segunda-feira, 17 de junho de 2013

UFPA – Reitor é acusado de sucatear hospital


        “Terra de ninguém.” Assim é definida a atual situação do Hospital Universitário Betina Ferro de Souza, cujo sucateamento, em grande parte, é atribuído ao reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy (foto), acusado de privilegiar suas conveniências políticas, em detrimento da meritocracia. Como exemplo do desdém de Maneschy em relação ao hospital universitário é citado o imbróglio protagonizado por médicos do quadro da UFPA, a Universidade Federal do Pará, que optaram por uma carga horária de 40 horas semanais, mas não cumprem sequer 10 horas semanais, deixando uma avalancha de pacientes à míngua. Como o Bettina não dispõe de ponto eletrônico, a freqüência é registrada em livro de ponto, um instrumento passível de escamotear a desídia de servidores relapsos.
        As denúncias sobre malfeitos no Hospital Universitário Betina Ferro de Souza, com prejuízos ao erário, foram feitas pelo farmacêutico bioquímico Renato Ferreira da Silva, ex-diretor adjunto do hospital e que acabou demitido exatamente por fazê-las. No vasto elenco de tramóias figuram desvios de recursos públicos federais; fraudes em contratos com a COOPANEST, a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Pará; pagamentos superfaturados de plantões à própria COOPANEST; transferência de equipamento à margem da lei; e leniência diante do escândalo protagonizado por médicos do quadro da UFPA, a Universidade Federal do Pará, que optaram por uma carga horária de 40 horas semanais, mas não cumprem sequer 10 horas semanais, deixando uma avalancha de pacientes à míngua.

        Pelo menos duas sindicâncias foram instaladas, por determinação do reitor, para apurar as denúncias feitas por Renato Ferreira da Silva. Por isso etiquetadas de “graciosas”, ambas as sindicâncias concluíram pela improcedência das denúncias, “apesar das robustas provas documentais”, como observa uma testemunha privilegiada do imbróglio.

20 comentários :

Anônimo disse...

Fora paulo amorim, tu tais roubando meu dindin.

Anônimo disse...

Jornalista Barata:
A situação do Hospital Barros Barreto é muuito pior.
Existe, inclussive, um relatóirio que o reitor esconde de todos, pois há revelação de um esquema pesado de corrupção feito pelo diretor adiministrativo em sociedade com o reitor maneschi.
Procure saber, pois aqui no hospital todo mundo saibe.

Anônimo disse...

Assim papai eu também quero um emprego desse. Menos de 10 h semanais é melzinho na chupeta. E a população que se exploda.

Anônimo disse...

Estivemos ontem na manifestação para protestar contra o sucateamento da saúde onde o hospital Bettina se destaca. Estivemos lá protestando contra os "paulos amorins" da vida e toda a sua quadrilha, incompetente, mas espertalhona que rouba na maior cara de pau, aquilo que seria benefício pros pobres coitados que adoecem e caem naquela arapuca.
Protestamos também contra esse reitor que assiste a tudo e nada faz porque, com certeza absoluta , está tirando o seu naco.
Acreditamos, sim, num Brasil melhor onde possamos ter estes ratos bem longe de cuidar daquilo que pertence ao povo.
Fora maneschy!
Fora Paulo Amorim! (que se diz sociólogo, pasmem!)

Anônimo disse...

A presidente relacionou temas presentes no discurso dos manifestantes e disse que os protestos emitiram uma "mensagem direta" à sociedade e aos governantes. Nessa mensagem, segundo Dilma, está "o repúdio à corrupção e ao uso indevido do dinheiro público"
É isso aí Barata, abaixo a corrupção no Hospital Bettina Ferro.

Anônimo disse...

"Os que foram ontem às ruas deram uma mensagem direta ao conjunto da sociedade, sobretudo aos governantes de todas as instâncias. Essa mensagem direta das ruas é por mais cidadania, por melhores escolas, melhores hospitais, postos de saúde, pelo direito à participação. Essa mensagem direta das ruas mostra a exigência de transporte público de qualidade e a preço justo. Essa mensagem direta das ruas é pelo direito de influir nas decisões de todos os governos, do Legislativo e do Judiciário. Essa mensagem direta das ruas é de repúdio à corrupção e ao uso indevido do dinheiro público". FORA CORRUPTOS que ROUBAM A INSTITUIÇÃO PÚBLICA BETTINA FERRO.

Anônimo disse...

E o diretor da Betina,expert em tramoias ao erario, como fica ?

Anônimo disse...

Caro Barata,
Acompanho seu blog há tempos, pois aqui é um espaço de denúncias, ainda que pese o fato de termos de ficar anônimos. A coisa ta feia na UFPA, esse Wellington de Mello e Silva Júnior, realmente não faz nada na ufpa e seu blog não tem somente erro de concordância no título, mas em todos os seus post. Ieda Louzada, essa senhora grossa, mal educada, que trata todos com arrogância quando tem seus interesses contrariados, aumenta a voz e diz que “vai falar com o maneschy”. Aliás essa é a frase preferida dos que são lotados no gabinete, os chamados “assessores” e com certeza são fantasmas, pois o espaço físico é insuficiente para tantos que todos sabem são lotados lá. Esse senhor parece não temer o Ministério Público, CGU visto que as denúncias são todas empurradas para debaixo do tapete, pois como presidente da andifes, certamente isso lhe é mais conveniente. Neste caso ele está sendo omisso e conivente. Afinal foi para isso que ele tanto quis ser reitor? Hospital Betinna, Hospital Barros Barreto, Prefeitura do Campus, Parfor...eita que vai ter muito trabalho pra Polícia Federal!!!!!!

Anônimo disse...

A situação já está começando a mudar no País! Acho bom este Reitor colocar sua barba de molho, pois o mesmo além de ser OMISSO e CONIVENTE vem praticando CONDESCENDÊNCIA CRIMINOSA. Precisamos sim socializar cada vez mais e mais essas falcatruas que vem ocorrendo na UFPA, principalmente essas denúncias do Hospital Bettina Ferro, para que o nosso ECO de insatisfação chegue até seus Pares da ANDIFES, para que os mesmos fiquem sabendo que representante elegeram para dirigir tão séria Associação. Quanto a essa senhora chamada Ieda Louzada, ela diz abertamente que é AMANTE do REITOR, até como forma de intimidar as pessoas. Usou recursos públicos federais com o aval do Diretor do Bettina, para bancar viagens de sua filha a São Paulo. Usou também recursos repassados pela PROAD para bancar um Congresso onde essa verba foi gerida por ela em proveitos próprios. Pagou R$ 8.000,00 Reais pelo aluguel de um Stand para seu irmão. Pagou R$ 7.500,00 Reais para sua cunhada chamada Luciana Mosaquatro, tudo sem Licitação. Quem quiser comprovar é só pedir a prestação de contas da FADESP do mês de Maio de 2012.

Anônimo disse...

Caro jornalista Barata.
Sou servidora da Instituição Bettina Ferro de Souza e fiquei indignada com a lotação do senhor Edir Veiga no hospital, visto que, este senhor nunca deu as caras por aqui. É bem provável que o mesmo nem saiba onde fica o Hospital Bettina. Barata por favor nos diga quando este sujeito foi lotado no Bettina. Queremos saber pra ver desde quando o Diretor vem averbando a frequência deste servidor que não compareça ao serviço.

Anônimo disse...

O Reitor, de forma legal e lícita, mas com inegável prejuízo para a UFPA, cedeu Professor do Curso de Direito recém ingresso (acho que ainda no estágio probatório) para outra instituição.

É óbvio que os que ficam na UFPA têm que suprir a ausência do Professor cedido com mais turmas.

E onde está o Professor cedido ???

O que ele faz lá no órgão para o qual foi cedido ???

O Curso de Direito foi ouvido antes de se dar a cessão ???

Ou a cessão foi ato imposto pelo Magnífico ???

Anônimo disse...

O Reitor, de forma legal e lícita, mas com inegável prejuízo para a UFPA, cedeu Professor do Curso de Direito recém ingresso (acho que ainda no estágio probatório) para outra instituição.

É óbvio que os que ficam na UFPA têm que suprir a ausência do Professor cedido com mais turmas.

E onde está o Professor cedido ???

O que ele faz lá no órgão para o qual foi cedido ???

O Curso de Direito foi ouvido antes de se dar a cessão ???

Ou a cessão foi ato imposto pelo Magnífico ???

Anônimo disse...

Essa gestão vai pro brejo a cada dia. O "magnífico" tá cercado de chantagistas e uma "gerente" pilantra da Fadesp, quer mais o quê?

Anônimo disse...

O Paulo Amorim junto com seus colegas Dr Godinho do SUS e Dr Fonteles, detonaram com o IPASEP,
criaram a MEDSERVICE e outras mutretas mais, com ligaçoes perigosas até com o Chico Ferreira que dava as ordens no IPASEB.
Foi muito dinheiro que rolou.
E todos eles mamaram e encheram os bolsos.
Com essa experiencia no serviço publico ele é mestre nesta arte de maracutaias.
E ainda é metido a Dom Juan !

Anônimo disse...

Paulo Amorim VS Maneschy! Uma relação muito perigosa.

Anônimo disse...

Será que o Amorim, achava que ia fazer no Bettina a mesma coisa que fez no Ipasep e não ia dar em nada.

Anônimo disse...

Caro barata
A situação está ficando cada vez mais preta para os quadrilheiros do Bettina. Fontes bastante fidedignas falaram que o ex-diretor Adjunto do Bettina já esteve reunido três vezes com o Procurador Chefe do Ministério Público Federal e que inclusive na última reunião estiveram presentes além do Procurador Chefe, 03 Procuradores da CGU e 03 Auditores do SUS. A auditoria no Bettina vai ser pesada.

Anônimo disse...

O desastre das gestões dos hospitais universitários, é reflexo da gestão da UFPA, cuja recursos do ensino estão sendo desviados para garantir o pessimo atendimento aos usuários do SUS. O corpo discente da UFPA precissa está alerta.

Anônimo disse...

BARATA,

Esta gestão atual da Reitoria da UFPA acaba agora dia 01/07, como os piores 4 anos da história recente da UFPA.
O atual Reitor se despiu de todos os pudores, ferindo princípios constitucionais consagrados como a IMPESSOALIDADE E A MORALIDADE.

Arrumaram jeito para colocar os apaniguados. Criaram vagas de docentes para atender a filhos de amigos da corte - exemplo: contrata de docente na Medicina.

A esposa de um pró-reitor foi a 1ª colocada num concurso pra dentista.

Houve direcionamento de recursos para para o polo de mocajuba - onde o magnifico nasceu...

No Hospital Betinha, tem uns amiguinhos que não apareçem para trabalhar e tem a conivência da Direção.

Tem filha de blogueiro na folha de pagamento da FADESP, que não apareçe para trabalhar.

Processo Administrativos Disciplinar que são engavetados.

Prédios que não tem sua construção concluída....

E outros....

RENAN MAIA disse...

"Reitor é reconduzido ao cargo na UFPA para o quadriênio 2013-2017 Reeleito como reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy foi reconduzido ao seu cargo para o quadriênio 2013-2017, na última quarta-feira, 3 de julho, em Brasília. A recondução foi realizada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e foi notícia no Portal do MEC e no site da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual Maneschy é o atual presidente."

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=7828