quinta-feira, 30 de junho de 2016

UFPA – Weil e Lírio lançam manifesto exortando à luta pela universidade e cumprimentando Tourinho

Weyl (à esq.) e Lírio: exortação à luta e cumprimento aos vencedores.

A chapa que teve como candidatos a reitor e vice-reitor os professores João Weyl e Armando Lírio, respectivamente, divulgou um manifesto no qual, além de agradecer os votos dos seus eleitores, exorta à luta por novas ideias e propostas para a UFPA, a Universidade Federal do Pará. “Chegamos ao final desta campanha com o sentimento do dever cumprido e com a certeza de que nossa candidatura foi exitosa. Percebemos o quanto conseguimos pautar novos debates nesta disputa e como conseguimos agregar ideias e pessoas dispostas a construir uma universidade mais cidadã e democrática. A gente sabe que a UFPA já não é mais a mesma”, assinala o manifesto. A chapa de Weyl e Lírio chegou à recorrer à Justiça, solicitando a suspensão da eleição para reitor da UFPA, diante de alegado desrespeito ao regimento eleitoral e cobrando informações “essenciais para garantir a lisura do certame”.
Elegantes, Weyl e Lírio cumprimentam os vencedores da eleição para reitor, na qual a chapa de ambos acabou em quarto lugar, surpreendentemente superada pela professora Vera Jacob, terceira colocada. “Parabenizamos o professor Emmanuel Tourinho, reitor, e o professor Gilmar Pereira, vice-reitor,  pela vitória e desejamos êxito na sua gestão. Esperamos poder contribuir com ela por meio de uma oposição crítica, responsável e que deseja, antes de tudo, que nossa UFPA exerça plenamente sua função pública e social”, destacam.

“Nossa candidatura foi construída coletivamente e em torno de um projeto que coloca a UFPA no centro da vida social paraense. Aceitamos a missão de representar nosso grupo e de defender nossas ideias com grande entusiasmo. O desafio muito nos honrou e esperamos ter estado à altura da expectativa das que caminharam junto conosco e das que nos deram seu voto. Agradecemos também a todas que, mesmo sem ter escolhido nossa proposta, a complementaram com diálogo e mesmo com críticas”, frisam Weyl e Lírio no manifesto, que concluem com uma profissão de fé em suas propostas: ”Nossa luta apenas começou, porque somos a terceira margem do rio e escolhemos ter voz.

2 comentários :

Anônimo disse...

Você acha " surpreendente" que a chapa " Mudança e Ousadia " liderada por Vera Jacob tenha ficado em terceiro lugar ?
Francamente , você não conhece a Universidade . Queiramos ou não ( e pelos seus comentários você não quer) a professora Vera é uma liderança politica no movimento docente há vários anos . Além disso , é pesquisadora da área de educação superior com dezenas de estudos publicados a respeito ; portanto, conhece muito melhor do que qualquer um dos candidatos , inclusive o vencedor que é psicólogo , os problemas estruturais da educação superior e as linhas de força das lutas nacionais. Por essa razão é lamentável que sua chapa tenha perdido para uma chapa oficial que coloca a UFPA nas mãos sujas dos Barbalho. Um corrupto notável.

Anônimo disse...

Vera Jacob é uma reacionária sectária das alas dos decrépitos esquerdalóides que acham, e apenas acham, que possuem as soluções para o mundo inteiro. Só não esqueçamos de notar que ela aceitou dinheiro do SINTEPP e ADUFPA para financiar sua campanha, isto é, dinheiro de trabalhadores sem o consentimento dos mesmos. Isso tem nome e é CORRUPÇÃO. Fora isso, ela colocou no ICED, pela janela, o coord. do Sintepp Mateus Ferreira sem o mesmo ter condições legais para cursar o mestrado. Tudo um grande acordão. E vem me dizer que é uma mulher séria. Brincadeira!