quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PARÁ – Não!!! Pura e simplesmente, não!!!

Transcrevo abaixo, na íntegra, a colaboração do internauta que se identifica como Paulo Xavier e expressa, em versos, seu repúdio diante da proposta de divisão do Pará.

NÃO

NÃO é de hoje que tentam te dividir, reduzir, subtrair, separar, esquartejar.
NÃO é de hoje que trocam tuas riquezas, tuas belezas, por mazelas e sequelas.
NÃO é de hoje que te difamam, que te proclamam ao avesso.
NÃO é no que tens de bom que a mídia acerta teu endereço.
NÃO é de hoje que navegas à deriva, ao descaso, que impedem tua aurora e promovem teu ocaso.
NÃO é de hoje que te tratam como um mau inquilino; até tua estrela, da bandeira tentaram despejar.
NÃO foi à toa que nasceste forte, Forte do Presépio.
NÃO foi fácil crescer feliz, Feliz Lusitânia.
NÃO te curvaste aos maus forasteiros nem a teus maus filhos.
NÃO te curvarás aos que, agora, querem iludir tua consciência, lotear teu coração.
Se é para o bem dos poucos e mesmos o golpe da divisão, teu povo diz NÃO!

23 comentários :

Eu voto SIM disse...

Se é pra continuar com um estado que não dá conta de pagar R$64,00 aos professores para igualar o piso salarial nacional em virtude de políticos como Jader Barbalho, Almir Gabriel, Ana Julia e Simão Jatene terem esquartejado os cofres do grande Pará e tê-lo quebrado, falido, então digamos todos NAO!

Anônimo disse...

Eu sou belenense com 46 anos e a favor da divisão do Pará! a primeira pergunta que faço aos partidaristas contrário é esta:
você acha justo as pessoas que moram nas regiões do Carajas e Tapajós trabalharem, produzirem, pra sustentar a Região de Belém? essa nossa região é um "poço sem fundo" todo recurso é somente para sustentar a "carrada de migrantes" que desembarcam todos os dias e aumentam cada vez mais o número de necessitados e famintos. Enquanto os caras estão ralando, nós (digo nós) porque moro aqui, vemos o suor deles escorrendo pelo ralo sem retorno, acho puro egoísmo e falta de respeito com eles, eles merecem retorno, mas, não há, tudo que é arrecadado no estado vem pra Belém, o que volta são apenas migalhas. portanto, não é melhor deixar eles cuidando da região deles, enquanto que nós devemos criar verganha na cara e perder o medo de andar com as nossas pernas, e deixarmos de ser egoistas, sanguessugas e cuidarmos de trabalhar pra melhorar esta nossa região.
ps. não tenho nenhum tipo de vínculo com quem quer que seja em nenhuma das duas regiões, essa é somente a minha opinião.

Anônimo disse...

Bravo, bravo, bravo...!!!!
Concordo plenamente. Sou paraense filho de Marabá, onde moro e de onde estou comentando o post. E, mais: vou votar NÃO. Eu, e muitos conterraneos mais que moram aqui. Vamos manter o Pará unido.

Hugo Nogueira disse...

Nasci em São Domingos do Araguaia, distante a 50 km de Marabá, filho de mineira e de maranhense. Ainda criança vimos morar em Parauapebas, onde pretendemos ficar, trabalhar e perpetuar nossas gerações (e não, vir de fora e tomar a terra como dizem por aí!).
Somos nós que vivemos nessa terra, somos nós que conhecemos e sofremos com essa realidade do abandono no sul do Pará e resto do estado... sinceramente, nunca me senti paraense (mesmo antes do tema divisão vir à baila). Se me perguntam o meu gentílico com relação a estado, me causa estranheza dizer que sou paraense (minha certidão é obrigada a expressar isso)... Há anos, não setimos emoção em votar nas eleições para governador do estado (para nós, tanto faz o PT de Ana Júlia, PSDB de Almir, Jatene ou PMDB de Jader ou o PSOL de Edmilson), pois independente de quem assuma a cadeira no Palácio dos Despachos, assistiremos aqui um desgoverno, oriundo não de carência política de tal governante, mas de carência técnica do estado que já não consegue atender o interior. E ainda que um marabaense ou um santareno assumisse o governo do estado, continuaríamos a viver o abandono, pois como digo, o problema é técnico....
Por favor, nos libertem, nos libertem!!!

Anônimo disse...

Devo dizer que ninguém está preso à nada. A esperança de dias melhores não depende de políticos mas de nós. Políticos são fruto da nossa ignorância. Portanto, cabe a nós inventar um outro tipo de gestão. Banindo da vida pública esses urubus que já estão há décadas, pouco se importando com o bem público. Somos os responsáveis por esse estado de marasmo. Depende de nós não dividirmos por desejo deles. Ou integramos ou entregamos.

Anônimo disse...

Devo dizer que ninguém está preso à nada. A esperança de dias melhores não depende de políticos mas de nós. Políticos são fruto da nossa ignorância. Portanto, cabe a nós inventar um outro tipo de gestão. Banindo da vida pública esses urubus que já estão há décadas, pouco se importando com o bem público. Somos os responsáveis por esse estado de marasmo. Depende de nós não dividirmos por desejo deles. Ou integramos ou entregamos.

Anônimo disse...

O mais curioso é que esse mesmo povo que quer se separar do Pará e, alegadamente dos políticos do Pará, são os mesmos que deram mais de 65% dos voltos para o Jader Barbalho. Se for pra levar esse político pra essas bandas, me torno imediatamente a favor da separação, mas não esqueçam, leve o JB pra vcs!!

Anônimo disse...

Ao postado das 15:55. Talvez a mistura de mineiro com maranhese tenha afetado seu cerebro. que deve ser como o de camarão ter merda. Se não esta contente no Pará vai procurar seus parente mineiros e maranhenses e deixe a terra para seus legitimos donos. Voces ai chegaram somente para tirar a riqueza que existe e mais nada. Se realmente tivessem amor por esta terra só teriam é que agradecer. Mas o tempo dira a verdade. Sabemos qual a revolta pois a região de carajás já expulsou de suas terras os paraenses, ai os politicos são na sua maioria oriundos de outros estados, a população também como você então só tinhamos que esperar por isso.
NÃo e NÃO o resto é resto.

Anônimo disse...

21:07, isso não é emancipação, é literalmente o caminho mais facil para vender o Pará, e fiado! dividir é uma conta inexata, sempre alguem sai perdendo.O lado mais fraco, obviamente." tudo que é arrecadado no estado vem pra Belém". Voce sabe que isso não é verdade.O seu municipio, o meu municipio, os municipios todos tem uma figura chamada prefeito e outra chamada câmara de vereadores.Principalmente a camara de vereadores, que, numa cidade de Sao Paulo se nao me engano foi toda desfeita pela população, todos mandados embora incluindo o prefeito, so sobrou a vice prefeita.POrque a população reagiu.É a corrupção meu caro, que faz um municipio estagnar.Este acordo tácito que faz um povo se deixar enganar.Voltemos todos aos estudos e vamos ler sobre responsabilidade fiscal, LDO, PPA,LOA e por aí vai.Audiencia pública, meu caro, em quantas ja foi? Aquele que alimenta o monstro pode mata-lo tambem.Em 1792 Tiradentes queria nossa libertação, isso é fato histórico. O que diria ele se soubesse que em pleno século XXI caimos no mesmo canto de sereia? quem está agora nos colonizando? quem tem meios escusos para nos fazer acreditar que dividir as riquezas da Amazonia nos fará mais ricos? A mesma Amazonia que tem o rio que acabou de ser considerado uma das 7 maravilhas do mundo? naquele tempo, Tiradentes queria que os lucros ficassem no Brasil, hoje a riqueza de Carajás, que nunca foi regulamentada e por isso não vem nem pra Belem nem para o municipio é tratado exatamente como era tratado pela coroa portuguesa: dividido entre poucos. Olhe para Belem, vá até sua janela e descubra se de fato a riqueza de Carajás está sendo investida aqui.
O que deve ser dividido são as responsabilidades. Os poderosos de Carajás nao se preocupam nem com o municipio, nem com Belem.Fazem acordos. Naõ cumprem o que deveriam cumprir.Se um terço do que deveriam fazer fose feito, a população não seria iludida achando que retalhar o Pará será o meio mais facil de desenvolimento. Naoc acredito em nenhuma forma de desenvolvimento feito por poucos.
A historia é movimento, não é apenas uma página de livro.Daqui a 30 anos, quando outras potencias tiverem assumido o poder economico mundial, nós da regiao norte e mais precisamente do Pará poderemos ter escolhido dois caminhos. O primeiro: encolhidos e subjugados porque não lutamos e entregamos a decisão de nossas vidas ao modelo capitalista que veio nos tomar a terra, ou, seremos uma potencia unida, que na hora crucial dissemos não e tomamos a decisão de questionar, duvidar e exigir outro destino para nós.Esse discurso da divisão surgiu de alguma manobra da quel nós, povo, nao fazemos parte.PERGUNTE-SE TODOS OS DIAS: POR QUE QUEREM DIVIDIR A MAIOR RESERVA NATURAL DO MUNDO? POR QUE NÃO A BAHIA, O MARANHÃO QUE MUITO MAIS POBRE, POR QUE NAO FALAM EM DIVIDIR SÃO PAULO? POR QUE O PARÁ?
SE NAO ME DEREM UMA RESPOSTA CONVICENTE E COMPROVADAMENTE VERDADEIRA, CONTINUAREI DIZENDO NÃO.

Anônimo disse...

Anônimo das 15:55 entra na justiça e pede a retificação de tua naturalidade, porque paraense da tua marca nós estamos extirpando daqui. Volta para o maranhão ou para Minas e vai passar forme pra lá, pois acredito que quando teus pais vieram para cá foi porque aqui é a terra da fartura, da fraternidade, da esperança. Nunca nos recusamos em receber vocês, mas agora avacalhar com a nossa terra meu irmão, te manca e vai te embora.

Anônimo disse...

Sinto que o PARÁ existe e fica apenas na regiao metropolitana. Percebo que há um forte sentimento de PARAENSISMO. De se mostrar GRANDE. Independentemente da falta de governabilidade. Nas demais cidades, um pouco mais afastadas de BELÉM nao nos sentimos assistidos, nem com o minimo possivel. Nao basta eu ser PARAENSE, tenho que SENTIR. Nao apelo, nao precisa, nossa dor, nosso sentimento de exclusao e abandono e enorme. Pensem nisso! Voces nao queriam sentir um pouco o que passamos? Experimente, pelo menos uma viagem em onibus da transbrasiliana de Belem ate Parauapebas e vejam que sofrimento, horas de viagens, medo de assaltos, estradas esburacadas (eternamente). Arnilson

Ademir Braz disse...

Nós também recebemos umas explicações, de leitor belenense, sobre as razões dos eleitores do Não.
Vejam aí:
"QUEM VOTA NO NÃO É PORQUE:
- Não nadou no Tocantins e Não nadou no Tapajós e NÃO nadou no Xingu. - Não andou na Transamazônica e Não andou na Santarém-Cuiabá.
- Não conhece o Sul do Pará e Não conhece o Oeste do Pará.
- Não precisa de mais Hospitais e Não precisa de mais escolas.
- Não... comeu Tucunaré e Não comeu Tambaqui.
- Não conhece a praia do Tucunaré e Não conhece Alter do Chão.
- Não ficou preso num atoleiro nem numa barreira do MST.
- Não torceu no Zinho Oliveira e Não torceu no Barbalhão.
- Não sofre com falta de energia e Não sofre com falta d'agua.
- Não dançou nas exposições e no Sairé.
- Não precisa de carro 4x4 e Não precisa de barco.
- Não se importa com o presente e Não se importa com o futuro de outros irmãos brasileiros.
- Não enxerga a realidade e Não enxerga as oportunidades.
- Não tem filhos sem faculdade e Não tem pais sem assistência médica!"

Anônimo disse...

Venham morar aqui no Sul e Sudeste do Pará pra verem o que é bom! Sem saúde, sem escola de qualidade, estradas então nem se fala. As oportunidades de emprego e renda aqui são reais, diferentemente da capital. Então damos graças a Deus por estarmos aqui, mas que seja com dignidade. A nossa região está esquecida faz tempo. Vocês aí na capital tem usado nossa riqueza faz tempo. Só utilizam estradas boas pra irem a Mosqueiro e Salinas se exiberem, e ser o que não são. Então é SIM! Fiquem vocês aí.

Anônimo disse...

Pesquisa divulgada hoje no Jornal Liberal, dá conta que os políticos mais entre outros, estão giovani queiróz e Lira maia, que depois de enricarem, querem ter um estado prá eles. Vão ser governadores, vão criar mais uma alepra, um tce/tcm, etc..., onde vão empregar os parentes de políticos daqui, sobrinhos, filhos etc... e vocês dai, vão ficar a ver navios, como nós aqui. É NÃO.

Anônimo disse...

Possíveis ataques do PCC deixam polícia em alerta.
Braço nortista da facção criminosa planejava onda de violência na cidade

Belém 16 de Novembro de 2011 – O Liberal

As forças policiais e de segurança passaram o dia de ontem em alerta máximo em Belém.
É que o serviço de inteligência policial detectou a informação de que a facção criminosa
Primeiro Comando da Capital (PCC) pretendia promover, ontem, ataques na capital paraense.
'Hoje (ontem) seria o dia D', disse uma fonte. Oficialmente, nenhuma autoridade da área
de segurança pública confirmou a informação. Mas fontes ouvidas por este jornal,
ambas bem posicionadas na área policial, confirmaram que, de fato, havia ameaça
de ataques do PCC, organização criminosa muito forte nas cadeias de São Paulo.

Não há detalhes de como seriam as demonstrações de violência do
Primeiro Comando de Capital. Suspeita-se que, a exemplo do que já ocorreu em São Paulo,
poderiam haver uma série de ataques a prédios públicos ou, então,
ônibus poderiam ser incendiados. As supostas manifestações do PCC
seriam em represália à ação do governo carioca em
favelas do Rio de Janeiro. E, ainda segundo as informações
detectadas pelo setor de inteligência, Belém teria sido a
capital escolhida, na região Norte, para ser palco dos ataques do PCC.

Confirmada ameaça do PCC

Edição de 17/11/2011 - Jornal AmazôniaFonte policial disse que havia indícios de que a facção
agiria em Belém. Operação "Sentinela do Norte" foi antecipada.

Uma fonte do sistema de segurança pública do Estado confirmou, ontem, que havia indícios
de que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) pretendia promover,
anteontem, ataques em Belém. Por essa razão, as forças policiais e de segurança
passaram o dia em alerta máximo. A notícia foi publicada, com exclusividade, na
edição de ontem. Pedindo para não ser identificada, a mesma fonte também disse
que, por conta de uma possível manisfestação de bandidos ligados ao grupo criminoso,
o governo estadual antecipou a realização da segunda parte da operação "Sentinela do Norte",
que ocorreu na sexta-feira passada.

Anônimo disse...

Votar sim, representa a melhor forma de gerenciar os inúmeros problemas existentes. Quem vota não, é porque não conhece a situação caótica que vive a população da região que clama por melhores dias. Votar SIM significa a presença do Estado próximo da população. Uma pergunta aos contrarios do SIM: VOCES CONHECEM A NOSSA REALIDADE? Saúde, Educação, Saneamento básico, Segurança e muitos outros...... O Estado do Pará e como um Tiranossauro, tem a boca grande e os braço bem pequenos, ou seja, a mordida é cruel (impostos, etc.), no entanto quando é para distribuir, só consegue, devido seus braçinhos, atender próximo a sua sombra. Por isso, para o bem de todos. SIM.

Anônimo disse...

Quem lê um comentário do tipo desse senhor Ademir Braz pensa que Belém é um paraiso. Belém tem os mesmos problemas, proporcionalmente, que todos os municípios brasileiros, inclusive todas as capitais. Agora, pensar que só dividir o Pará para satisfazer uma dúzia de políticos que vieram pra cá enriquecer explorando esse próprio povo do sul do estado, o pseudo estado de Carajás vai ser un eldorado é querer subestimar a inteligência do povo. Quantas vezes esse senhor Ademir não deve ter votado no Barbalho, no Almir, na Ana Júlia e outros políticos dessa jaez que estão por aí? Ou esse senhor Ademir acha que votando pela criação dos novos estados, o Giovani Queiroz, o Lira Maia, o Asdrúbal Bentes e tantos outros Maurinos da vida vão transformar as regiões de Carajás e Tapajós na Dinarmarca, Holanda, na Noruega, Suiça, Islândia, Finlândia brasileiras? Não e não, senhor Ademir: Carajás e Tapajós, com seus novos dirigentes tipo Giovani Queiroz, Lira Maia, Asdrúbal Bentes, Maurino Magalhães (envolvidos em processos no STF e outros tribunais e até agora livres não por causa do Pará, mas por causa da impunidade parlamentar graças à imunidade)e tantos outros que vieram para o Pará para aqui enriquecer e fazer somente a política de seus interesses particulares, terão os mesmo problemas de falta de saneamento, sáude, segurança. A mina de Carajás, o ouro, a bauxita, a pecuária, enfim, essas riquezas não vão tirar essas regiões da situação em que estão. Os tributos pagos por exploração mineral é quase nenhum. Estão isentos ou quase isentos de tudo. Ou esse senhor acha que São Domingos do Araguaia, Curionópolis, Eldorado, Faro, Terra Santa, Curuá, só para ficar nesses exemplos, vão se transformar da água pro vinho só por causa da divisão? Não e não, senhor Ademir. Não existe varinha mágica. Se por acaso esses estados forem criados, o senhor Ademir já se imaginou sendo governado por Asdrúbal Bentes, ou Giovani ou Lira Maia, todos nas barras da Justiça? Será um mau começo, ou não? Para começar a mudar essa situação não só no Pará, mas em todo o Brasil, senhor Ademir, nós é que temos que mudar. E com o voto ficha limpa, extirpando de vez os sujos. Está nas nossas mãos. Taí o estado do Tocantins, criado pela Constituição de 88, citado como exemplo de eldorado pelos separatistas: a família do político Campos domina o estado desde a sua criação. Já teve até governador cassado em 2009. E assim será no Carajás e Tapajós se por caso forem criados. Sim, porque está difícil de isto acontecer.
Ah, esqueci: os professores da rede pública dos "novos" estados já vão começar ganhando o piso salarial nacional... Chega de balela, separatistas!
José Francisco (Chico da 28) Matos

Anônimo disse...

Se dividir quantos deputados teremos, menos de 41 né? Quantos vereadores Belém terá, menos nè? Então tô arriscando o SIM. Pior do que está não pode ficar.

regina disse...

venho denuciar uma SITUAÇÃO NA SESPA:

somos assistentes sociais aprovados no concuro 153 da secretária de saúde-SESPA,E AINDA AGUARDAMOS POR NOMEAÇÃO

e enquanto EXISTE UM CADASTRO DE RESERVA DE CERCA DE 105 APROVADOS(NIVEL CENTRAL) aguardando por nomeações que nunca saem,o que vemos éa SESPA CONTRATAR TEMPORÁRIOS para ocupar o cargo de assistente social,ou seja,estão colocando temporarios onde existe concursado aguardando nomeação!!!

somente entre os dias 7 e 18 de novembro foi publicado no diario oficial 7 contratações temporarias para o referido cargo onde existem aprovados esperando por nomeação

sr governador faça o correto para de contratar teporarios e convoque os aprovados no concurso 153 da sespa

Anônimo disse...

Não vejo na mídia a opinião dos mudinhos da bancada do Pará no Congresso Nacional. Onde está a posição sempre desvairada da senadora, ela ficou muda ou já foi cooptada pela turma do Sarney.
Que conhecer a senadora? dá-lhe o poder

Diego disse...

NÃO é de hoje que o Pará sofre de pobreza, pouco policiamento e muitas mortes por descaso de gorvernadores que so olham para capital e mesmo assim e uma vergonha. (Paraense que teve que sair da sua região para poder ser alguem na vida)

Anônimo disse...

Por um PARÁ forte como um LEÃO, sem DIVISÃO...!!!!!

Anônimo disse...

Tem razão a maioria esmagadora dos belenenses votar NÃO. Usufruindo da renda da região separatista já é uma (com licença) "merda", imagine sem esse dinheiro! Em termos de capital, é uma das piores do Brasil...