quinta-feira, 22 de setembro de 2016

SINTEPP – A nota em defesa de Manoel Ovídio

Em seguida, a transcrição, na íntegra, da nota do LUTE, Luta Unificada dos Trabalhadores em Educação, um coletivo de docentes, em solidariedade ao professor Manoel Ovídio Franco Carvalho.

NOTA OFICIAL DO LUTE

Não à perseguição política ao professor Manoel Ovídio!

Por liberdade de expressão e democracia no Sintepp-PA!

Autoritária, burocrática e de patrulhamento político e ideológico, é como denominamos a postura da direção do Sintepp-PA (APS/PSOL- Grupo Avançar na Luta) de perseguir e punir aqueles que discordam de suas opiniões, suas práticas políticas e metodológicas à frente do sindicato. Foi publicado no site do Sintepp-PA nesta segunda-feira (19/09/2016), entre outros encaminhamentos do CER, realizado no dia 16/09/2016, uma decisão política que abre um pernicioso precedente que atenta contra a democracia e o respeito as diferenças no seio de nossa categoria, uma nota de repúdio contra a fala na assembleia do dia 15/09 do professor Manoel Ovídio, coordenador Geral da sub-sede do Sintepp de Ananindeua e integrante do nosso coletivo LUTE (Luta Unificada dos Trabalhadores em Educação), bem como a instalação de uma comissão de ética para apurar os fatos. Tudo isso, porque o companheiro Ovídio falou, entre outras coisas que, na sua compreensão, a direção majoritária do Sintepp-PA (PSOL/ grupo Avançar na Luta) abandonou a campanha salarial de 2016 da categoria, priorizando a campanha eleitoral de seus candidatos, canalizando todos os seus recursos e esforços para esse fim, uma avaliação política do nosso coletivo, que qualquer companheiro da categoria pode discordar, mas que, no entanto, representa a opinião de uma coletividade.
Antes de tudo, queremos afirmar que o companheiro Ovídio é um lutador reconhecido das causas sociais, militante do MRS, foi dirigente do movimento estudantil na UFPA (DCE) e há mais de 10 anos atua com protagonismo no movimento sindical da educação. Sendo membro do LUTE, luta de forma intransigente contra o governo Jatene e suas políticas. Como professor e coordenador da sub-sede do Sintepp em Ananindeua luta contra o governo Pioneiro e suas políticas. Não possui liberação sindical, diferentemente de outros diretores da entidade, e ministra aulas na rede estadual e no município de Ananindeua.
Acreditamos que essa postura de perseguição por parte da direção do sindicato contra o companheiro Ovídio atinge todos aqueles que avaliam que o Sintepp-PA precisa mudar sua política e seus métodos de atuação equivocados, o que tem levado a nossa categoria a sucessivas derrotas no último período, a exemplo da greve de 2015. Avaliamos que a falta de uma atuação mais presente nas escolas, gera um grande distanciamento da base; a falta de uma política de formação sindical para a categoria causa imensos danos à elevação do nível de consciência; a prioridade às mesas de negociação em detrimento da mobilização desarticula nossa luta como educadores; a falta de diálogo e de respeito em relação aos outros setores que compõem a coordenação estadual da entidade transforma o Sintepp-PA num feudo político de um grupo; a falta de uma política de transparência em relação aos recursos da entidade leva a perda de credibilidade. A tudo isso, soma-se uma visão eleitoreira e derrotista dos movimentos sociais, o que canaliza muitas lutas da categoria para o terreno eleitoral.
Essa é a critica política e metodológica que fazemos em relação à direção atual da entidade e, da qual, qualquer membro do LUTE é seu porta-voz. O Luta Unificada de Trabalhadores em Educação é um agrupamento político e sindical, independente, formado por professores da categoria, sem vícios eleitorais, que luta pelos interesses, direitos e a qualificação da categoria. Temos a compreensão de que devemos chamar a unidade com todos os setores políticos e lutadores sociais da nossa e de outras categorias para fortalecer a mobilização permanente dos trabalhadores em defesa de seus direitos e na busca de mais conquistas, bem como denunciar sistematicamente os governos Temer e Jatene.
Nas últimas assembleias defendemos a realização de uma greve pelo piso, mas como a categoria optou em não fazê-la ainda, respeitamos essa decisão e nos submetemos a ela, chamando a paralisação do dia 22/09 e participando do nosso calendário de luta. Entretanto, como criticamos a política da direção do Sintepp-PA na assembleia, no dia seguinte no CER - no qual a direção do sindicato tem maioria - votou-se uma punição ao companheiro Ovídio, embora uma boa parcela de conselheiro tenha se colocado contrária a ela; aprovou-se uma nota de repúdio, pedindo retratação do companheiro, mas, em seguida, instalou-se uma comissão de ética para avaliar o caso, ou seja, primeiro se puniu, depois irão apurar.
Dessa situação, podemos concluir que o que se quer, na verdade, é calar, por meio da intimidação política, aqueles que não concordam com o que acontece hoje no Sintepp. O companheiro Ovídio sequer sabia que isso seria discutido no CER e foi preciso que alguns conselheiros o avisassem pelo telefone para que, na tarde do dia 16/09, ele estivesse presente neste fórum para se defender. Um absurdo burocrático!
Neste sentido, ficamos nos perguntando: qual é o real motivo dessa campanha odiosa da direção do sindicato (APS/PSOL) contra o LUTE? Acreditamos que, agindo dessa forma, ela se coloca contra qualquer organização política e legítima da categoria; uma direção que nunca pode receber críticas e não se responsabiliza pelas derrotas que a categoria sofreu nos últimos anos. Para nós, isso é um desrespeito a todos aqueles que são contrários as suas posições.
Queremos denunciar essa situação para a categoria e exigir explicações da direção do sindicato, pois a primeira punição ao companheiro em questão já foi aplicada e está no site da entidade!
Por último, queremos afirmar que estaremos firmes na luta contra a política do governo Jatene de tentar criminalizar o nosso movimento. Somos contra qualquer tipo de punição a todos os companheiros perseguidos por conta da participação em nossa última greve e exigimos do governo o arquivamento imediato de todo processo contra os dirigentes sindicais do Sintepp-PA e os companheiros da base que estão sendo perseguidos pelo governo. Pois temos o entendimento de que, embora tenhamos grandes diferenças políticas e metodológicas em relação à direção do Sintepp-PA (APS/PSOL), elas não podem servir de pretexto para enfraquecer a luta da categoria frente ao governo. Esperamos, sinceramente, que os companheiros repensem sobre o tipo de atitude que tomaram contra o companheiro Ovídio e o nosso coletivo, e mudem de posição.

Neste sentido, chamamos todos os trabalhadores da categoria e os setores organizados do movimento a combater essa postura antidemocrática da direção do Sintepp-PA. Pedimos a solidariedade ao companheiro Ovídio, e a saída do seu nome de qualquer processo em comissão de ética. A única nota de repúdio que defendemos é contra Jatene e seus asseclas! E a única punição que o sindicato deve exigir é a prisão de Jatene por não respeitar a ordem judicial de pagar o nosso piso de 2016!

Nenhum comentário :