prometeu que o problema será resolvido ainda em 2016.
Quanto a ausência de obras de saneamento, Zenaldo Coutinho, na falta de realizações, preferiu se concentrar no inefável BRT. Mas prometeu que as obras iniciadas na sua gestão serão todas concluídas. “Pode não ser no tempo que nós queríamos por causa dessa oscilação de recursos, mas elas serão concluídas”, trombeteou, sem ousar, porém, elencá-las, de tão parcas que são.

Nenhum comentário :